Garotas fãs de Cristo: Pintar o cabelo é pecado?

Pintar o cabelo é pecado?

Como eu amo responder as dúvidas de meus leitores, hoje responderei mais uma, e dessa vez a pergunta é: “Pintar o cabelo é pecado?”. Antes de entrar no assunto, se você tiver alguma outra dúvida sobre algo que seja pecado ou não, deixe a pergunta nos comentários ou mande um e-mail ou mensagem no meu facebook (esses contatos estarão no final dessa postagem). Enfim, vamos lá...

Sabemos que o nosso corpo é Templo do Espírito Santo (1 Co 6.19,20), e que a nossa maneira de se vestir, a nossa aparência deve refletir Cristo agindo em nós. A Bíblia fala muito de usos e costumes, e ainda diz que Deus se preocupa sim com a nossa aparência (1Tm 2.9). Será que convém a garota cristã mudar a cor do cabelo? Será que isso não demonstraria que não está satisfeita com o modo que o Senhor a criou?


O cabelo faz parte do nosso corpo (óbvio!) e o nosso corpo é morada do Espírito Santo de Deus (1 Co 6.19); a Palavra de Deus diz que somos mordomos – administradores – do que o Senhor nos deu aqui na Terra e isso inclui o nosso corpo também. Sendo assim, precisamos tomar bastante cuidado com os nossos cabelos.

Posso dizer que não há base bíblica para dizer que pintar cabelo é errado, portanto, pintar o cabelo NÃO É PECADO! Entretanto, devemos observar a motivação do nosso coração ao pintá-lo. “Será que eu estou pintando o meu cabelo por achar que a cor dele é feio, que não deveria ser assim?” Se esse é motivo então está pecando, por estar insatisfeita com o que o Criador fez. Mas se o motivo é de realçar a beleza que o Senhor já lhe deu, não há problema algum.

Alguns dizem que é errado pois está mudando a cor natural do que Deus fez, mas se fosse assim então seria errado pintar as unhas de outras cores a não ser “base”, seria errado passar progressiva, chapinha ou qualquer produto que mude a aparência natural dos cabelos.

E os cabelos ultra super coloridos? É pecado? Virou febre pintar os cabelos de roxo, verde, rosa, azul, etc. Mas e aí, essas cores não seriam pecado? Se não é pecado pintar o cabelo de vermelho por que seria pecado pintar de verde? Ao analisar essa questão precisamos ver novamente o que há dentro de nosso coração:

1. Estou fazendo isso porque todo mundo está fazendo ou porque eu gostaria de me ver com outra cor de cabelo para realçar a beleza que já me foi dada por Deus?
2. Estou fazendo isso porque eu quero “aparecer”, chamar a atenção pra mim?
3. Será que meus pais, o meu pastor e os meus líderes da igreja concordam em que eu pinte?
4. Será que meus irmãos em Cristo vão se escandalizar?
5. Será que isso vai fazer com que a atenção que deveria ser para Deus se focalize para mim?
6. Tenho condições financeiras para cuidar dos meus cabelos? Afinal, cabelos coloridos precisam de maiores cuidados.

Observe atentamente essas perguntas... Se você pinta o cabelo para chamar atenção, para “se mostrar”, então você está pecando. Se os seus líderes não concordam, então não deve fazer, pois você deve sempre ser submissa aos líderes. Se você não tem condições financeiras para cuidar dos cabelos coloridos, poderá “detonar” o seu próprio cabelo e isso seria pecado, pois não está cuidado do seu corpo como deveria (já que ele é morada do Espírito Santo). Será que pintando o cabelo estarei glorificando ao Senhor? Pense muito bem sobre isso...

O grande problema de pintar o cabelo com cores chamativas é que poderá levar as pessoas a prestarem atenção mais em você do que em Deus.

Então antes de pintar o cabelo com cores fortes e bastante coloridas, pense se isso vai afetar a vida espiritual de outras pessoas. Sempre repito, pintar o cabelo não é pecado (seja qual cor que for), mas se isso faz com que o meu irmão em Cristo peque, então vou evitar. "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça." (Rm 14.21).


Gostou? Concorda ou Discorda? Deixe um comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

77 comentários:

  1. Jackeline Monteiro:

    Que bom que pensa do mesmo jeito!
    Obrigada por estar deixando o seu comentário aqui. Visitarei o seu blog. Fique na paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. OI, encontrei o blog ontem e gostei muito, hoje tornei a ler. Enfim, tenho uma dúvida (não é sobre cor de cabelo)e não sabia onde escrever. A maquiagem é pecado, mesmo que discreta? E minha outra pergunta é sobre o uso de espartilho, corset ou corselete, e cintas para afinar a cintura, é pecado usá-los ou sair nas ruas com essa peça?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maquiagem não é pecado não, na verdade ela é para ser usada para realçar a beleza que Deus nos deu. Pecado seria se, por exemplo, eu nunca querer sair de casa sem maquiagem, pois aí sim seria pura vaidade.

      Sobre o uso de espartilho, veja a minha postagem em: http://www.garotasfasdecristo.com.br/2014/06/usar-corset-e-pecado.html.

      Muito Obrigada!

      Excluir
  3. Amei o blog, parabens! Ah... Eu quero fazer uma pergunta
    Hoje em dia é quase impossível encontrar uma menina que nunca deu o primeiro beijo. E eu sou uma delas. Você acha que se eu de meu primeiro beijo em alguém que gosto e depois não ficar nem namorar é errado eu estou curiosa para saber como é. Por alguns motivos prefiro não me identificar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo seu comentário.

      Beijar por beijar é errado e Deus não se agrada disso. Sei que a gente tem muita curiosidade, mas preferia se guardar e esperar pelo homem que Deus vai colocar na sua vida para casar contigo. E mesmo que outras meninas achem "careta", não ligue, se importe mesmo com a opinião de nosso Senhor. E olha, vale muito a pena esperar; eu, por exemplo, dei meu primeiro beijo aos 18 anos. Veja em: http://www.garotasfasdecristo.com.br/2014/09/o-primeiro-beijo.html.

      Fique com Deus minha flor... *--*

      Excluir
  4. Amei este blog já pintei o cabelo de azul, roxo e rosa foi um susto para os irmãos mais minha ficou tranquila meu pastor ficou tranquilo, e eu pintei pq eu sempre gostei mais nunca pude então ficou aquela vontade de fazer e nunca pude, e me senti bem fiquei feliz, mais amo meu kblo da cor que ele é tanto que estou agr com ele natural e vou mudar só no natal, lembrando que se alguém quiser fazer não esqueça da doutrina da sua igreja se o pastor não liberar e vc fizer é pecado e pecado sabemos que não é certo!
    PAZ QRIDAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Joci... fico feliz por você ter gostado do blog e ter compartilhado sua experiência!

      Mil Beijinhooooos... =*

      Excluir
    2. Eu também pintei o meu de azul mais nao porque nao gostava da cor do meu e sim porque eu achei que ficaria legal e pintei meus pais acharam que ia acabar com meu cabelo mais eles nao proibiram 🙂 minha mãe achou que fosse por modismo mais nao e até porque eu nao gosto de seguir modinha

      Excluir
  5. Olá, gostei muito desse blog! E tbm tenho uma pergunta a fazer que também envolve a questão do cabelo... Fazer o corte undercut ou sidecut sendo cristã é pecado? Um grande abraço, aguardo respostas! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é pecado não. O importante é você ficar de bem consigo mesma; e claro, pedir permissão aos seus responsáveis e você ter condição financeira para cuidar dos cabelos (que não é nada fácil, né?!).

      Um super abraço.

      Excluir
  6. Gostei muito da explicação... Tirei minhas dúvidas. Mas já fiquei confusa com a parte que diz "Bom seria não comer carne"... Então é pecado comermos carne ? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Olha, não é pecado comer carne, apenas coloquei esse versículo, pois expressa bem que não devemos fazer nada que leve alguém a tropeçar, nada que leve ao nosso irmão a pecar. O que Romanos 14.21 quer dizer é que, havia um certo atrito na igreja em Roma, pois haviam judeus e gentios (não-judeus), e uns criam deveriam comer isso, outros achavam errado; então Paulo escreveu isso como conselho; e é importante que leia todo o contexto em Romanos 14.13-23.

      Espero ter te ajudado.

      Excluir
    2. Para vocês que dizem "não vejo problema", "não tem nada a ver", primeiro de tudo se convertam, segundo tem a ver sim olhe as notas bíblicas:

      Santificação: Levítico 11:44, Mateus 5:48, Hebreus 12:14, Apocalipse 22:11-15

      Vestes e comportamentos: 1Timóteo 2:9-10, 1Corintios 10:32, Mateus 18:7, 2Timóteo 2:15,

      Cabelo, maquiagem, brinco, tatuagem : 1Coríntios 11:15-16, 1Pedro 3:3, Levítico 19:28

      e vocês fica dizendo não tem nada a ver, quero ver no dia do juízo vcs se justificarem perante o SOBERANO PODEROSO GLORIOSO SANTO DEUS DO UNIVERSO, cuidado tudo isso e iniquidade e DEUS mandara pro infenro quem pratrica a iniquidade: Mateus 7:21-22

      uai mulheres virtuosas Provérbios 31:10 cade vcs, se dizem mulheres virtuosas com calça cumprida e cabelo cortado, pintado, com maquiagem tatuagem, cuidado Jesus está voltando Apocalipse 3:19-20

      ASS: Um Defensor da Verdade de Cristo

      Excluir
  7. Quanta babaquice, que site ridiculo, "fãs de cristo" chega da vergonha alheia
    se quer ser cristã praguinha, tem que aderir tudo q ta escrito na biblia,
    nao pode pintar e ponto final !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha .. Nn sei se vc e cristão ou nn .. Mais vc está super errado e difícil achar jovens que ficam firmes na presença de Deus . então elas tem curiosidades que que tem ..?? Não gostou vc nn e obrigado a ler .. Vaza daqui .. Osh

      Excluir
    2. Na Bíblia não está escrito que não pode pintar o cabelo!
      E se não gostou do site, não é obrigado a permanecer.

      Excluir
  8. Graça e paz !!! tenho 16 anos e a algum tempo tenho sentido vontade de pintar meu cabelo de cinza (sou morena e tenho cabelos negros). Não quero pintar para chamar atenção, ou porque acho a cor dele feia, pelo contrário, amo meus cabelos, e estava até com receio de fazer por medo de danifica-los. Mas, como você disse, meus irmãos podem se escandalizar. Acredito que eles não devem deixar de prestar atenção em Deus por conta dos meus cabelos. Talvez alguns deixem, mas esse não é o correto, pois devemos adorar a Deus em espírito e em verdade, independente da cor do cabelo do meu irmão. Mas, se for escandalizar, prefiro não fazer, pois não quero ser pedra de tropeço para alguns irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, Vithória.

      Você tem toda razão e concordo contigo quando diz que as pessoas não devem deixar de prestar atenção em Deus por conta de uma coisa mínima, que é a cor do cabelo. E você está tomando a decisão certa, querida, em não ser pedra de tropeço para os irmãos em Cristo.

      Lembre-se: "Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão." (Romanos 14.13)

      Excluir
  9. Olá! Tenho uma experiência pessoal para contar sobre o assunto abordado.
    Conheci o Evangelho com 8 anos de idade, mas conheci o Senhor Jesus com 16 anos.
    E como qualquer adolescente, sonhava em pintar o cabelo. Queria ficar mais bonita, mas nunca iria arriscar colocar tintura pq eu sabia que iria estragar.
    Ano passado descobri uma hidratação que colori o cabelo sem danificá-lo. Então disse: Agora chegou a minha vez. No meu niver de 32 anos resolvi me dar de presente essa transformação. E sem nenhuma modéstia posso garantir que ficou lindo de mais! Pintei de vermelho. Meu marido amou!
    Passada uma semana, tive uma necessidade de fazer uma oração de petição. (lembrando que oro várias vezes ao dia, agradecendo e glorificando ao Senhor por mais um dia de vida, por minha família...). Precisei pedir algo específico ao Senhor. Mas durante a oração senti uma tristeza enorme. Fiquei sem entender. Não consegui orar mais naquele dia. No dia seguinte a mesma coisa. Então fui mais clara. Perguntei: Senhor! O que está acontecendo? O Senhor está triste comigo? O que eu fiz? E sentir como se o Senhor estivesse muito triste comigo. Então senti como se o Senhor dissesse. Vc não precisa de mim, é auto-suficiente para tomar as decisões. Eu disse: Não Senhor! Eu não sei o que é melhor pra mim. Eu tenho minhas opiniões e minhas vontades, mas o Senhor é Aquele que conhece o meu futuro. É Aquele que sabe o que é melhor pra mim. O que eu fiz? Me ilumine para que eu possa me arrepender. E o Senhor que é nosso melhor amigo me disse: Você não me consultou na hora que decidiu pintar o seu cabelo. Vc não me perguntou se isso me agradaria. De fato vc está muito bonita, mas a sua decisão sem me consultar tornou isso muito lamentável.
    Essa foi a minha experiência...não foi o pintar o cabelo em si, mas o fato é que quando vamos fazer algo que gostamos não perguntamos ao Senhor se Ele realmente se agradará daquilo. Poderia até não ser um pecado, mas se tornou a partir do momento que eu fiz sem Deus. Então eu aprendi a lição.
    Pra quem quer fazer tatuagens, colocar piercings ou pintar o cabelo usando como desculpas que a Bíblia não diz literalmente se é pecado ou não, eu posso lhe dizer, que se vc tem esse desejo é porque vc não conhece e nem tem intimidade com Deus. Ele lhe ensina tudo.
    Ser cristão não é fácil. Não é isso que se é apresentado aí fora. Independente da religião, vc precisa aprender a conhecer e a ouvir O Senhor Jesus! Ele nos ensina tudo.
    Ninguém precisou me dizer se era pecado ou não. Se eu tivesse consultado ao Senhor eu saberia. Na verdade, no fundo no fundo, eu sabia que era pecado, mas como eu queria tanto fiz na intenção de Deus me perdoar depois. E acabei entristecendo ao meu Amado Senhor que deu própria vida para que hoje eu O conhecesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois você voltou a cor do seu cabelo natural?

      Excluir
    2. Uaaau... Que testemunho tremendo! Precisamos aprender a consultar a Deus em tudo em nossas vidas; e não simplesmente tomar decisões e deixar Ele de lado.

      Devemos fazer como Davi fez, consultar ao Senhor antes de tomar decisões. "Davi perguntou ao Senhor: 'Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos?' O Senhor lhe respondeu: 'Vá, eu os entregarei nas suas mãos'." (2 Samuel 5.19)

      Excluir
  10. Eu concordo com algumas coisas... Mas se o nosso irmão está mais prestando atenção em nós do que em Deus! Necessáriamente não é nossa culpa pois em vez dele se ligar na presença de Deus está olhando para a vida do irmão e isso é pecado. Por muito pouco tem pessoas no meio da igreja que se escandalizam tanto com a vida do irmão em vez de estar olhando para a própria vida. Ninguém leva ninguém para o inferno mas desviam sim porém a gente que tem o nosso livre árbitro escolhemos o que fazer. Jesus mesmo no sermão da montanha disse para tirar o cisco do seu olho para que você possa enxergar para tirar do seu irmão. Partir do momento que as coisas que você faz influenciam na sua adoração e comunhão com Deus você precisa mudar. Temos que ter o caráter de Cristo. Temos que ser a imagem e semelhança... Sim mas não podemos deixar o que a cultura do homem doutrinas que os homens criam alienar nossa mente pois quem cria o pecado é você. Se for para ser radical de uma forma abrangente ninguém faz mas nada e todos vamos usar túnicas e parar de fazer as nossas coisas do dia a dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, é claro que nós não devemos querer ser más influências pros nossos irmãos, mas às vezes eles mesmos é que ficam colocando coisas na cabeça que muitas vezes nem existem. Graça e paz !

      Excluir
    2. Talita e Lola, as pessoas não devem deixar de prestar atenção em Deus por conta de uma coisa mínima, como por exemplo, a cor do cabelo. Entretanto, existem pessoas que ainda são fracas na fé e se encontram presas por uma consciência que ainda não foi completamente instruída pelo Evangelho para desfrutar a liberdade cristã; e é por essas pessoas que nós devemos ter consideração e saber lidar com o amor fraternal para que o nosso comportamento não as magoe.

      As Escrituras nos ensinam: "Se um irmão ficar incomodado por causa daquilo que você come você não estará procedendo com amor se continuar a comer. Não deixe que a sua comida faça perder-se alguém por quem Cristo morreu. Não faça nada que motive censura contra você próprio, mesmo sabendo que aquilo que você faz está certo. Afinal de contas, a coisa importante para nós, como cristãos, não é o que comemos ou bebemos, mas sim incentivar o aparecimento da retidão, da paz, e da alegria que vêm do Espírito Santo." (Romanos 14.15-17)

      Excluir
  11. Posso pintar algumas mechas do meu cabelo de vermelho ??É pecado??Eu estaria me igualando às pessoas do mundo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode pintar sim querida, não é pecado. Mas consulte seus pais e o seu líder da igreja para ver o que eles acham sobre isso. Você deve andar sempre em obediência!

      Excluir
  12. Não acho que isso irá interferir a Atenção a Deus , isso não tem nada haver , e pintar o cabelo de uma cor chamativa não vai levar o seu colega/amigo cristão ao pecado , salvação é individual , a pessoa peca porque ela quer , e não por influência , pode até influenciar mas se a pessoa é de Deus realmente ela dirá NÃO , pois ser de Deus o obriga a dizer NÃO a todos os desejos/pecados do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmin, vejo que você está com uma visão equivocada. Pintar o cabelo de quaisquer cor que seja não é pecado, entretanto, alguns dentro da comunidade cristã onde você está inserida podem ser fracos na fé e acharem que isto é pecado; e isso pode trazer divisão dentro da igreja, e essa consequência que é pecado. A Bíblia nos instrui que devemos ser tolerantes para com os que são fracos na fé e ainda não sabem lidar com a liberdade cristã. Sermos tolerantes ao ponto de abrir mão de nossos desejos para que não venhamos ser motivo de divisão e brigas dentro da igreja.

      "Se um irmão ficar incomodado por causa daquilo que você come você não estará procedendo com amor se continuar a comer. Não deixe que a sua comida faça perder-se alguém por quem Cristo morreu. Não faça nada que motive censura contra você próprio, mesmo sabendo que aquilo que você faz está certo. Afinal de contas, a coisa importante para nós, como cristãos, não é o que comemos ou bebemos, mas sim incentivar o aparecimento da retidão, da paz, e da alegria que vêm do Espírito Santo." (Romanos 14.15-17)

      Excluir
  13. olha na minha igreja tem muitas meninas que tem o cabelo roxo,rosa etc...,e não atrapalha em nada nem com o relacionamento com os irmãos, o meu é cinza cacheado e as pessoas da igreja não se incomodaram o pastor também não e nem meu senhor, pede permissão pra todos até pro meu Deus e mi sinto bem.
    graça e paz a todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, minha flor. Fico feliz em saber que em sua igreja há cristãos maduros na fé que entendem que isso não é errado e não menospreza quem o faz. \o/

      Excluir
  14. Eu quero pintar as pontas dos meus cabelo tipo ombré Hair ou é azul ou de roxo e os meus cabelos são pretos de tamanho medio e queria saber se tem problemas so pintar as pontas. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jackeline, não há nenhum problema em pintar só as pontas. Eu acho lindo "ombre hair" e com certeza deve ficar bem legal em você.

      Fique tranquila, pode fazer sem problema algum, contanto que comunique seus pais e seus líderes sobre isso.

      Excluir
  15. Muito obrigada, quero pintar meu cabelo de "Califórnia" pois acho bonito ,e acho que ficaria bonito em mim,e tirou todas as minhas dúvidas muito obrigada mesmo...

    ResponderExcluir
  16. Oi gente não precisamos perguntar a ninguém se podemos ou nao faser. Pois existi o espirito saNto para nós conscientizar dos nossos atos se existe em vc ele lho fará pensar em seus atos em tão consulte ao senhor ele lhe dara a resposta melho em seu coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, entendo e compreendo que o Espírito Santo é quem nos conscientiza sobre o que é certo e o que é errado; mas há várias maneiras dEle operar isso em nós. Uma dessas maneiras é usando pessoas que são mais sábias e tem uma vivência cristã maior do que a gente para nos auxiliar na caminhada. Ou seja, primeiramente devemos consultar sempre ao Senhor e orar para que Ele nos dê uma resposta em nosso coração. E tal resposta, como já o disse, poderá vir de pessoas.

      "Os ensinamentos das pessoas sábias são uma fonte de vida; eles ajudam a evitar as armadilhas da morte." (Provérbios 13.14)

      Excluir
  17. Respostas
    1. Fabiana, fico feliz que você gostou desta postagem.
      Que Deus lhe abençoe!

      Excluir
  18. Quero pintar as pontas de rosa mas e pecado pintar dessa cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle, não é pecado pintar as pontas de rosa e quaisquer cor que seja e queira pintar. O importante é que você comunique os seus pais e os seus líderes, e esteja em obediência à eles.

      Excluir
  19. Boa noite <3, eu tenho 13 anos, eu realmente quero pintar meu cabelo na cor platinada, a minha situação é a mesma da irmã Vithória Machado, mas o problema são meus lideres, que no caso vou comunicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camile, o cabelo platinado é muito lindo e é uma ótima escolha de cor. Comunique aos seus pais e aos seus líderes sobre essa sua vontade de mudar de cor do cabelo; comunicando sempre com respaldo bíblico. E lembre-se: Pintar os cabelos requer cuidado em dobro!

      Excluir
  20. muito obg pois eu estava em duvida se isso era pecado pq eu estou querendo pintar o meu cabelo (que já tem luzes) de roxo ou de rosa mas muito obg vc tirou um grande pesso da minha conciência <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Bianca. Lembre-se que ao pintar de outras cores, escolha uma tonalidade que não seja "cheguei" (tipo aquelas fluorescentes). Entende?!
      Beijinhoooos.

      Excluir
  21. SINCERAMENTE< ESSE NEGÒCIO DE NÂO FAZER ALGO POR CAUSA DA OPNIÂO ALHEIA È A MAIOR BOBAGEM< A PESSOA QUE PARA DE PRESTAR ATENÇÂO EM UM CULTO< CELULA< OU SEJA O QUE FOR PRA FICANDO OLHANDO PRO OUTROS< NUNCA FOI LA POR JESUS< CADA SABE O QUE LHE CONVÈM< E AS PESSOAS QUE SE ENCOMODAM SÂO PESSOAS FRACAS QUE NÂO SABEM RESPEITAR O ESPAÇO DO OUTRO>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem verdade que pessoas que estão na igreja e ficam "olhando" para os outros por causa da cor do cabelo, ainda não entenderam sobre a liberdade cristã. Entretanto, a Bíblia nos ensina que devemos ser tolerantes para com os que são fracos na fé e ainda não sabem lidar com a liberdade cristã. Sermos tolerantes ao ponto de abrir mão de nossos desejos para que não venhamos ser motivo de divisão e brigas dentro da igreja.

      "Se um irmão ficar incomodado por causa daquilo que você come você não estará procedendo com amor se continuar a comer. Não deixe que a sua comida faça perder-se alguém por quem Cristo morreu. Não faça nada que motive censura contra você próprio, mesmo sabendo que aquilo que você faz está certo. Afinal de contas, a coisa importante para nós, como cristãos, não é o que comemos ou bebemos, mas sim incentivar o aparecimento da retidão, da paz, e da alegria que vêm do Espírito Santo." (Romanos 14.15-17)

      Fique na paz de Cristo!

      Excluir
  22. Nossa, quanta insensatez. Se uma pessoa quer realçar a beleza que Deus deu. Significa que ela não está satisfeita com essa beleza.
    Acho que o templo de Deus é nossa alma e não nosso corpo. Se nós sentimos bem pintando o cabelo, as unhas, se isso nos dá alta estima, com certeza Deus estará feliz com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, realçar a beleza que Deus nos deu não significa está insatisfeita com o nosso corpo. Pelo contrário, estamos tão satisfeitas que queremos destacar a beleza que Deus nos deu, pintando as unhas, usando uma sombra nos olhos, etc.

      Precisamos nos sentir bem e já ter uma alta estima pra fazer realçar a beleza; porque se nós não estamos bem ou nos sentimos pra baixo com o nosso corpo, então quer dizer que não nos agradamos da beleza que Deus nos deu. Entendeu a diferença?!

      Beijinhooos... =*

      Excluir
  23. A Paz do Senhor a todas!
    Amei o modo sábio como expôs o assunto. Muito esclarecedor. Tenho uma dúvida:estava estudando sobre pombagiras e vi muitas fotos as representando com cabelos vermelhos. Uso um tom avermelhado discreto nos cabelos e não quero chamar a atenção para mim. Seria conveniente deixar de usar o vermelho, haja visto que muitas pessoas associam esta cor à sensualidade, à luxúria, características destes demônios. Agradeço a resposta e que o Senhor Jesus use este blog e sua vida, cada vez mais, para orientar as irmãs e irmãos e prospere a obra de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, Janaina!

      Não há necessidade de abandonar o vermelho da cor de seus cabelos e na cor de suas roupas por causa de algumas pessoas associarem com a cor de "pomba-giras". Se assim fosse, então deveríamos abandonar o preto e outras cores que também são características da mesma.

      Deus criou todas as cores que existem, então podemos usar todas as cores (com moderação, decência e discrição). O Diabo não é o pai da cor vermelha, e sim o pai da mentira. Portanto, não dê ao Diabo créditos de uma cor que o Senhor Deus criou.

      Espero ter lhe ajudado!

      Excluir
  24. paz do senhor amém?
    quero saber se alisar o cabelo e pecado ou sej passar prancha alisa e pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alisar o cabelo com produtos e/ou passar prancha não é pecado. No entanto, devemos redobrar os cuidados com o nosso cabelo, pra ele não fique detonado.

      Excluir
  25. quero pintar as pontas do meu cabelo .como faço para mudar a maneira de pensar dos meus pais? varias irmãs da igreja pintam os cabelos e ficam lindas mais meus pais ainda tem aquela visão de que tudo é errado e sempre que falo de pintar eles acham que estarei me afastando de cristo quando fizer isso , por questão de vaidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa para mudar o entendimento dos seus pais é orar ao Senhor; entregar essa situação nas mãos dEle e o mais Ele fará em sua vida. A segunda coisa é sentar e conversar com eles, expor a sua opinião com respaldo bíblico que você ganhou lendo esse artigo.

      Excluir
  26. oioi, eu tinha essa dúvida sabe. do cabelo. mas e se eu quiser pintar pra me senti mais bonita tipo, eu tenho pele morena e se eu fosse pinta colocaria uma cor não tão chamativa tipo, tons escuros sabe. até pq n gosto de chamar atenção. dessa forma não teria problema ? obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há problema algum em pintar os cabelos para se sentir MAIS bonita, ou seja, você já se sente bonita como você é, e está querendo ficar mais bonita ainda. Por isso não é pecado!

      Excluir
  27. PLEASE ME RESPONDA.
    ESTA É MINHA PRIMEIRA VEZ NO BLOG ENTÃO EU QUERIA MUITO SABER:
    KPOP É PECADO ? PORQUE TIPO,ELE NÃO ME PASSA MENSAGENS DE ÓDIO,NÃO ESTIMULA O CRIME(PELO MENOS AS BANDAS QUE OUÇO,BTS POR EXEMPLO) NEM DROGAS,NEM NADA MAIS DE RUIM,AS LETRAS SÃO TOTALMENTE NORMAIS,E TIPO,UM CRISTÃO(NA MINHA OPINIÃO) NÃO PODE ANDAR SOMENTE OUVINDO GOSPEL,TEMOS QUE SER VISTOS COMO PESSOAS LIVRES,E NÃO PRESAS A UM ÚNICO TIPO DE MÚSICA,EU NÃO GOSTO DE FUNK SÓ TENHO ESSE GOSTO ENTÃO ME RESPONDE AI:
    OUVIR KPOP É PECADO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvir K-pop não é pecado, contanto que as músicas não apresentem conteúdo que fira os ensinamentos bíblicos. Para um maior entendimento leia o artigo: http://www.garotasfasdecristo.com.br/2014/04/musica-secular-e-pecado.html !

      Excluir
  28. AH VOU PERGUNTAR TAMBÉM
    TATUAGEM É PECADO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tatuagem é pecado. Dou o meu respaldo bíblico no artigo: www.garotasfasdecristo.com.br/2012/02/tatuagem-e-pecado.html ! =D

      Excluir
  29. Eu realmente não entendo porque muitos irmãos se escandalizam com cabelos com cores não convencionais, mas não se escandalizam quando as irmãs vem de saia justa e super curta que não pode nem cruzar as pernas senão mostra tudo, vem com cabelo pintado, com aplique, com maquiagem, com esmalte, fica pintando o cabelo branco que nasce e isso pelo que percebi no seu post é pecado porque você quer consertar algo que é dá sua criação.
    Quando eu pintei as pontas do meu cabelo de rosa me colocaram lá no fundo dá igreja, sozinha, fiquei muito mal porque afinal eu estou a anos lá naquela igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Élida, o que fizeram com você na igreja foi errado; mas também você deveria ter procurado a liderança da igreja antes de pintar as pontas do cabelo de rosa. Mesmo que saibamos que pintar o cabelo não é pecado; alguns irmãos fracos na fé pensam que isso é errado, por isso você deve sempre recorrer a liderança da igreja. Em vez de você procurar saber diretamente de uma pessoa, peça à sua liderança uma cópia do estatuto da igreja; leia-a e conheça o que sua denominação permite e não permite. Se o estatuto lhe dá permissão de pintar o cabelo, então não tem motivo o pastor e os demais líderes lhe colocarem disciplina; daí você tem como comprovar isso. E ficar em disciplina não é te colocarem do fundo da igreja sozinha; disciplina é você sentar no lugar que você quiser, perto de quem você quiser, mas não participar efetivamente do grupo; por exemplo, não levantar pra cantar junto com o grupo de jovens, e essas coisas.

      Lembrando que o artigo não está tentando consertar algo da minha criação; e sim está respondendo com base bíblica uma dúvida que muitas pessoas têm. Assim como já escrevi sobre maquiagem e pintar as unhas.

      * Maquiagem é pecado? : www.garotasfasdecristo.com.br/2016/12/usar-maquiagem-e-pecado.html

      * Pintar a unha é pecado? : www.garotasfasdecristo.com.br/2017/03/pintar-unha-e-pecado.html

      Excluir
  30. A fala de JESUS em mateus 5-36 nem juraras pela tua cabeça,porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.emtão se teu cabelo estar tornando branco e porque DEUS quer assim.Veja que JESUS no livro de Apocalipse,joão descreve que ele aparece com os cabelos brancos como lã branca,como a neve. sera q st agradando a DEUS pintando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a fala de Jesus, o contexto diz sobre os juramentos, e não podemos jurar pela nossa cabeça, porque não temos controle sobre os fios do nosso cabelo que podem mudar de cor conforme vamos envelhecendo. Esse texto não tem relação nenhuma com o fato de nós pintarmos o cabelo; logo não pode ser usada como contra-argumento.

      Agora, não precisamos sentir vergonha dos cabelos brancos que vão aparecendo conforme a gente vai envelhecendo; pois o envelhecimento mostra que Deus está sendo bom com a gente, nos dando uma vida longa aqui na Terra. "O ornato dos jovens é a sua força e a beleza dos idosos são seus cabelos brancos.” (Provérbios 20.29)

      Excluir
  31. Boa noite
    Bem eu pinto o meu cabelo de vermelho a muito anos
    Nao pinto ele pra chamar a atencao mas sim porq gosto dele dessa cor e ele na cor natural e mista fica tom sobre tom e dai passei a pintar de uma cor q eu gosto q e o vermelho.
    Mas esses dias aceitei voltar para a igreja assembleia e nao quero errar.
    Mas notei q umas irmas usam brincos ,outras tem o cabelo alizado obiviamente tingido mas tom escuro(castanho e preto) apenas uma jovem tem mechas loiras.
    E eu tenho os cabelos ruivos e estou com uma caixa de tinta ja aqui compranda antes de eu voltar para a igreja e agora nao sei se pinto ou nao o cabelo
    Me ajude nessa questao.
    Nao pinto pra chamar atencao ou beleza pinto por gostar dele assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, como você mesma disse, você pinta para destacar a beleza que Deus lhe deu; então não há algum problema em pintá-lo já que voltou pra igreja. No entanto, você está congregando na Assembleia de Deus e algumas são bastante rígidas nesta questão; então procure a liderança e peça uma cópia do estatuto da igreja, para que você possa ler e saber se aquela igreja proíbe ou não você pintar os cabelos.

      Excluir
  32. Amei... Eu tenho luzes e fiz mechas rosas na nuca por conta de irmãos da igreja se escadalizarem, mas meu desejo era fazer ele todo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, que bom que você gostou da postagem. Te aconselho a procurar sua liderança e conversar sobre o seu desejo de pintar o seu cabelo de outra cor. Procure saber o que o estatuto da sua igreja diz sobre esse assunto.

      Excluir
  33. Respostas
    1. Allan, nenhum cabelo é ungido, não existe isso; então todo cabelo pode ser pintado.

      Excluir
  34. O nosso corpo é templo do espírito santo, e você acha que o espírito santo Anita em coisa imunda ? Mateus 5:36 nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Lá em romanos 1:26 fala, Pelo que Deus os abandonou às paixões imfames. Porque até às suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. Você por acaso nasceu com o cabelo de outra cor ? É como se estivesse olhando para o céu e chamando Deus de burro Deus te criou perfeita porque você muda, pintar unhas também é pecado maquiagem é pecado, brinco é pecado, batom é pecado lá em Sofonias 3:9 fala, Porque então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, para que o sirvam com o mesmo espírito. Você acha que seus lábios com batom são lábios puros ? Porque muda o uso natural ao contrário a natureza ? Isaías 3:16 fala sobre os pendentes pendente é brinco fala em êxodo 32:2 também fala de cordão que é cadeia Daniel 5:16 também fala das arrecadada que são brincos Gênesis 35:4 também a televisão é a besta apocalipse 13:11 Deuteronômio 7:26 Salmos 101:3. Deus abominável pastora,missionária,diaconiza Deus levantou homens para o ministério Efésios 4:11 Isaías 3:12. Mulher usa vestido não calça Deuteronômio 22:5 não existe essa de calça unissex existe por acaso vestido unissex ? Roupa de homem é calça Levítico 6:10 como o templo do espírito santo vai habitar em mulheres de short curto mostrando as vergonhas, como o espírito santo vai ser dado aqueles que não obedecem ? Agora só falta falar que vestes não salvam abre aí em Isaías 61:10 I Coríntios 11:01 e para sermos imitadores de Cristo nos homens nas vestes apocalipse 1:13 Deus pois o brinco em glória de ornamento só que que fizeram imagem das suas abominaçoes fazendo bezerros de ouros com eles e outras coisas Ezequiel 7:20.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido anônimo, tenho que lhe dizer que texto fora do contexto é pretexto para heresia. Tirar versículos sem olhar o contexto é uma grande erro.

      * Mateus 5.36: O contexto fala sobre os juramentos, que não podemos jurar pela nossa cabeça, porque não temos controle sobre os fios do nosso cabelo que podem mudar de cor conforme vamos envelhecendo. Esse texto não tem relação nenhuma com o fato de nós pintarmos o cabelo; logo não pode ser usada como contra-argumento.

      * Romanos 1.26: O contexto fala sobre o lesbianismo e o homossexualismo; e não de "mudar a cor do cabelo" como você sugeriu.

      * Sofonias 3.9: O contexto fala que Deus dará lábios puros aos povos que antes usavam os lábios para invocarem outros deuses. Lábios puros significa eliminar os nomes de deuses estrangeiros de nossos lábios. Mais uma vez não tem sentido usar esse versículo para dizer que usar batom é falar que os lábios estão impuros.

      * Isaías 3.16: O contexto fala sobre as mulheres orgulhosas e ricas de Judá, e seus adornos refletiam a atitude interior de orgulho que tinham, pois "se achavam" e desprezavam as menos favorecidas. Por isso, o Senhor traria desgraça sobre aquelas mulheres por causa do seu pecado de orgulho (e não porque usavam joias). Se fosse seguir sua lógica, querido anônimo, então usar toucas, cintos e perfumes também seriam pecado; já que os versículos seguintes falam sobre eles.

      * Êxodo 32.2: Este versículo trata de brinco, e diz que Arão pediu para que o povo tirasse os brincos para que ele fundisse o ouro para fazer um deus. Ou seja, o pecado aqui no texto é fazer um deus para adorá-lo e não o uso do brinco.

      * Daniel 5.16: "Cadeia" significa "corrente". O que está escrito é "corrente de ouro no pescoço", ou seja, cordão de ouro no pescoço. O significado que você deu é que o cordão seria uma forma de aprisionamento espiritual; mas olhando o contexto e o significado da própria palavra, o seu argumento não faz sentido algum.

      * Gênesis 35.4: O contexto fala que o povo deu a Jacó os deuses estranheiros e os brincos que tinham nas orelhas para que fosse lançado fora. Os deuses para que o povo não mais os adorassem. E os brincos para que o povo não os usasse para fundir e criar (modelar) um deus com aquele ouro. Não que brinco fosse pecado (porque não era e nem é); mas para que aquele povo não viesse a cair na tentação da idolatria.

      * Apocalipse 13.11 / Deuteronômio 7.26 / Salmos 101.3: A besta em Apocalipse se refere ao falso profeta que ainda há de vir; não tem nenhuma ligação com a televisão. Em deuteronômio diz que a "coisa abominável que não pode se pôr na casa" são as imagens de esculturas de outros deuses (leia o versículo anterior). E em Salmos aborda que não podemos colocar coisas impuras diante de nossos olhos; ou seja, se algo que eu assisto, leio ou ouço contraria o que a Bíblia ensina, então tenho que rever essa questão.

      * Efésios 4.11 / Isaías 3.12: Nada neste versículo diz que mulheres não podem exercer cargo e ministério na igreja. Em Atos 21.9 diz que existiam mulheres profetizas. E em Isaías fala sobre o julgamento de Judá e Jerusalém por causa do fracasso dos líderes que ali se encontravam.

      [...]

      Excluir
    2. [...]

      * Deuteronômio 22.5 / Levítico 6.10: O contexto diz que mulheres não podem se travestir de homens e vice-versa. Agora, que lhe disse que calça é roupa só de homem? Você me perguntou se existe vestido unissex; mas aí eu te pergunto: Como os homens na época do Antigo e Novo Testamento se vestiam? Eles usavam vestidos assim como as mulheres, não é mesmo? O que mudava era o cinto e as cores; que uma era especialmente para mulheres e outra especialmente para homens. Aqui encaixa perfeitamente a calça. Existe calça feminina e calça masculina. O que não pode é mulher usar calça masculina e nem homem usar calça feminina. Além do mais, túnica é um modelo de vestido.

      * Isaías 61.10: O próprio versículo que citou diz que as noivas de adornam com joias. E aí você vem me dizer que usar brinco, cordão é pecado? Incoerência da sua parte!

      * Ezequiel 7.20: O contexto diz que algumas pessoas pegaram os brincos de ouro para fazerem deuses. Ou seja, o pecado não está no brinco e sim em fazer imagens e esculturas.

      * 1 Coríntios 11:1 / Apocalipse 1.13: Quando a Bíblia diz que precisamos ser imitadores de Cristo é para imitarmos a conduta, a moral dEle.

      Aconselho que leia os seguintes artigos aqui do blog:
      - Maquiagem é pecado? http://www.garotasfasdecristo.com.br/2016/12/usar-maquiagem-e-pecado.html
      - Pintar o cabelo é pecado? www.garotasfasdecristo.com.br/2014/04/pintar-o-cabelo-e-pecado.html
      - Se piercing é pecado, por que brinco não é? www.garotasfasdecristo.com.br/2014/02/se-piercing-e-pecado-por-que-brinco-nao.html
      - Pintar a unha é pecado? www.garotasfasdecristo.com.br/2017/03/pintar-unha-e-pecado.html


      Aconselho também que estude mais a Palavra de Deus observando o contexto onde estão inserido os versículos, para que não caia mais no mesmo erro. Fique na paz de Cristo Jesus!

      Excluir
  35. Não tem mal nenhum ouvir música coreana (Eu escutava, so q dei um tempo pro espírito santo, to meio q focada nele agr).

    So se torna pecado quando a música te incentiva a algo. Se vc escuta e ela não influencia na sua vida, tá de boas.

    O q eu acho q é errado é
    Vc sair escutando Jay Park (nada contra, eu até escutava) e sair falando que aquilo é correto..

    ResponderExcluir
  36. Para vocês que dizem "não vejo problema", "não tem nada a ver", primeiro de tudo se convertam, segundo tem a ver sim olhe as notas bíblicas:

    Santificação: Levítico 11:44, Mateus 5:48, Hebreus 12:14, Apocalipse 22:11-15

    Vestes e comportamentos: 1Timóteo 2:9-10, 1Corintios 10:32, Mateus 18:7, 2Timóteo 2:15,

    Cabelo, maquiagem, brinco, tatuagem : 1Coríntios 11:15-16, 1Pedro 3:3, Levítico 19:28

    e vocês fica dizendo não tem nada a ver, quero ver no dia do juízo vcs se justificarem perante o SOBERANO PODEROSO GLORIOSO SANTO DEUS DO UNIVERSO, cuidado tudo isso e iniquidade e DEUS mandara pro infenro quem pratrica a iniquidade: Mateus 7:21-22

    uai mulheres virtuosas Provérbios 31:10 cade vcs, se dizem mulheres virtuosas com calça cumprida e cabelo cortado, pintado, com maquiagem tatuagem, cuidado Jesus está voltando Apocalipse 3:19-20

    ASS: Um Defensor da Verdade de Cristo

    ResponderExcluir
  37. No youtube estão fazendo o maior terrorismo com as mulheres, eu mesma fiquei com medo, tô quase jogando fora todas as minhas bijuterias por ex....tá cheio de vídeos assim condenando isso e aquilo.

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!