Garotas fãs de Cristo: Música secular é pecado?

Música secular é pecado?

Vixii, hoje vai ser um post bastante polêmico... um Fala Jeová daqueles. Então peço que leiam atentamente e deixem o Espírito Santo tocar em suas vidas. Eu já falei um pouco sobre a música secular em uma postagem que fiz há tempos atrás “O que você tem escutado?”. Porém hoje vamos focalizar mais neste assunto...



Bem, a pergunta que muitos fazem é: “O cristão pode ouvir músicas mundanas?”; acho que a maioria já se questionou quanto a isso, principalmente as pessoas que não eram cristãs e aceitaram a Jesus em suas vidas. Talvez já até perguntaram ao seus líderes, o problema é que uns falam que é pecado e outros dizem que não tem mal algum ouvi-las e dizem que não é pecado. Ao invés de esclarecerem, acabam confundido mais a nossa mente. É pecado ouvir músicas seculares? A minha resposta é...


NÃO é pecado, mas NÃO CONVÉM o cristão ouvir.

O que me leva a conclusão é o que Paulo escreveu: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1 Co 6.12). E sabe o que me leva a dizer não à música secular? São 5 coisas:

1. Antes de Deus criar a Terra, já existia a música. Pois anjos louvam ao Senhor Deus lá no céu, logo a música foi criada por Deus para que Ele mesmo seja adorado. Com isso, se a música gospel é para adorar a Deus, a música secular é para adorar a quem? Nem preciso dizer né...

2. O que a música secular vai trazer de edificante para a minha vida?

3. Quem é o compositor da música? Como ele vive o que pensa sobre Deus? O que o inspirou para compor aquela letra? Sabemos que é o Espírito Santo quem inspira os compositores cristãos para fazer uma música; então quem inspira os compositores mundanos? Posso destacar uma notícia que saiu na mídia em que muitos cristãos que ouviam as músicas da Paula Fernandes quebraram os CD’s e os DVD’s dela e tiraram foto e postaram na rede social, logo depois que a cantora disse em uma entrevista que é espírita e os espíritos que entram em contato com ela são “a” inspiração da cantora.

4. Quem é o cantor? Como ele vive e o que pensa sobre Deus? Não há como separar a música do cantor. Não tem como ouvir uma música de um determinado cantor sabendo que ele não acredita em Deus ou tem uma visão totalmente deturpada do Cristianismo.

5. O que a letra da música diz? Ela vai contra os princípios que aprendi na Bíblia?

Depois destas cinco perguntas, podemos chegar à conclusão que não é conveniente o cristão ouvir esse tipo de música. “Ah, mas ela é legal e não tem coisas que ferem aos princípios bíblicos!”. E daí? Ela continua não passando pelas outras 4 perguntas acima da 5ª que é sobre a letra da música.

Outro ponto a se destacar é para aqueles que estudam música. Quem estuda música sabe que terá que ouvir músicas (principalmente internacionais de grandes compositores e músicos) que são da categoria secular. Como se portar quanto a isso?! Neste caso posso dizer a mesma coisa no início da postagem, não é pecado, porém não convém. Se você é estudante de música terá que estudar essas músicas seculares, portanto, estude-as, porém não fique presa a elas. Digo isso porque eu já tive que cantar uma música secular no meu recital de aula de canto, a música escolhida foi “Catari” (uma música em italiano). Eu tive que estudar e cantar ela, mas depois do recital parei de ouvi-la.

Já parou para pensar se música secular fosse pecado, então todos nós estaríamos pecando por cantar o hino nacional. O hino nacional é uma música secular, queira você ou não. Não é pecado cantar o hino nacional. Mas você também não ficar exaltando essa música.

A música mundana como o próprio nome já diz, é música do mundo. Então não tem cabimento algum o cristão ficar se alimentando dessas músicas. Quem está amadurecido em Cristo não precisa mais de Beyonce, Miley Cyrus, Justin Bieber, Sepultura, Luan Santana, Ivete Sangalo. Quem está amadurecido em Cristo não sente mais prazer e nem busca as coisas do mundo, pois a sua mente busca as coisas do alto.

Para terminar, olhe o que a Bíblia diz:

“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1 João 2.15)


“Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.” (Tiago 4.4)


Concorda ou Discorda? Dúvidas? Deixe um comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

26 comentários:

  1. Muito Bom perfeito post...

    ja faz um tempinho que parei de ouvir esses tipos de musicas ...mas nao sabia sobre a Paula Fernandes sempre achei as musicas dela lindas...Espiritos hein ? ai ai essa paula kkkk ...

    Mas e Assim mesmo o sucesso tem sempre um preço, para aqueles que querem chegar la mais rapido.

    Marcos 8 ver 36.
    Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

    Parabens Abilene bom topico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, amigo!

      Também sempre achei as músicas da Paula Fernandes muito lindas, mas depois dessa história aí... Misericórdia! rsrs

      E é uma grande verdade o que você expôs, pois de nada adianta ganhar o mundo inteiro e perder o principal.

      Volte sempre hein... *---*

      Excluir
  2. Abilene,
    Certo dia umas amigas me chamaram para dançar um jogo no xbox 360, quando fomos jogar começou uma música em inglês e eu dançei (afinal era um jogo). Mas tarde quando cheguei em casa fui procurar a tradução daquela musica e a achei muito pesada. Nunca mais dancei nem minhas amigas. Pedi perdao a Deus, mas eu não sabia e nem tinha a intenção. Eu agi certo ?
    Obrigada,
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, você agiu certo sim. Às vezes a gente gosta do ritmo da música e nem sabe o que ela está falando; mas você foi bastante sábia em buscar a tradução e quando viu que era pesado, deixar de ouvir e dançar. É isso aí que Deus requer de nós.

      "No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam." (Atos 17.30)

      "A mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade." (1 Timóteo 1.13)

      Fique na paz de Cristo Jesus!

      Excluir
  3. Amei o post, parabéns pelo blog, bom sou regente de um departamento de jovem e tenho certa implicância sobre o assunto, sempre que me vem aquela vontade de cantar uma música mundana eu me repreendo e sempre quando canto o Espírito Santo chama a minha atenção e me repreende. E uma jovem do departamento que eu dirijo já teve essa dúvida e eu sempre falava a mesma coisa "Se a música é mundana não convém que uma pessoa evangélica esteja cantando." E é bom saber que não sou a única que pensa assim :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Isabel ! É gratificante saber que você gostou da postagem e também de meu blog.

      E por mais que algumas pessoas digam que não tem nada a ver, mantenha a sua posição firme em relação às músicas seculares. Você não é a única que pensa assim; estamos juntas nessa!

      Mil Beijinhooos... =*

      Excluir
  4. Eu escuto músicas mundanas, e não deixo que me influenciem.
    Mesmo sabendo o seu significado eu canto, pois acho a melodia legal...
    E tem músicas que eu brinco com meus amigos, mas não as escuto sempre.
    Isso é pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pecado é tudo aquilo que fazemos sem Deus ou contra Deus. A Bíblia diz em Gálatas 5:23, que contra os frutos do espírito não há lei.
      Vamos descobri se é pecado respondendo a algumas perguntas:
      Seus ouvidos foram feitos por quem? As letras musicas que vc escuta foram feitas por quem? E a melodia foi feita por quem? Vc já pesquisou a vida desses autores? Quando vc escuta essas musicas vc sente vontade de está na presença do Senhor? Quando vc escuta essas musicas vc sente vontade de levar pessoas ao Senhor? E pra terminar. Deus gosta de ouvir as musicas que vc escuta?
      Pois é! Quando somos do Senhor, Ele vem morar em nós. Tudo o que fazemos Ele faz conosco.
      Responda essas perguntas e vc mesmo descobrirá se é pecado ou não.
      Um abração!

      Excluir
    2. Complementando o que já lhe responderam...

      Mesmo você dizendo que não, as músicas que você escuta já estão lhe influenciando, mesmo que você não perceba isso. Às vezes essa influência acaba sendo imperceptível e esse é o grande perigo. Pois tudo o que a gente ouve, ler e ver fica gravado e registrado na nossa mente para sempre. E essa influência pode ser desencadeada no futuro.

      E cuidado com a "melodia legal", cuidado com o "nada a ver"; pois isso tudo envolve o mundo espiritual e você está dando brechas.

      "Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações." (Colossenses 3.16)

      Graça e Paz!

      Excluir
  5. Olha gostei bastante. Mas queria perguntar um coisa, eu ouço um estilo de música kpop (é músicas coreanas) são cantadas por grupos e tal. E as músicas, (a maioria, as q eu ouço, pelo menos) tem letra , não fala sobre pornográfica e etc, não vai conta os princípios da bíblia, e se pesquisarem sobre a Coréia (do sul) saberá que eles são bastante rígidos a muitos coisas (o sexo antes do casamento mesmo). Mas enfim, eu no meu ponto de vista não vejo problemas Messas músicas.
    Ah, uma coisa, se for pararmos para pensar. E os contores gospel? Quem nos garante que eles estão consagrando essas músicas a Deus. Nós não sabemos, como anda a vida espiritual deles também não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TAMBÉM ESCUTO KPOP E AS LETRAS DAS MÚSICAS DE FORMA ALGUMA CONTEM PORGRAFIA OU ALGO QUE SEJA CONSIDERADO PECADO
      EU NÃO ACHO QUE ESTOU PECANDO OUVINDO AS MUSICAS
      EU CONCORDO PLENAMENTE COM O QUE VOCÊ DISSE !

      Excluir
    2. Olá Iasmin, o K-pop em si é um ritmo, e não é pecado. O pecado pode estar nas letras; por isso, procure por grupos cristãos que produzem conteúdos com esse ritmo. O K-pop também influencia a ter um tipo de dança. Você pode dançar, contanto que não contenha movimento que traz um apelo sensual.

      Excluir
    3. "EU TAMBÉM ESCUTO KPOP E AS LETRAS DAS MÚSICAS DE FORMA ALGUMA CONTEM PORGRAFIA OU ALGO QUE SEJA CONSIDERADO PECADO "
      Jay Park - Mommae, SHINee - Lucifer, Rap Monster - Expensive Girl... Eles mandaram lembranças.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigada minha querida. Que Deus também abençoe você e o seu ministério! <3

      Excluir
  7. As pessoas pensam nesse assunto como uma questão doutrinária "menor" . mas NÃO É , pois , no meu caso por exemplo , foi exatamente isso que me levou a completa rejeição dessa fé (a cristã) . eu sou espiritualista hoje em dia , frequento religiões diversas , exceto evangélica e católica . os crentes são extremamente contraditórios , pois todos os tipos de arte existem em versões "sacras" e "seculares" , mas os crentes apenas demonizam a música secular . mas , para o crente , perguntar os por ques é "rebeldia" , enfim , racioncinar , pensar , é "coisa do cramunhão" .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há alguns "cristãos" que amam demonizar tudo o que se vê por aí, e nisso eu concordo contigo, que não deveriam ser assim. E ainda ficam dizendo que não é para questionar, não é para raciocinar, porque é rebeldia... Isso aí com certeza é religiosidade!

      Entretanto, esta postagem não é para demonizar a música secular, pois se refletirmos, há muita música secular "mais bíblica" do que as próprias músicas do meio "gospel".

      E é por isso que fiz questão de destacar nesta postagem que música secular em si não é pecado, porém que os cristãos devem evitar já que em sua grande totalidade descreve coisas que contrariam a fé cristã.

      Enfim, agradeço por você ter deixado o seu comentário!

      Excluir
  8. Dêem só uma lidinha nesse post meu , se quiserem :

    https://new.vk.com/topic-111625721_33264720

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estarei conferindo a sua postagem também! =D

      Excluir
  9. Sobre kpop, eu concordo com as meninas, mas, é difícil aceitar isso como "está tudo bem" pq no fundo vc sabe que poderia estar ouvindo algo gospel... eu ouço bem pouco BTS mas toda vez que ouço eu procuro pensar "não posso deixar essa música me afastar de Deus e nem me viciar nela" " TUDO que passa dos limites não convém, ñ pode deixar a música tomar conta da sua vida,... só acho... eu fiquei um bom tempinho sem ouvir BTS, (único grupo de kpop que ouço) ñ foi tão fácil parar pq as músicas são interessantes, "leves" como nas vozes, e o ritmo é legal, gosto dos integrantes, mas procuro ñ ficar obcecada sei que isso ñ pode fazer parte da minha vida cristã.. e agr voltei a ouvi-las (metade delas baixei playback para ñ ter problema da letra ou etc)... já procurei kpop cristão achei, mas ñ foi aquela coisa "nossa que legal!!! " ñ foi.. infelizmente ñ achei uma cantora ou grupo compatível só que gospel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TAMBÉM OUÇO BTS E NÃO ACHEI NADA DE RUIM NAS MÚSICAS,BUSQUEI AS TRADUÇÕES E AS LETRAS NÃO TEM NADA DE MAL,ADERI BTS NA MINHA PLAYLIST E NÃO TEM DOUTRINA QUE ME PRIVE DE OUVI - LOS PORQUE ELES NÃO ESTÃO PASSANDO NADA DE RUIM PARA OS JOVENS,SÓ TEM O AUGUST D DO SUGA MAIS É SÓ NÃO OUVIR NEM VER ESSA <3

      Excluir
    2. O importante é analisar a letra, refletir se há alguma mensagem ali que contrarie sua fé ou não. E isso não é doutrina, isso é o que a Bíblia nos orienta. Lembrando que devemos sempre priorizar as músicas que contenham ensinamentos bíblicos.

      Excluir
  10. eu escuto musica coreana e sou evangélica eu amo ir pra igreja mas ha algo de errado ouvir musica coreana eu vi as letras das músicas e não ha nada de mas o que eles cantam são mas sobre romance e as músicas são super lindas e errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shayllana, não há nada de errado em ouvir música coreana, contanto que as letras não firam a fé que você acredita. Às vezes a música romântica pode conter algo que é contrário ao que a gente acredita, então fique ligada nisso.

      Uma dica: Nada melhor que procurar por cantores e bandas coreanas cristãs. Já que você gosta muito de músicas coreanas, procure por músicas que tenham conteúdo bíblico. Assim você pode utilizá-las como meio de evangelização. Por exemplo: Você está escutando a música e algum amigo seu pergunta o que é e se você entende o que eles estão falando. A partir daí você pode apresentar o Evangelho, dizendo que leu a tradução e que a tal música fala sobre o amor de Deus por nós, etc.

      Excluir
  11. Ótima matéria. Eu tinha um pen drive com mais de mil músicas...todas mundanas, excluí todas! Eu gosto muito de rock, vou ouvir rock cristão, tem umas bandas cristãs que eu gosto tipo Skillet, HB, Flyleaf...vou voltar a escutar! Abraços.

    ResponderExcluir
  12. eu esculto musicas do mundo e evangélica , antes que ouvir uma musica que gostei eu vejo logo tradução depois eu escuto , então eu gosto das duas

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!