Garotas fãs de Cristo: Usar maquiagem é pecado?

Usar maquiagem é pecado?


Quase toda garota cristã que eu conheço faz uso da maquiagem, entretanto muitas delas têm dúvidas se isso é correto aos olhos de Deus, principalmente por ter líderes que condenam o uso do mesmo alegando que tais meninas se assemelham a Jezabel (uma personagem um tanto quanto polêmica na Bíblia). Será que usar maquiagem é pecado? Será que isso é vaidade?

Geralmente quando as pessoas mencionam o caso de Jezabel para condenar o uso da maquiagem citam este versículo:

Em seguida Jeú entrou em Jezreel. Ao saber disso, Jezabel pintou os olhos, arrumou o cabelo e ficou olhando de uma janela do palácio.” (2 Reis 9.30)


Porém, o que vemos neste versículo é o retrato das ações que ela tomou. E se este verso estivesse condenando o uso de maquiagem por ela ter pintado os olhos, também estaria condenando o arrumar o cabelo e olhar pela janela, não é mesmo? Esta passagem mostra que a rainha Jezabel fez todas estas coisas para que pudesse seduzir a Jeú. Ou seja, o pecado de Jezabel era a idolatria e a prostituição, e não a pintura. A Bíblia diz: “No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.” (Ap 2.20).

Outros versículos clássicos usados nesta ocasião são as profecias que descrevem Jerusalém:

“O que você está fazendo, ó cidade devastada? Por que se veste de vermelho e se enfeita com jóias de ouro? Por que você passa sombra nos olhos? Você se embeleza em vão, pois os seus amantes a desprezam e querem tirar-lhe a vida.”
(Jeremias 4.30)

“Elas até enviaram mensageiros atrás de homens, que vieram de bem longe, e, quando eles chegaram, você se banhou para recebê-los, pintou os olhos e pôs suas jóias. Você se sentou num belo sofá, tendo à frente uma mesa, na qual você havia colocado o incenso e o óleo que me pertenciam.”
(Ezequiel 23.40,41)

Pronto! Erroneamente muitos falam sobre os versos acima como argumentação para a condenação do uso de maquiagem. Entretanto, o que vemos aqui são passagens que se utilizam de uma figura de linguagem chamada metáfora, comparando Jerusalém como uma mulher, dizendo que ainda que ela (Jerusalém) pintasse em volta dos olhos, não se faria formosa. Ou seja, Jerusalém tinha se prostituído com os outros povos, estava praticando a idolatria e Deus não estava se agradando desta atitude.

Além disso, se essas passagens estivessem condenando o uso de maquiagem, então ela também estaria condenando o tomar banho e deitar-se no sofá.

E as passagens do Novo Testamento?

“Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.” (1 Timóteo 2.9,10)

“A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.” (1 Pedro 3.3,4)

As Escrituras Sagradas dizem que devemos usar a modéstia, a decência e a discrição em todas as áreas da vida e isso inclui o vestuário. Na passagem de Timóteo, Paulo estava preocupado com a atitude das mulheres ricas de ostentarem a prosperidade que possuíam para humilhar as mulheres que não eram ricas. Isto é, Paulo não estava condenando o uso de adornos, ele estava condenando a atitude de querer se exibir para humilhar os menos favorecidos.

Da mesma forma acontece na outra passagem. Pedro não estava proibindo o uso de adornos, mas sim estava advertindo contra o excesso de preocupação com a aparência exterior que as mulheres estavam tendo.

E por mais que sejamos exortadas a cuidarmos mais da beleza interior, isto não quer dizer que não precisemos cuidar da nossa aparência; não é mesmo?

A maquiagem serve para realçar a beleza que nós já possuímos. Por exemplo, o batom serve para dar uma cor mais viva nos lábios, e por isso fazemos o uso do mesmo, não nos esquecendo também de investir na saúde.

Portanto, a maquiagem em si não é pecado; o pecado está na motivação. Se a motivação é pura e é apenas para destacar a beleza que já possui, não há problema algum. Porém, se a motivação é para atrair atenção masculina ou chamar atenção para si mesma, você está pecando, pois isso é vaidade. Por exemplo, tem garotas que só saem de casa se passar maquiagem, caso contrário, não saem de jeito algum. E isto é pecado, pois estão se deixando escravizar por algo.

Por isso, quanto ao uso de maquiagem precisamos ter bom senso e equilíbrio para saber diferenciar o cuidado da aparência pessoal e não ultrapassá-la para não chegar ao exagero que é fruto da vaidade. E para termos este equilíbrio, precisamos todos os dias pedir ao Senhor para que desenvolva em nós o fruto do Espírito, pois uma de suas características é o domínio próprio.

Lembre-se: “O coração alegre deixa o rosto mais bonito.” (Provérbios 15.13a).



O que achou desta postagem? Tem alguma dúvida que deseja que eu te esclareça?
Deixe um comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

8 comentários:

  1. Amei o ponto de vista!!!

    Conheci hoje e já amei.

    www.lumartinsblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu Martins,

      Fico feliz que tenha gostado dessa postagem.
      Vou fazer uma visita no seu blog também.

      Excluir
  2. Por favor, respondam meus emails... :(
    obg..
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly, seus e-mails já foram respondidos. *---*

      Excluir
  3. Temos sempre que ver o princípio por trás da ação. Se a ideia for usar maquiagem para o pecado, está errado. Mas se for para se cuidar e manter o templo do Espírito Santo apresentável, está certo e é louvável.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,

      Disse tudo, querida. Precisamos estar atentos para as intenções do nosso coração. <3

      Excluir
  4. Amo todos os post do blog, posso dar uma dica? Poderia falar do espirito de porquice que habita em muitas mulheres e homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Larissa! Fico alegre em saber que as postagens têm edificado muitas vidas. Sempre que quiser pode dar dicas. E sua sugestão de tema já foi anotado aqui.

      Excluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!