Como desenvolver o domínio próprio em minha vida?


O domínio próprio é um dos “gomos” do fruto do Espírito. Assim sendo, é ideal que o cristão o desenvolva em sua vida. Pois é através dele que alguém consegue controlar seus atos e suas emoções. Além disso, consegue dominar os seus mais fortes impulsos. E é por isso que você e eu devemos ter o domínio próprio em nossas vidas. Porque nos faz pensar duas vezes antes de fazer algo (Pv 13.16), para sabermos agir com sabedoria. A Bíblia diz:

 

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”

(Gálatas 5.22,23)

 

O domínio próprio também é chamado de temperança e autocontrole. Pois ao exercitá-lo você consegue controlar os desejos e paixões. Para que você seja capaz de resistir as tentações. Ou seja, não anda segundo a carne, mas vive segundo o Espírito (Rm 8.1). Esta é uma marca do caráter do cristão.

 

Pense um pouco... você precisa ser uma pessoa controlada? Ter disciplina? E possuir um escudo na luta contra a carne?

 

Então, o que lhe falta é domínio próprio!

 

Como desenvolver o domínio próprio?

 

“Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.”

(Provérbios 25.28)

 

Ou seja, o domínio próprio é um muro de defesa que lhe ajuda a resistir aos desejos da carne. Por isso, para desenvolver essa virtude se permita ter uma vida em que o Espírito Santo tenha controle. Desse modo, entregue a Deus todas as áreas de sua vida. Para que você se livre de alguns hábitos e práticas que não fazem bem para sua vida, como num todo.

 

Lições Práticas...

 

Quando uma pessoa te faz passar muita raiva a sua vontade é revidar. Isto é, pagar na mesma moeda e até mesmo partir para agressão física (1 Pe 3.9). Mas você tem o domínio próprio e se controla (Ef 4.26). Da mesma forma, acontece com a nossa língua (Tg 3.6). Às vezes dá vontade de fofocar, de xingar ou falar umas coisas que podem gerar brigas. Mas, a temperança te ajuda a ficar de boca fechada e não falar palavras torpes (Ef 4.29).

 

A Bíblia diz que até o comer e beber devem ser feitos para a glória de Deus (1 Co 10.31). Por isso, não há nenhum problema em desfrutar da comida. Mas comer e beber sem limites é pecado (Gl 5.19-21). Pois a Palavra de Deus orienta a não exagerar na comida (Pv 23.2). Mas o domínio próprio te ajuda controlar o apetite. Do mesmo modo, quando bate em você a preguiça de fazer algo (Pv 6.6-11). Mas a temperança lhe ajuda a ser sábio com o tempo e priorizar as coisas certas (Ec 3.1).

 

E assim como não fazer sexo antes do casamento (1 Ts 4.3-5) é algo que envolve domínio próprio. Da mesma forma, combater pensamentos impuros (Mt 9.4), olhares maldosos (Mt 5.28) e fala insinuante (Ef 5.4) ... É algo que precisa da temperança. Por isso, quando bater a vontade de assistir pornografia (Mt 5.29) e se masturbar (Mt 5.30); o domínio próprio é o agente para sufocar tais desejos.

 

Pronto para uma mudança?

 

Em quais áreas se concentram suas maiores fraquezas? Daí você vai saber onde deve exercer o domínio próprio. Por isso, busque a Deus em oração pedindo forças para ser capaz de se controlar nessas áreas. Pois, à medida que essa virtude se torna madura; produz uma vida em disciplina de acordo com a vontade de Deus (Rm 12.2). Ou seja, ajuda a dizer “sim” para a obediência a Deus e “não” para o pecado. E os ataques do Diabo não serão eficazes... Já que você estará pronto para não dar brechas (Ef 4.27) e preparado para não cair em tentação.

 

Todos observam as ações daquele que se diz ser fiel ao Senhor. Afinal, você está rodeado de testemunhas... Por isso o seu dever e responsabilidade é manifestar o domínio próprio. Pois o autocontrole servirá de testemunho de vida para seus colegas não cristãos. Então, se comprometa a lutar nas áreas em que você é mais vulnerável ao pecado. Peça ajuda ao Senhor em oração, meditação na Palavra de Deus e jejum, ou seja, em uma vida devocional e relacionamento com Deus.

 

O começo do domínio próprio é ser dominado por Cristo, render-se ao seu domínio.

Kehl

 

 

E aí, você vai colocar em prática tudo o que lhe foi ensinado aqui? Será uma pessoa que se controla daqui em diante? Lembre-se sempre da importância de desfrutar e exercer o domínio próprio em sua vida.

 

 

Meu Facebook | Meu Instagram | Meu Twitter

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!