Como você reage quando sua amiga chega perto de você e diz: “Amiga, tenho um babado fortíssimo para te contar!” ? É, é verdade que nós garotas gostamos muito de saber das novidades – principalmente relacionado às outras pessoas –, e esse é um grande problema pois pode acabar gerando fofoca e disse-me-disse. Muitas das vezes essa fofoca vem camuflada de algo espiritual, por exemplo, um aconselhamento (mas a pessoa só fala mal do outro fulano), um pedido de oração para a vida do fulano (e a pessoa sai contando altos e baixos – e muitos podres – da vida do fulano, que muitas vezes o próprio não está naquele momento de oração).
Infelizmente isso tem acontecido na nossa própria casa, no colégio e pior ainda, dentro da igreja. Sei que muitas vezes a gente quer saber e contar tais novidades, mas será que Jesus sairia espalhando fofocas? Óbvio que não! Então vamos aprender com Ele o que fazer para evitar fofoca, calúnia e difamação no meio em que vivemos:

Primeiramente quero deixar bem claro que fofoca é pecado, assim como é pecado mentir, roubar, matar, etc. Não existe essa de pecadinho e nem pecadão, por isso tanto roubar quanto fazer fofoca são pecados do mesmo jeito.
Fofoca é diferente de compartilhar informações, pois os fofoqueiros falam de erros e defeitos dos outros, dando maior importância aos fatos vergonhosos da vida alheia sem o conhecimento e nem a aprovação dela. Nem sempre a fofoca é uma mentira da vida alheia, às vezes pode ser sobre algo errado que tal pessoa cometeu e as pessoas saem espalhando por aí. Porém, há fofocas que são mentiras e tem o intuito de caluniar e difamar o próximo.
E o que a Bíblia diz? “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo teu próximo. Eu sou o Senhor.” (Levítico 19.16). E nos adverte em várias passagens que a nossa boca deve ser usada para proferir bênçãos e não maldições na vida das pessoas. Diz também que devemos controlar a nossa língua. E outra, não venha dizendo “eu só estou ouvindo”, porque tanto quanto somente ouvir como espalhá-las é algo muito grava. Olha só o que a Palavra diz: “O ímpio atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos à língua maligna.” (Provérbios 17.4).
Dicas para evitar a fofoca:
1) Nunca afirme o que você não viu ou não tenha provas que isso tenha acontecido.
É o famoso “disse-me-disse”, um vai repassando a informação para o outro, mas ninguém tem provas de que isso de fato aconteceu. Então não fale coisas sobre alguém que você não tenha provas para sustentar tal afirmação.
2) Não envolva outras pessoas.
Se alguém te feriu ou viu a pessoa cometer algum pecado, não vá contar para outras pessoas sobre esse tal fulano não. Não envolva pessoas que não tem nada a ver com isso. A orientação que a Bíblia nos mostra é ir até tal pessoa e conversar: “Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão.” (Mateus 18.15).
3) Não ouça fofocas.
Se vier alguma pessoa para te contar uma “novidade” (que não é novidade, e sim uma fofoca), então você seja curta e direta dizendo assim: “O que você vai me falar vai acrescentar a minha vida espiritual?” Certamente a resposta do fofoqueiro vai ser um não; porém se continuar insistindo, diga mais: “Então está bom, chame a pessoa de quem você vai falar para estar em nossa conversa aqui e agora, aí sim você pode contar.”. Logo, o fofoqueiro vai desistir porque o que tem para contar da pessoa, a própria não pode ficar sabendo. Ah, mas não é grosseria falar assim? Não, não é. Errado seria você ficar ouvindo historinhas de Satanás.
4) Não espalhe segredos.
Sua amiga, ou seja lá quem for te contou um segredo?! Então guarde para si e não conte a mais ninguém. Afinal, se ela lhe contou e pediu para guardar é porque é algo sério. Não conte a ninguém, tranque a 7 chaves como dizem por aí. Pois aquele que espalha segredos, acaba destruindo a amizade.
5) Tome uma postura!
Diga não à fofoca! Tome essa postura de cristã, e toda vez que for tentada a falar demais lembre-se do que a Bíblia ensina: “Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.” (Salmo 34.13).

Isso é um assunto muito sério, pois uma simples fofoca pode levar pessoas a se desviarem do caminho certo – e até mesmo impedir que pessoas conheçam a Cristo –, pode destruir amizades, pode destruir uma família, pode arruinar ministérios, pode destruir a Igreja de Cristo. “O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.” (Provérbios 18.21). Por isso, não se entregue a esta arma de Satanás que se chama F-O-F-O-C-A, não seja um instrumento do Diabo. E para finalizar deixo um vídeo meu que está no vlog da Garotas fãs de Cristo: #EuSóAbroABocaParaAbençoar.

Deixe um comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com
Gostou da postagem?! Então Comente! Para comentar é preciso estar seguindo o Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *