Enfrentando as situações difíceis e sabendo como agir

 


Às vezes a “coisa fica feia” e a sua realidade se torna pior com situações difíceis. No entanto, saber lidar ao se ver de frente de uma luta é ver o momento com a percepção de Cristo. Por isso, é útil levar o ensino da Palavra de Deus a sério e para a vida. Jesus disse:

 

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

(João 16.33)

 

Ou seja, você passará por situações difíceis. O que irá mudar é a forma de agir... Será que com tristeza? Ou com calma? Perder a ? Ou ter a esperança de que dias melhores virão? Pois apesar das lutas, a graça de Deus é eficaz. Saiba os motivos:

 

Deus usa a dor para chamar sua atenção

 

“O sofrimento foi bom para mim, pois me ensinou a dar atenção a teus decretos.”

(Salmo 119.71)

 

Deus usa a dor a fim de chamar sua atenção para as práticas de devoção que tem deixado de lado. Ou seja, as lutas permitem você se achegar ao Senhor em oração, louvor e jejum. Para que assim se lembre de desfrutar de uma comunhão íntima com Deus.

 

A história de Ana (mãe do profeta Samuel) ilustra esse quadro. Porque ela “abriu o jogo” com Deus e expôs sua dor em lágrimas. Ao mesmo tempo em que se comprometeu diante dEle. E o que ela fez? Confiou e descansou que o Senhor iria acabar com aquela dor.

 

Na hora da dor você clama a Deus ou usa a aflição para se levantar contra Ele?

 

Deus usa as lutas para te ensinar e lhe proteger

 

“No dia em que você passar por sofrimentos, […] o Deus de Jacó elevará você acima dos problemas, em perfeita segurança.”

(Salmo 20.1)

 

Você se lembra da história de José? Seus irmãos o venderam como escravo. Foi preso por um crime que não cometeu. Mas se tornou governador do Egito. O mal contra ele se tornou em bem para ajudar sua família. E cuidou e ajudou a crescer o povo de Deus. O Senhor usou a luta de José para salvar outros de um problema pior.

 

Às vezes Deus permite uma luta para te ensinar e proteger como fez com José. Pergunte a Ele: o Senhor está a me livrar de algo maior no futuro?

 

Quando Deus tem algo para você, não importa quem está contra Ele. Deus moverá alguém e a porta será aberta para você. — Chadwick Boseman

 

Deus usa os problemas para testar a sua fé

 

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações. Pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.”

(Tiago 1.2,3)

 

E o relato de Jó na Bíblia? Era o homem mais rico de todo o Oriente. Temia a Deus, era justo e bom. Mas um dia Satanás chega a Deus e diz que Jó só era honesto por interesse próprio. Então o Senhor deixou o Diabo tocar em seus filhos e suas riquezas. Jó perdeu seus filhos e todos os bens. Satanás também deixou Jó doente com feridas abertas e cheias de pus. Só não perdeu a vida porque Deus não permitiu.

 

E não para por aí... a mulher dele disse para ele largar a Deus e morrer. E seus amigos diziam que ele tinha culpa. Contudo, Jó seguiu firme com o Senhor. Portanto, Deus deu de volta tudo que ele tinha em dobro. Provou que a fé de Jó era leal e lhe deu a chance de crescer.

 

Será que Deus está usando os problemas para testar sua fé? Pense nisso!

 

Deus usa as tribulações para lhe tornar melhor

 

“Também nos alegramos ao enfrentar dificuldades e provações, pois sabemos que contribuem para desenvolvermos perseverança.”

(Romanos 5.3)

 

Você se lembra da história de Abraão? Deus lhe deu um filho mesmo na velhice. Algum tempo depois Deus disse a ele para queimar o filho em sacrifício. No outro dia cortou a lenha e levou Isaque para o lugar que Deus indicou. Detalhe: ele só tinha um filho. Quando pegou a faca para matá-lo, sabe o que houve?! Do céu o Anjo do Senhor disse para não fazer nada com o rapaz. E proveu um caneiro para o sacrifício. Deus o aperfeiçoou através do que ele viveu.

 

É bom lembrar que do mesmo modo: Deus deu o Seu único Filho para morrer em seu lugar!

 

As tribulações servem te moldar... E aí, em situações difíceis você tem se tornado alguém melhor? Ser contente é tudo sabia?

 

Deus usa a dor para te abençoar

 

“Estes nossos sofrimentos e aflições, afinal de contas, são bem pequenos e não durarão muito tempo. Entretanto, este curto tempo de angústia resultará na mais rica bênção de Deus sobre nós para todo o sempre!”

(2 Coríntios 4.17)

 

E quando Eliseu ajuda uma mulher pobre? Sem marido e com dívidas. Não tinha nada a não ser uma botija de azeite. Mas pediu emprestado vasos vazios. E sabe o que ocorreu? Durante o tempo em que tinha vasos o azeite se tornava maior. Mesmo que o azeite que tinha era pouco. Deus usou a dor da mulher e mudou em bênção. Aleluia!

 

Do mesmo modo, o Senhor usa sua dor para lhe dar uma rica bênção!

 


Lembre-se de que a dor vêm com o propósito de fazer você crescer na fé. O Senhor te molda com a luta e ainda te abençoa. Por isso, a Bíblia diz que o choro dura pouco e a alegria já já virá. Você pode passar por situações difíceis, mas Deus é com você. Afinal, cristãos ao redor do mundo passam por isso. Você não é o único! Fique firme e confie no Senhor.

 


A partir de hoje o que você irá fazer diante das situações difíceis? Murmurar ou se alegrar? Deixe o seu comentário aqui. Ficarei grata por saber que lhe ajudei. Mil Beijinhos...

 

 

Meu Facebook | Meu Instagram | Meu Twitter

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!