“Não jogue pérolas aos porcos”. O que Jesus quis dizer?


Durante o sermão da montanha, Jesus fez um alerta aos seus seguidores. Ou seja, Ele passou várias instruções acerca de como devemos nos portar e viver aqui nesse mundo de acordo com o Reino de Deus. E em uma dessas orientações, Jesus proferiu as palavras a seguir:

 

“Não deem o que é santo aos cães, nem joguem pérolas aos porcos; pois os porcos pisotearão as pérolas, e os cães se voltarão contra vocês e os atacarão.”

(Mateus 7.6)

 

Algo que ficou bem claro aos seus discípulos, pode não ser tão fácil de ser compreendido por nós. Isso porque Jesus utilizava metáforas que envolviam contextos da época em que vivia. Mas calma! Irei te explicar sobre o Jesus quis dizer sobre não lançar pérolas aos porcos e dessa maneira você irá poder praticar esse ensinamento em sua vida.

 

Quem são os cães e os porcos?

 

Antes de tudo, é preciso deixar bem claro que esse versículo não tem nada a ver com não dar sobras de comida ao cão doméstico. A fala de Jesus não se trata da alimentação de nossos animais.

 

A verdade é que na lei de Moisés, os porcos eram considerados animais impuros e impróprios para alimentação (Dt 14.8). Ou seja, os judeus não podiam ter contato esse animal. Já os cães, naquele tempo, eram animais violentos e ferozes que andavam em bandos e causavam muitos problemas nas cidades e também nas pequenas vilas. Se aproximar de cães era algo muito perigoso.

 

Portanto, quando Jesus usa a metáfora dos cães e dos porcos, Ele estava fazendo menção a dois tipos de animais rejeitados pelos judeus. E assim, os discípulos de Cristo puderam compreender que existem pessoas que agem como cães e porcos perante a exposição da mensagem do Reino de Deus.

 

Isto é, os cães e os porcos são pessoas que desprezam com insistência as pérolas e as coisas sagradas que os seguidores de Cristo lançam.

 

Mas o que são as pérolas e as coisas sagradas?

 

As pérolas e as coisas sagradas são uma representação do que tem de mais valioso em nossas vidas.  As pérolas são objetos que custam bastante dinheiro. Já as coisas sagradas são preciosas porque são dedicadas ao nosso Deus. Mas o que temos em posse que é “santo” e que é uma “pérola”? O Evangelho!

 

Nós como seguidores de Jesus herdamos dEle algo muito precioso chamado de evangelho, que é a palavra de salvação e demonstração do amor de Deus pela humanidade. E é por meio da exposição da Palavra de Deus que apresentamos as boas novas do Reino.

 

Então, qual o significado de não jogar pérolas aos porcos?

 

Quando Jesus disse para não jogarmos pérolas aos porcos, Ele nos ensina que é inútil tentar proclamar a mensagem do Evangelho para pessoas que não querem ouvir, e que querem apenas tentar contradizer ou desprezar o que estamos falando.

 

Jesus de modo algum está dizendo para não compartilhar as boas novas do Reino para as pessoas. Pelo contrário, está nos orientando a ter discernimento na hora de testemunhar para que o nosso tempo não seja gasto em vão com pessoas que claramente desprezam e rejeitam tudo que vem de Deus.

 

Nós precisamos buscar sabedoria e ter uma sensibilidade para compreender quando nossas “pérolas e coisas sagradas” estão sendo pisadas e ir embora em busca de corações que estão realmente sedentos para ouvir a Palavra de Deus. Porque não devemos forçar o evangelho sobre as pessoas que não tem interesse. Por mais que o nosso desejo seja que tais pessoas conheçam ao Senhor, não podemos obrigar ninguém a obedecer a Deus.

 

O apóstolo Paulo entendeu muito bem essa lição, pois ele desejava a salvação dos judeus (Rm 9.1-4), mas apenas viu rejeição daquele povo e por isso decidiu levar a mensagem de Cristo para povos de outras nações (At 9.44-49).

 

Aliás, Jesus usou uma linguagem parecida para falar do mesmo assunto aos seus discípulos em outra ocasião:

 

“E, se em alguma casa ou cidade as pessoas não quiserem recebê-los, nem ouvi-los, saiam daquele lugar. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente.”

(Mateus 10.14)

 

 

Espero que tenha aprendido com essa lição maravilhosa de Jesus. Deixe o seu comentário e siga nosso Instagram @GarotasfasdeCristo e nosso Twitter @_GFDC.

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

 

 

Veja também: Necessário é nascer de novo. O que Jesus quis dizer?

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!