Necessário é nascer de novo. O que Jesus quis dizer?

 


Certa vez houve uma conversa sobre nascer de novo. Entre Jesus e um líder dos judeus (Jo 3.1) que também era membro do sinédrio (Jo 7.50). A fim de não ser visto por seus colegas e evitar a opinião deles; encontrou-se com Jesus à noite (Jo 3.1). Uma vez que sabia a respeito das leis e profecias, queria por si próprio separar o fato do rumor. Por isso, foi com a mente aberta para aprender mais sobre Deus (Jo 3.2). Cristo disse:

 

“Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.”

(João 3.7)

 

De fato, nunca se soube muito sobre Nicodemos. Mas esse encontro mudou sua vida. Não só saiu com um entendimento novo sobre Deus, bem como de si mesmo. Pois recebeu muito mais que esperava. Porém, o que fez isso ocorrer? Por mais que este fato às vezes não seja claro para você. Do mesmo modo não o foi para o líder dos judeus em primeiro lugar. Mas por fim ele entendeu o que Cristo disse. E a fim de que possa clarear sua mente para que também mude sua vida... Irei te explicar sobre o que Jesus quis dizer com nascer de novo.

 

O que NÃO é nascer de novo

 

Quando Jesus fala com Nicodemos sobre nascer de novo, ele logo pensou que se tratava de um nascimento físico (Jo 3.4). E Jesus disse que não! Ou seja, nascer de novo NÃO É uma repetição do nascimento.

 

Em outras palavras, Cristo o disse sobre “nascer da água e do Espírito” (Jo 3.5). Só que algumas pessoas acham que se refere à liberação do líquido amniótico que se segue após o nascimento físico. Mas nascer da água e do espírito NÃO É sobre nascimento físico. Muitos creem que seja o ato do batismo. Porém, nascer da água e do Espírito NÃO É sobre batismo, porque este rito não é um meio de salvação. Visto que Jesus disse que quem não nasce de novo não pode entrar no Reino de Deus. Pois a salvação é pela graça, mediante a fé em Jesus e não por meio de obras ou ritos (Ef 2.8,9).

 

E do mesmo modo Jesus falou que “o que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espirito” (Jo 3.6). Por outro lado, algumas pessoas distorcem esse texto. Dizem que é possível uma pessoa nascer diversas vezes aqui na Terra. Mas nascer de novo NÃO É reencarnação. Aliás, a Bíblia diz que o homem morre só uma vez e depois disso vem o juízo (Hb 9.27).

 

Então, nascer de novo significa o quê?

 

Em primeiro lugar você precisa ter em mente que todo ser humano nasce pecador (Sl 51.5). Quando o pecado entrou no mundo através de Adão, trouxe para nós uma herança. Porque a partir daquele momento ocorreu de haver a morte física (Gn 3.19) e a morte espiritual (Gn 2.16,17) de toda a humanidade. Por isso, em condição de mortos estamos separados de Deus (Rm 3.23). Debaixo de juízo e condenação eterna. O pecado original (Gn 3) afetou a nossa percepção das coisas do Espírito (1 Co 2.14) e a capacidade de escolher o bem (Rm 3.10-12).

 

Logo, o que Jesus quis dizer é que nascer de novo trata-se de uma mudança de condição. Ou seja, de inimigo de Deus e servo do Diabo, a pessoa tornar-se filho de Deus por adoção (Jo 1.12; Rm 12.15). Desse modo, Jesus disse que é necessário que a gente nasça de novo. Porque só assim teremos uma vida nova segundo a natureza recebida de Cristo (2 Pe 1.4).

 

A Bíblia diz que quem nasce de novo não só não vive mais na prática do pecado (1 Jo 3.9), bem como tem desejos espirituais (Rm 8.5,9). Isso se chama regeneração.

 

Por que é necessário nascer de novo?

 

É necessário nascer de novo, pois só assim você pode se achegar a Deus. Porque sua alma tem sede dEle (Sl 42.2). E o que é preciso para nascer de novo? Quando um eleito de Deus ouve a pregação do Evangelho, Deus lhe concede a fé pelo poder do Espírito Santo. Assim, o Espírito convence que você é um pecador e precisa mudar de vida (Jo 16.7-11). Do mesmo modo que operou na vida do líder dos judeus, o Senhor tem o poder de fazer isso em você.

 

Por isso, se você não depositou sua fé em Cristo; faça-o agora. Pois sei que você não chegou aqui por acaso. Por fim, saia daqui com um entender novo sobre Deus. Ou seja, confesse Jesus como Salvador de sua vida. Crendo que Deus O ressuscitou dentre os mortos e serás salvo (Rm 10.9).

 

E se você já é um cristão: Você reparou que depois que confessou a Cristo como Senhor e Salvador; pôde entender melhor a Palavra de Deus? Isso ocorre porque você nasceu de novo.

 

“Pois vocês, pela viva e eterna palavra de Deus, nascem de novo como filhos de um Pai que é imortal e não de pais mortais.”

(1 Pedro 1.23)

 

 

Dessa forma, espero ter lhe ajudado. E a fim de tirar dúvidas, estou à disposição. Por isso, deixe o seu comentário! Mil Beijinhos...

 

 

Meu Facebook | Meu Instagram | Meu Twitter

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!