Será que você é uma pessoa egoísta?

 


Uma pessoa egoísta é aquela que só pensa em si mesma e nas próprias necessidades. Além disso, na maioria das vezes se coloca em primeiro lugar não se importando com o outro. Pessoas assim costumam falar demais sobre si e não escuta o que o outro tem para dizer; a não ser quando pode tirar vantagem daquilo. Aliás, o egoísta pode perder amizades já que manter a convivência com as pessoas é um tanto complicado.

 

Embora a sociedade incentive esse tipo de comportamento, a Bíblia nos alerta para o mal que o egoísmo faz. Diz que aquele que exige sua própria vontade está lutando contra o próprio Deus e ainda se torna alguém sozinho. “Uma pessoa egoísta luta diretamente contra Deus quando procura fazer sua própria vontade e acaba se tornando solitária” (Pv 18.1). As Escrituras também mencionam o egoísmo como sendo uma obra da carne e quem o pratica não herdará o reino dos céus (Gl 5.19-21).

 

Por isso, há uma lista com algumas perguntas para saber se você é uma pessoa egoísta ou não. E então seguirá dicas para cada questão.

 

“Pois onde há inveja e ambição egoísta, também há confusão e males de todo tipo.”

— Tiago 3.16

 

“O egoísta sempre causa problemas.”

— Provérbios 28.25a

 

Você se desespera quando não tem o controle de algo?

 

De modo geral, o egoísta tem tendência de querer controlar tudo. Dessa maneira, quando as coisas não saem do jeito que planejou em sua mente, se sente frustrado. Não ouve e não leva em consideração a opinião do outro quando, por exemplo, vão escolher um filme para assistir. Além disso, há um estresse muito grande quando alguém “pega as rédeas” de uma situação. Pois não sabe compartilhar as responsabilidades.

 

Se você se identificou, sugiro que se adapte ao tempo das pessoas de vez em quando e não fique obcecada(o) com cada detalhe do dia a dia. Lembre-se que somente Deus tem o controle de tudo. “Assim diz o Senhor: Eu não perdi o controle da tua vida, está tudo no Meu tempo. Não há nada atrasado. “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus’” (Sl 46.10).

 

Você tem problemas em diferenciar o que quer do que precisa?

 

Pessoas egoístas vivem dizendo “eu quero” para tudo, mas se esquecem de se perguntar se o que elas querem é o que realmente estão precisando. Aliás, o egoísmo pode ser elevado a ponto de a pessoa ter um apego tão grande às coisas materiais; se recusando até mesmo de emprestar ou dar de presente algum objeto de valor.

 

Se você parar para pensar, vai chegar a uma conclusão que nem tudo o que você quer, é o que você precisa. Portanto, aprenda a abrir mão de coisas desnecessárias. Assim você também passará a economizar mais e ter um melhor planejamento. E como consequência, você irá reconhecer o ofício da mordomia cristã. “Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar” (1 Tm 6.7).

 

Pensa que o mundo gira ao seu redor?

 

Aquele que é egoísta quase sempre se coloca em primeiro lugar, pois vive pensando que é o centro de tudo. Desse modo, quando conversa do início ao fim fala de si mesmo não dando espaço para o outro falar. Porque segundo seu pensamento, a sua vida é mais importante do que a do próximo.

 

A dica que eu lhe dou é parar de achar que você é mais importante que outras pessoas. Seja humilde! Você não é o último biscoito do pacote. Se liga! E, claro, deixar que Deus esteja em primeiro lugar em sua vida, pois todas as outras coisas serão acrescentadas (Mt 6.33). “Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês” (Fp 2.3).

 

Tem dificuldades de ajudar outras pessoas?

 

Pessoas egoístas só ajudam quando esperam algo em troca de outras pessoas. Ou seja, só estendem a mão quando sabem que podem tirar proveito. Segundo seu modo de pensar, o que eles fazem para o próximo é um favor, mas o que os outros fazem por eles não passa de uma obrigação.

 

Se por um acaso você se identificou e acha que tem problemas em ajudar as pessoas sem esperar nada em troca; então preste atenção no que as pessoas em sua volta estão dizendo e fazendo. Porque talvez precisem de um favor e estão constrangidos demais para pedir. Seja mais solidária(o)! “Mas, se alguém que se considera seguidor de Cristo possuir o suficiente para viver bem e, vendo um irmão em necessidade, não o ajudar, como é que o amor de Deus pode estar nele?” (1 Jo 3.17).

 

Procura pelas pessoas apenas quando algo vai lhe beneficiar?

 

O egoísta só procura por outras pessoas quando pode tirar vantagem de alguma coisa. Logo, no meio de uma conversa após vários elogios irá soltar um: “Então, deixa eu te perguntar uma coisa...”. Porque ele tem tendência de procurar o outro quando lhe convém. Seja interesse em algum favor ou até mesmo interesse sobre a vida de alguém, para ficar por dentro de todas as novidades. E quando esse alguém precisa, o egoísta é o primeiro a desaparecer.

 

“Mas você só enxerga os seus interesses egoístas” (Jr 22.17a). Esse versículo diz muito sobre as pessoas que procuram o próximo apenas quando pode tirar vantagem. Porém, nunca estão acessíveis para ajudar o próximo. Se você é assim, está na hora de mudar. Que tal da próxima vez que conversar com alguém, falar menos sobre si e ser mais solícito? Sem interesses egoístas!

 

É difícil para você assumir a culpa?

 

Pessoas egoístas culpam o mundo por tudo, se esquivando das próprias culpas. Não conseguem reconhecer e corrigir os seus erros. Sendo assim, não conseguem de jeito nenhum aceitar críticas construtivas. Pois pensam que sua forma de viver é a melhor e quem dá um feedback, segundo elas, só está com inveja. Além disso, justifica os seus erros para evitar olhares tortos.

 

“O homem que é corrigido muitas vezes e não muda seu comportamento errado será derrubado violentamente, de repente, e não haverá recuperação para ele” (Pv 29.1). Sim, aquele que não consegue sequer aceitar uma crítica construtiva está por um caminho errado. Lembre-se seja capaz de assumir suas próprias responsabilidades e saiba entender que a correção é necessária.

 

Não sabe se colocar no lugar do outro?

 

Os egoístas têm dificuldades com a empatia, ou seja, não sabem se colocar no lugar do outro. Pois pensa tanto em si mesmo que se esquece de olhar para as pessoas que estão ao seu redor. Não conseguem imaginar-se como se estivesse na mesma situação do próximo.

 

Minha dica é que você comece a enxergar as situações pelo olhar das outras pessoas. Busque entender os sentimentos do outro. “Não pensem unicamente em seus próprios interesses, mas preocupem-se também com os outros e com o que eles estão fazendo” (Fp 2.4).

 

Tem dificuldades de ver a felicidade alheia?

 

Pessoas egoístas omitem informações ou dicas para o próximo, pois não quer vê-lo feliz. E até mesmo são capazes de deixá-lo cair para tornar difícil a felicidade alheia. Não importa se é uma viagem dos sonhos ou uma promoção no trabalho; isso vai doer e muito no egoísta. São do tipo que querem ter suas próprias conquistas, mas se alguém falar o que deseja realizar, mudam de assunto na hora, se sentem desconfortáveis com os objetivos das outras pessoas e podem até colocar o outro “para baixo” com palavras negativas.

 

Se você acha difícil se alegrar com a felicidade alheia, que tal mudar esse tipo de comportamento? A Bíblia diz: “Quando outros estiverem alegres, alegrem-se com eles” (Rm 12.15a). Então, da próxima vez que seus amigos ou familiares realizarem uma conquista, não sinta inveja, mas se alegre. Dê palavras positivas com sinceridade no coração. No começo vai ser difícil, mas depois que fizer isso perceberá o quão natural vai ser para você ver outras pessoas alcançando objetivos.

 

Por fim, quero deixar uma frase de reflexão:

 

“Um homem é chamado de egoísta não por almejar seu próprio bem, mas por negligenciar o bem do seu próximo.”

— Richard W.

 

 

Então, será que você é uma pessoa egoísta ou não? Se sim, mude a partir de hoje esse comportamento com as dicas que aprendeu hoje. Mil Beijinhos...

 

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

 

Meu Facebook | Meu Instagram | Meu Twitter

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!