Garotas fãs de Cristo: Amizade por interesse.

Amizade por interesse.


Com certeza você tem amigos, mas nem sempre a pessoa que se diz ser sua amiga está ali contigo verdadeiramente. Muitos estão perto de você apenas para se aproveitar da sua boa vontade. Como perceber se sua amiga ou se seu amigo é interesseira(o)? O que fazer nessa situação?

“Todos procuram agradar as pessoas importantes; todos querem ser amigos de quem dá presentes.” (Provérbios 19.6)

Percebeu o que o versículo acima quis dizer? Algumas pessoas sempre estão a procura de agradar as outras, principalmente quando há um benefício para si próprias. Infelizmente isso acontece... E aconteceu comigo também, várias e várias vezes. Uma vez conversei com minha psicóloga sobre isso, por me sentir usada pelas pessoas, por sentir que as pessoas não reconheciam o que fazia por elas. A minha psicóloga me aconselhou a avaliar quem eu quero por perto, pois segundo a mesma, por eu ser alguém que sempre quer ajudar, alguns chegam próximo de mim apenas para usufruir o que eu lhes dou. E é por isso que resolvi trazer esse assunto à tona; para aconselhar pessoas que sofrem assim como eu já sofri com amizades interesseiras.


Como identificar pessoas interesseiras?

1) Tornou-se sua amiga de repente. Sabe aquela pessoa que simplesmente “do nada” se aproximou de você ultimamente? Pois é, ela tem um grande potencial de ser uma amiga falsa e manipuladora. Observe se essa pessoa achegou-se alegando ter alguma coisa parecida contigo, por exemplo, gostar de um cantor ou banda que você gosta; ter dito que estava num mesmo show que você foi há tempos atrás, etc. Pessoas interesseiras mentem sobre determinados fatos para simular que vocês têm interesses parecidos.

2) Fala pouco de si mesma. Principalmente para evitar cair em contradição em alguma de suas conversas e acabar revelando quais são as suas reais intenções. E outro motivo, para que se concentre em invadir o seu espaço pessoal, procurando saber de todos os detalhes de sua vida.

3) Faz muitos elogios e tenta te agradar o tempo todo. Elogios fazem aumentar a nossa auto-estima, e os interesseiros usam essa ferramenta para enganar as “suas vítimas”. Eles nunca criticam de nada do que você fala e/ou faz, e está querendo sempre te colocar pra cima com elogios exagerados.

4) Muda de opinião conforme a necessidade. Uma pessoa interesseira evita de discordar dos outros, por isso com você essa pessoa pode ter uma opinião e com outra pessoa com quem ela conversa pode ter uma opinião totalmente contrária. Isso acontece porque na mente do interesseiro o que mais importa é estar agradando o alvo.

5) Indica que está passando por problemas financeiros e/ou não sabe lidar com o dinheiro de forma sensata. Esse tipo de pessoa sempre quer escolher o mais caro; faz com que você pague tudo quando saem juntos (e inventa alguma desculpa todas as vezes que isso acontece); faz perguntas com muita frequência sobre como você está financeiramente, por exemplo, o quanto você ganha por mês, quais são seus bens materiais e quanto custaram, e até mesmo quantos filhos você tem. Pois o que mais importa para a pessoa interesseira é o quanto ela pode lucrar com a sua amizade.

Um bom sinal de alerta é quando a pessoa muda de emprego com bastante freqüência ou passam um grande período de tempo desempregada, pois em suas conversas vão dar a entender que as razões de estarem assim é por culpa de outras pessoas (pagava muito mal, meu chefe me perseguia, não tinha como eu avançar estando neste emprego, etc).

Algo típico de pessoas interesseiras é deixar sinais que está passando por problemas financeiros, pois o objetivo delas é que você se compadeça e pague as contas por ela. E há uma grande diferença de quem é uma pessoa interesseira para quem está passando por uma fase difícil. Pois quem age por conveniência não sabe lidar com o dinheiro de forma sensata, por exemplo, compra roupas caras quando a energia está prestes a ser cortada por falta de pagamento. E uma pessoa que está passando por momentos difíceis não agiria descontroladamente com o orçamento familiar.

O que fazer depois de descobrir que sua amiga não é tão amiga assim?

Não vale a pena manter amizade com uma pessoa que age dessa forma para conquistar benefícios. Por isso, o melhor a se fazer é ter uma boa conversa com a sua amiga e esclarecer todos esses pontos, a oferecendo auxílio (com a ajuda do Espírito Santo) para melhorar o caráter e a aperfeiçoar em todos os aspectos.

A conversa pode gerar dois resultados. Se sua amiga reconhecer que precisa de mudança, interceda pela mesma e a ajude na caminhada cristã. Se sua amiga se sentir ofendida e não aceitar o que você está falando, não “bata a boca” com ela, pois isso não mudará a situação. Siga a orientação da Bíblia: “Não respondas ao insensato segundo a sua estultícia [tolice], para que não te faças semelhantes a ele. Ao insensato responde segundo a sua estultícia [tolice], para que não seja ele sábio aos seus próprios olhos.” (Provérbios 26.4,5 – grifo meu). Esses versículos parecem contraditórios, apenas parecem; e vou explicar o que significam: Não responda o insulto de alguém com a mesma moeda e nem responda de forma áspera, pelo contrário, através de suas palavras mostre que você não se rebaixa ao nível do insensato.

O que fazer depois de sua amiga não reconhecer que precisa de mudança? Continue orando por ela, entretanto, procure se afastar aos poucos, pois é insustentável continuar uma amizade onde apenas você é a amiga da história. Além de que se você permanecer com essa companhia acabará se tornado semelhante a ela. “Não faças amizade com o iracundo; nem andes com o homem colérico; para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.” (Provérbios 22.24,25).

E se é você quem age por interesse?

Depois de ler toda essa postagem, se descobriu que você é quem é a amiga interesseira, está na hora de fazer algumas mudanças. Peça para o Espírito Santo de Deus lhe ajudar neste processo, e siga as seguintes dicas:

1) Você não precisa mentir para conquistar amigos. Seja você mesma! As pessoas devem gostar de você pelo que você é realmente, não precisa fingir ser outra pessoa; muito menos mentir para agradar as pessoas. Lembre-se que o amigo verdadeiro apóia o outro quanto ele está certo, e também dá puxão de orelhas quando o outro está errado. “O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas, quando um inimigo abraçar você, tome cuidado!” (Provérbios 27.6).

2) Se esforce para ter uma independência financeira e tenha cuidado com o dinheiro. Não gaste além do que você ganha; e aproveite para economizar para o seu futuro. Ah, e nada de ficar querendo comprar coisas caras!

3) Seja mais interativa nas suas conversas. Dê opinião, desabafe, brinque, sorria...

4) Dê mais valor para as pessoas do que para o dinheiro. “Pois o amor ao dinheiro é o primeiro passo em direção a todos os tipos de pecado. Algumas pessoas até voltaram as costas a Deus por causa do amor ao dinheiro e, como resultado, afligiram a si mesmas com muitos sofrimentos.” (1 Timóteo 6.10)

5) Seja grata pelo que as pessoas fazem por você. Mostre gratidão não apenas com a palavra “Obrigada”, mas também com atitudes.


O que você achou da postagem de hoje? Deixe um comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

2 comentários:

  1. Muito bom seu post, parabéns!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Paula, fico muito feliz por você ter gostado da postagem.
      Que Deus lhe abençoe! <3

      Excluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!