Garotas fãs de Cristo: Renovando sua playlist

Renovando sua playlist

Na minha última postagem que fiz no blog, abri alguns parênteses e soltei o verbo dizendo que muitas das músicas que cantam nas igrejas não deveriam ser entoadas, pois não exaltam ao nome do Senhor, e que algumas contêm erros bíblicos. E por falar nisso, recebi um e-mail de uma leitora pedindo sugestões de músicas que deveriam ser entoadas; por isso resolvi trazer à tona um pouco mais sobre o assunto e apresentar uma playlist para você colocar em seu computador, celular, tablet; e apresentar essas músicas aos líderes de conjuntos em sua igreja e até mesmo ao ministério de louvor. No final, também citarei uma pequena lista de músicas que vocês devem excluir definitivamente de suas vidas – e algumas com comentários. Então vamos começar o ano renovando o estoque de músicas!


Antes de começar a montar nossa lista de músicas, tenho que explicar o que são músicas que exaltam a Deus. Como foi dito na postagem passada: Louvar significa glorificar, adorar e exaltar ao Senhor. E sabendo que o momento de culto é para cultuar a Deus, então a lógica seria entoar cânticos que glorifiquem a Ele. Isso mesmo, precisamos entoar cânticos que glorifiquem a Deus. O problema nisso tudo é que a maior parte das músicas que cantamos nos cultos não são louvores ao único que é digno de receber isto, pelo contrário, muitas delas exaltam o ser humano, falam sobre vingança, e têm erros bíblicos terríveis. O que fazer? Precisamos urgentemente resgatar a essência de músicas cristocêntricas em nossos cultos de adoração, isto é, músicas que colocam Cristo no centro, e não o que vem acontecido, que é o Cristo em segundo plano.

Mas... o que é música que exalta a Deus? É simples de resolver essa questão! Esse tipo de música revela os atributos de nosso Senhor. Por exemplo, Deus é bom, é justo, é fiel, etc. Esse tipo de música mostra os ensinamentos contidos na Bíblia. Esse tipo de música traz também uma petição ao Senhor. Esse tipo de música não “decreta”, nem “declara” e muito menos “profetiza” na sua vida e nem na vida do próximo, pelo contrário, enfatiza o “seja feita a Tua vontade”.

Sabendo dessas coisas, montei uma playlist de músicas que eu conheço e que se enquadram na categoria de louvores:

1) Suas digitais – Fernanda Brum
2) Verdadeiro adorador – PG
3) Teu sim, Teu não – Ariely Bonatti
4) Como Tu não há – FLG
5) Digno é o Senhor – Aline Barros
6) A Ele – Oficina G3
7) Teu amor não falha – Nívea Soares
8) Ainda que a figueira – Fernandinho
9) Deus, Tu és santo – Danielle Cristina
10) Poderoso – Arianne
11) Aliança de sangue – Anderson Freire e Arianne
12) Deus forte – Kleber Lucas
13) Descansarei – Jotta A
14) Santo Espírito (Holy Spirit) – Laura Souguellis
15) Eu quero ser santo – Eyshila
16) Teu reino – Cristo Vivo
17) Santo – Vineyard
18) Temos que ser um - Fernadinho
19) Tu és bom - Vineyard
20) Alto preço – Asaph Borba

Separei também uma pequena playlist de louvores que no meio da música o compositor colocou um hino da harpa (ou corinhos) que são bastantes conhecidos, e deixou a música ainda mais congregacional:

1) Nada além do sangue – Fernandinho (Alvo mais que a neve)
2) De Joelhos – Flordelis (Em fervente oração)
3) Eu me arrependo – Eyshila (Foi na cruz)
4) Inocência – Danielle Cristina (Porque Ele vive)
5) Espírito de Deus – Bruna Karla (Eu navegarei)

Como prometido, deixei para o final, músicas que NÃO são de exaltação a Deus ou que contém erros bíblicos, e separei por categorias:

* Músicas que exaltam outras coisas (principalmente o ser humano), e não a Deus:

1) Raridade – Anderson Freire
2) Você tem valor (quero que valorize) – Armando Filho
3) Mais que vencedor – Diante do Trono. Comentário: A música que deveria ser cantada para Deus, é cantada para o Diabo.

* Músicas que valorizam a vingança:

1) Sabor de mel – Damares
2) Chega – Rose Nascimento

* Músicas que “declaram”, e se esquecem do “seja feita Tua vontade”:

1) Profetizo – Regis Danese
2) Seja livre – Michelle Nascimento

* Músicas com erros bíblicos:

1) Não morrerei – Marquinhos Gomes & Deus é fiel – Nani Azevedo. Comentário: Quem tem promessas de Deus pode sim morrer sem ver a promessa se cumprir. “Todos estes viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” (Hebreus 11.13)

2) Deus de promessas – Ministério Apascentar de Nova Iguaçu. Comentário: Deus é Deus de perto e TAMBÉM de longe. Este é o único erro da canção, que pode ser corrigido pelo ministério de louvor entoando assim: “És Deus de perto, também de longe...”. “‘Sou eu apenas um Deus de perto’, pergunta o Senhor, ‘e não também um Deus de longe?’” (Jeremias 23.23)

3) Eu escolho Deus – Thalles Roberto. Comentário: Não é a gente que escolhe Deus, e sim Ele que nos escolheu. Veja esta diferença na música “Suas digitais” da cantora Fernanda Brum. Entendo a licença poética da música do Thalles, porém, o compositor não deu uma boa sorte na escolha das palavras. “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.” (João 15.16)

4) Ressuscita-me – Aline Barros. Comentário: Jesus pediu para alguém remover a pedra, e não que Ele próprio removeu como indica a música. “Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada. ‘Tirem a pedra’, disse ele.” (João 11.38,39a)

5) Faz uma milagre em mim – Regis Danese. Comentário: Zaqueu não pediu para que Jesus entrasse em sua casa. Jesus mesmo que se convidou. “Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: ‘Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje’. (Lucas 19.5)

6) A vitória da cruz – Diante do Trono. Comentário: Veja os comentários dostrechos errados na postagem anterior.

7) Alto preço – Damares. Comentário: Não precisamos pagar mais o preço para morar no céu, pois o preço já foi pago. “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” (1 Coríntios 6.20)


8) Com muito louvor – Cassiane. Comentário: Primeiro que o que é alimento é a Palavra e não a oração. Segundo, Deus pode sim rejeitar uma oração, Ele não atende todas as orações. “Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.” (Tiago 4.2b,3)


Você conhece mais músicas que exaltam ao Senhor? Conhece músicas que fazem parte da categoria de músicas que não glorificam a Deus? Deixe um comentário!

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

6 comentários:

  1. Muito bom o post, mas é absurdo ver que as músicas que mais se cantam, que mais fazem sucesso são as de exaltação ao homem, precisamos rever a nossa prioridade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Diná, precisamos rever o que estamos cantando e analisá-las segundo as Escrituras Sagradas.

      Excluir
  2. Fiquei surpresa (vou comentar apesar de o post ser antigo), grande parte das músicas são cantadas na minha igreja e eu cantava junto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não é a única que passa por isso, na minha igreja também canta bastante essas músicas. Eu simplesmente fico sentada no banco, pego a Bíblia e fico lendo um capítulo, até o hino acabar.

      Excluir
  3. Calma.. Deus não rejeita oração JAMAIS. Ele não responde A TODOS os pedidos feito em oração pois Ele sabe o que é melhor para nós. Mas rejeitas Ele não rejeita de forma alguma, Ele ouve e aceita qualquer oração. Só não da tudo o que pedimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado! Há uma grande diferença dEle ouvir e não atender, e dEle completamente rejeitar a oração. As Escrituras mostram inúmeras passagens que mostram quando Deus rejeita uma oração:

      "O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável." (Provérbios 28.9)

      "Sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve." (João 9.31)

      "E você, Jeremias, não ore em favor desse povo nem ofereça súplica ou petição alguma por eles, porque eu não ouvirei quando clamarem a mim na hora da desgraça." (Jeremias 11.14)

      "Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria." (Salmos 66.18)

      "Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!" (Isaías 1.15)

      "Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações." (1 Pedro 3.7)

      Graça e Paz !

      Excluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!