“Olho gordo”: Conselhos sobre como lidar com a inveja

 


Sabe aquela expressão: “Aquela pessoa tem olho gordo!”? Então, quando alguém diz isso, está se referindo a pessoas que tem inveja da outra. Pois se trata de um desejo que alguém tem de ter o que o outro possui. Seja bens materiais, qualidades, algum tipo de poder, etc. Portanto, a inveja está ligada à cobiça que faz parte de um dos pecados proibidos nos dez mandamentos.

 

O que muita gente confunde são as diferenças de ciúmes e inveja. Por mais que tais sentimentos estejam ligados e, portanto, um pode provocar o outro; existem aspectos que trazem distinção. O ciúme tem motivação em perder algo que se possui. Enquanto a inveja é o desejo de possuir algo que você não tem, mas que a outra pessoa tem. Por isso, saiba como identificar pessoas que tem inveja de você e como se proteger do olho gordo; assim como entender o que Deus diz sobre a inveja e como vencê-la.

 

“A ira é cruel, e a fúria, como a inundação, mas a inveja é ainda mais perigosa.”

(Provérbios 27.4)

 

Algumas pessoas na Bíblia que tiveram problemas com a inveja

 

A Bíblia está repleta de histórias que nos contam sobre o perigo da inveja:

 

  • Satanás sentiu inveja de Deus e por isso deixou de ser um anjo de luz, sendo lançado fora do paraíso (Ez 28.16).

 

  • Caim invejou Abel, porque a oferta de seu irmão foi aceita por Deus e a dele não. O sentimento foi tão forte que Caim matou o seu irmão (Gn 4.3-8).

 

  • Os filisteus sentiram inveja de Isaque por sua prosperidade (Gn 26.12-15).

 

 

  • Algumas pessoas sentiram inveja de Moisés por causa de sua autoridade (Sl 106.6).

 

  • Saul sentiu inveja de Davi e dali em diante começou a persegui-lo (1 Sm 18.8,9).

 

Como saber se uma pessoa tem inveja de mim?

 

Há alguns sinais para perceber que alguém está colocando olho gordo em você:

 

Desanima você diante de seus sonhos. Quando você conta algo com muita satisfação, o invejoso te põe “para baixo”. Talvez falando que aquele seu desejo não vai dar certo ou não combina contigo. Impedindo você de ir longe. E muitas das vezes fica se auto elogiando, para que ela sempre fique em primeiro lugar e fazer com que você se sinta pequeno na presença dela.

 

Imita o seu comportamento. Quando você, por exemplo, compra um celular novo; o invejoso compra um igual. Pois na mente dele, precisa ter as mesmas coisas que você possui. Imita tudo o que você faz, o que gosta e até mesmo o que veste.

 

É bastante competitivo. Se você conta que foi a um lugar legal, o invejoso além de menosprezar, diz que já foi em um lugar muito melhor do que você. Aquele que tem inveja entra num ciclo de competição, porque se vê ameaçado por você. Ou seja, ele sempre quer ser sempre melhor que você, sempre estar à frente.

 

Comemora suas falhas. Se você erra em algo ou não alcança um sonho, o invejoso celebra assim que sabe das suas derrotas. Mas se ele estiver perto de você, ele se alegra em pensamento e finge estar triste ou preocupado contigo.

 

Não demonstra felicidade com o seu sucesso. Quando você alcança seu objetivo, aquele que sente inveja não celebra suas conquistas. No máximo tenta fingir que está alegre por ti, mas você percebe que é uma comemoração forçada. Pois o sorriso dele e expressões não são naturais.

 

Fala mal de você por trás. Quando o invejoso conversa a respeito de alguém que ele sente inveja; primeiro faz bastante elogios e depois diz um “mas” e começa a falar mal. Na verdade, quando ele abre esses parênteses, só queria dizer mesmo o que está depois deste “mas”.

 

Como se proteger do olho gordo segundo a Bíblia

 

Algumas pessoas pensam que usar uma determinada cor de roupa, colocar plantas ou objetos em lugares específicos, fazer simpatias e utilizar amuletos afastam o olho gordo. Mas isso não funciona, é puro misticismo. Você precisa entender que os invejosos não podem nos trazer algum mal subjetivo, como nos deixar doentes. Mas podem trazer males de forma objetiva, como colocar um pé na frente para você tropeçar e cair, falar mal de você para outras pessoas, etc. Tem gente que sente tanta inveja que é capaz de assassinar outra pessoa. Ou seja, pessoas invejosas podem tramar ações que prejudiquem outras, mas não têm poder sobrenatural para lançar mal a outros só por terem esse sentimento ruim.

 

Então se você é o alvo da inveja, o que você precisa fazer é tirar essa pessoa do seu ciclo de amizades, assim como Deus fez com Satanás. Mas se o invejoso faz parte da família? Se aquele que coloca olho gordo mora sob o mesmo teto, procure conversar com a pessoa a respeito disso. Da mesma forma vale para parentes próximos, mantenha um diálogo aberto sobre o assunto. Mas se nada mudar, então é hora de se afastar de modo parcial. Não falando sobre sua vida pessoal ou profissional. Além disso, você deve orar por essa pessoa e demonstrar amor.

 

Portanto, ao invés de você ficar com essa mania de se preocupar com quem tem inveja de você, que tal se preocupar em não ser um invejoso? Não cultive em seu coração esse sentimento prejudicial. Pois, de acordo com a Bíblia, a inveja é um sentimento reprovável. Mas se há no seu coração algum sentimento invejoso, reconheça que o olho gordo é pecado; arrependa-se, confesse a Deus esse pecado e abandone a inveja.

 

Conclusão

 

Nossa luta não é contra pessoas, mas sim contra as forças espirituais do mal (Ef 6.12). Sendo assim, a Bíblia Sagrada dá grandes lições sobre o olho gordo e qual deve ser o nosso comportamento quando a inveja bater à porta do nosso coração.

 

  • Não ter inveja dos homens maus e nem imitar sua conduta (Pv 3.31).

 

  • Não ter inveja dos ímpios (Pv 24.1,19).

 

  • Nunca ter inveja do sucesso dos outros (Pv 23.17).

 

  • A inveja faz mal à saúde e destrói como se fosse um câncer (Pv 14.30).

 

  • A inveja traz confusão e toda espécie de coisas ruins (Tg 3.16).

 

 

O que você acha sobre esse assunto? Quer acrescentar algo? Tem dúvidas acerca deste assunto ou outro? Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante... Mil Beijinhos...

 

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

 

Meu Facebook | Meu Instagram | Meu Twitter

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!