Devo perdoar alguém que não se arrepende do que fez?

 


“Eu devo perdoar alguém que não se arrepende do que fez comigo?”. Então, essa é uma pergunta que muitos tem dúvidas. Mas sabia que a Bíblia pode te ajudar nesta questão? Já que Deus ensina sobre esse tema de modo claro. Pois perdoar é desculpar uma ofensa que alguém cometeu contra você. Seja por coisa pequena ou ação grave. De tal forma que você não guarde rancor. Às vezes pode parecer difícil. Mas se seguir firme com Deus você consegue.

 

O perdão não significa que não vai lembrar do que lhe aconteceu. Mas vai mudar como se sente em relação a esse assunto. Ou seja, você até pode lembrar, mas isso não vai gerar mais mágoa. Aliás, faça disso uma chance de proteção a fim de que não passe pela mesma situação outra vez.

 

Confira a nossa playlist — Canções sobre perdão

 

Mas quando o outro acha que está certo? Devo perdoar mesmo assim? Preciso ser amigo da pessoa que me ofendeu? E quem nunca se arrepende e não pede desculpas? Essas pessoas merecem meu perdão?

 

Por que devo perdoar uma pessoa?

 

Pois Deus diz que da mesma forma que você perdoa a ofensa de alguém; assim também irá perdoar as suas ofensas (Mt 6.14,15). Isso é forte; não é mesmo?! Mas é o dever de todo cristão. Se até mesmo Deus perdoa os seus pecados; por que não perdoar o próximo?

 

O perdão liberta e não lhe deixa sentir rancor das outras pessoas. Por isso, a falta de perdão te tira a alegria de viver. E impede de ter uma vida abundante (Jo 10.10b). Você saberá que perdoou alguém de verdade quando consegue pensar neles sem sentir raiva ou mágoa.

 

Pessoas que insistem no erro merecem meu perdão?

 

Certa vez, Pedro perguntou a Cristo quantas vezes deveria perdoar alguém. Jesus respondeu que deveria perdoar setenta vezes sete (Mt 18.21,22). Mas isso não quer dizer que você deve perdoar apenas 490 vezes. Pois esse número foi só para ilustrar. Ou seja, o que Cristo disse é que você deve perdoar quantas vezes for preciso. Em outra ocasião, Jesus disse que não importa quantas vezes o próximo erre contigo num dia. Se ele vier até você e pedir perdão, você deve perdoá-lo (Lc 17.3.4). Mesmo que o outro insista no erro... Perdoe!

 

Por isso, não existem pessoas que não merecem seu perdão. Pois você não merecia perdão. Mas Deus te perdoou por Sua graça e amor. Então como pode negar perdão com a desculpa de que o outro não merece?

 

Preciso perdoar alguém que não se arrepende?

 

Há quem diga que você não deve perdão a quem nunca se arrepende de te fazer mal. Mas não é isso o que a Bíblia ensina. De fato, é difícil perdoar aqueles que não veem que há uma pessoa o qual devem perdão. Aliás, foram eles que erraram. Contudo, seu perdão não depende se a pessoa está arrependida ou não. Pois, Deus ainda exige que você perdoe. Isto é uma ordem!

 

Quando você for tentada a não perdoar, lembre-se que deve retribuir o mal com o bem (Rm 12.21). Desse modo, não irá deixar brotar uma “raiz de amargura” em teu coração (Dt 29.18; Hb 12.15). Não apenas perdoe alguém quando te pedir desculpas. Mas também perdoe aqueles que não se arrependem. Pois algumas pessoas nunca irão lhe pedir perdão pelo mal que causou.

 

Você pode chegar até a pessoa e dizer que a perdoa. Mas não fique “jogando na cara” o que ela fez. Se ela se arrependeu ou não, isso é entre ela e Deus. Pois você já fez a sua parte. Somente seja breve. Aliás, você pode até pedir perdão a ela, por não ter agido com maturidade. Além disso, também pode perdoar mesmo que a outra pessoa esteja longe. Em alguns casos pode ser preciso perdoar uma pessoa que já morreu.

 

Devo conviver com a pessoa que perdoei?

 

É possível perdoar alguém, mas não permitir que ela faça parte da sua vida. E isso depende do tipo de relacionamento que você tem ou tinha com a pessoa que precisou perdoar. Como também depende da atitude do outro sobre o que aconteceu. Afinal de contas, não é uma obrigação sua de ser amigo de alguém que te ofendeu. O que não pode ocorrer é guardar mágoa e ficar com rancor da tal pessoa.

 

Alguns dizem que você não é obrigada a perdoar alguém que te machuca, só porque tem o mesmo sangue. Ou seja, que você não deve perdão só porque são família. Mas você agora sabe que isso não é verdade. Perdoar é preciso sempre. Contudo, será que você deve conviver com a pessoa só porque é seu parente?

 

No caso se forem pessoas que moram debaixo do mesmo teto... Sente e converse com a pessoa. Exponha o que ocorreu e diga que ela lhe magoou. E que você a perdoa. Mas se ela vier com uma desculpa para o próprio erro. Então, fique em alerta com essa tal pessoa. Pois você já fez a sua parte.

 

Já quando há uma relação tóxica entre os parentes... Da mesma forma, deve haver um diálogo primeiro. Mas se já foi feita tentativas e nada mudou. Então é hora de se afastar de modo parcial e manter apenas uma conversa básica. E às vezes é preciso se afastar de modo completo.

 

Se acaso, você sofre abuso físico ou verbal ou emocional... Ainda assim deve perdoar essa pessoa. Mas precisará tomar medidas drásticas e buscar ajuda; para que o abuso não continue. Qualquer tipo de abuso requer afastamento quase total ou total. E em alguns casos existem termos legais que não é possível ter aproximação.

 

Conclusão

 

  • Você deve perdoar uma pessoa, pois Deus a perdoou em Cristo Jesus (Ef 4.32).

 

  • Deus perdoa suas ofensas na mesma medida que perdoa os outros (Mt 6.12).

 

  • Você deve perdoar uma pessoa, mesmo que ela não tenha se arrependido (Rm 12.21).


  • Perdoar não significa que você precisa manter uma convivência com tal pessoa (1 Co 15.33). Mas antes peça a Deus para lhe mostrar se deve permanecer dentro desse relacionamento ou não. Dependendo de você, viva em paz com todos (Rm 12.18).

 

Lembre-se que uma das últimas coisas que Cristo fez no tempo em que estava vivo foi garantir o perdão para as pessoas que o assassinaram (Lc 23.34). E que você foi chamada para seguir os passos de Jesus.

 

 

Espero de coração que eu o tenha ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida sobre esse assunto ou outro, pode deixar nos comentários aí embaixo. Mas caso você não queira se expor, pode me escrever por e-mail.

 

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Meu Facebook | Meu Instagram | Meu Twitter

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!