Como fazer amigos na igreja para sua caminhada cristã

 


“Como fazer amigos na igreja e por que isso é importante?” A igreja é um lugar de louvor a Deus e, além disso, de comunhão com os irmãos em Cristo. Por isso, para tornar mais fácil sua caminhada cristã, precisa ter amigos na . Com o fim de orar por eles e com eles. Ao mesmo tempo que uns com os outros aprendam mais. A Bíblia diz:

 

“Mas há amigo mais chegado do que irmão.”

(Provérbios 18.24b)

 

Ou seja, há pessoas que que tem mais união do que um irmão de sangue. Pois poderá dividir o que sente. Seja alegria ou tristezas. Ou o que te torna fraco ou problemas; etc. Mas para que isso ocorra você deve estar atento em algumas coisas, como:


Mesma meta na vida cristã

 

Procure por pessoas que tenham a mesma meta. Isto é, que vivam para o Senhor. Que se envolvam nas atividades da igreja. Que querem ser mais íntimos de Deus. Porque é tolo querer amigos que não tem pureza em suas palavras e nem na vida. Seu esforço será em vão. Aliás podem esfriar sua fé.

 

E aí, como achar amigos que tenham a mesma meta? Antes de tudo inicie uma conversa. Apresente-se e puxe um papo. Por exemplo, imagine a cena que acabou o culto. Tem alguém ali colocando os instrumentos no lugar. E que tocou durante o culto. Dessa forma você se aproxima e diz:

 

— Olá! Meu nome é (seu nome) e vi que você tocou teclado hoje no culto. Foi uma bênção. Eu estou começando a aprender tocar teclado. Você tem algumas dicas para mim?

 

Mas caso você não esteja aprendendo, não minta. Você pode dizer:

 

— Olá! Meu nome é (seu nome) e vi que você tocou teclado hoje no culto. Foi uma bênção. Posso te ajudar a guardar os instrumentos?

 

A pessoa irá lhe cumprimentar dizendo o nome bem como responder sua pergunta. E até mesmo te perguntar algo. Enfim, vocês terão seu primeiro diálogo. Deixe sua timidez de lado! Coloque um sorriso no rosto e vá até a pessoa.

 

Amigos que fazem coisas juntos

 

Procure por pessoas que tenham o mesmo hobby que você. Ou que tenham um gosto em comum. Por exemplo, amigos na igreja que gostam de ler livros do mesmo jeito que você gosta. Ou que tenham um gosto musical igual ao seu. Assim vocês podem indicar e lerem livros juntos. Até mesmo ir em eventos musicais no lugar onde moram.

 

Na Bíblia, por exemplo, Paulo e Timóteo faziam coisas juntos. Eles serviam a Deus juntos, viajavam juntos e cuidavam das igrejas juntos. Que bênção! Você também pode ter amigos assim... Da mesma forma, vamos continuar nossa ilustração de conversa:

 

— E aí, você gostaria de ir em minha casa? A gente podia trocar umas ideias e também tocar teclado. Você topa?!

 

Ou seja, já está chamando a pessoa para fazer algo juntos. E de maneira idêntica pode fazer isso em qualquer conversa.

 

Ajuda na dificuldade

 

“O amigo é sempre leal, e um irmão nasce na hora da dificuldade.”

(Provérbios 17.17)

 

Contudo, é na hora da dor que você precisa de alguém para estar ao seu lado. A ajuda de um amigo é bem-vinda. E nesses momentos que nasce um irmão. Pois o laço da amizade fica mais forte. Os amigos sabem que podem contar um com o outro. Se acaso seu amigo está com dificuldade, preste ajuda. Diga:

 

— Ah (fulano), sei que esse momento é difícil e vou estar ao seu lado para te ajudar. Vou orar por você e se precisar eu oro junto com você. Não quero que fique triste.

 

Se possível diga essas palavras quando estiverem pessoalmente. E durante a semana não apenas ore por seu amigo como também envie mensagens. Pergunte como ele está naquele momento. Envie mensagens de apoio e ajuda.

 

Conselheiros

 

Conselhos de amigos vêm em boa hora. Ainda mais por aqueles são cristãos. Porque darão avisos de acordo com o que a Palavra de Deus diz. Irão orientar a você seguir os passos de Jesus. Quando você precisar de uma ajuda peça à amigos na igreja. Aqueles que demonstram e vivem o que Deus diz. Aqueles que tem experiência no assunto.

 

— Amiga, eu preciso de um conselho. Com frequência estou sendo humilhada. Não aguento mais ser zoada por essas pessoas. O que eu faço?

 

Com toda a certeza, ela (ou ele) irá fazer algumas perguntas. Entender a situação. E lhe dirá algo do tipo:

 

— Não revide os comentários maldosos. Lembra do que a Palavra de Deus diz sobre não pagarmos o mal com o mal? Vou te dar dicas de como se defender, de acordo com a Bíblia. Mas também você precisa conversar com um adulto para tomar as providências certas. Alguém de confiança.

 

E da mesma forma, se seu amigo ou amiga precisar de conselho: Faça perguntas e entenda os acontecimentos. Por exemplo, sua amiga pode dizer:

 

— Hoje estou precisando de um conselho. Meus pais preferem mais o meu irmão do que eu... Eu fico muito triste, como devo lidar com isso?

 

Depois de você entender toda a situação. Diga:

 

— Amiga, esse lance de família é complicado... Contudo, não fique com ciúmes ou até mesmo com ódio. Isso só abrirá brechas para o Diabo destruir sua família. Libere perdão, porque um dia eles verão que agiram de forma errada. Lembra do que a Bíblia diz? Os nossos pais podem até nos abandonar, mas o Senhor irá nos acolher.

 

Igualmente, quando a correção é necessária vocês podem se ajudar. “Para quem se dispõe a ouvir, a crítica construtiva é como brinco de ouro ou joia de ouro puro.” (Provérbios 25.12).

 

Amigos que trabalham para a expansão do Reino

 

Você pode usar sua amizade em prol do Reino de Deus. Junte os seus talentos com as habilidades de seu amigo. Se esforcem para aceitar a responsabilidade da grande comissão. Por isso, juntem o que vocês têm em direção a um alvo maior.

 

Continuando com o mesmo exemplo: Vocês dois sabem tocar teclado. Além disso você canta e o outro sabe tocar violão. Por que então não fazer uma proposta paro seu líder de jovens? Juntar todos e fazerem um culto na praça. Apenas com violão e a voz. Visto que chama atenção das pessoas. E assim ter a chance de falar de Jesus!

 

Não deixa a distância ser um empecilho

 

Amigos mantêm contato mesmo com a distância. Porque é muito raro morar em um lugar por muitos anos. E a fim de cuidar e dar atenção a quem ama você tem outros meios que permitem a comunicação. Afinal, essa é uma das funções das redes sociais. O apóstolo Paulo, por exemplo, usava carta para se comunicar com Timóteo. Hoje, já temos uma comunicação mais rápida... Então não deixe que a distância seja um empecilho para que amizade de vocês acabem.

 

Conclusão

 

Para você fazer amigos na igreja terão que ter coisas em comum. Ter a mesma meta cristã. Ajudar nos momentos difíceis. Dar conselhos quando for preciso. Orar uns com os outros. Cooperar nas atividades da igreja, se possível, juntos. Trabalhar para que mais pessoas conheçam a verdade de Cristo. E não deixar que a distância os separe.

 

“Ah, mas ninguém chega perto de mim”. No entanto, isso não é desculpa! Ao invés de esperar que pessoas venham até a você, por que você não vai até elas? Seja alguém que dê o primeiro passo! Converse, brinque e ache pontos em comum. Aos poucos você constrói amizades fortes. Amigos mais chegados do que irmãos. Com quem você poderá dividir o que sente.

 

E não se esqueça de valorizar os amigos na fé que o Senhor lhe deu. Agradeça a Deus pelos amigos que você já tem e/ou pelos amigos que fará a partir de agora.

 

 

Espero que eu tenha lhe ajudado a saber como fazer amigos na igreja. E ter feito você entender a importância que isso tem para a sua caminhada cristã. Por isso, peço por gentileza que deixe um comentário aí embaixo. Tem mais dicas? Me conte! As dicas deram certo com você? Volte aqui para me contar.

Mil Beijinhos...

 

 

Meu Facebook | Meu Instagram | Meu Twitter

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

 

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!