Xô, Preconceito!



O preconceito é uma “doença” moral enraizado no coração do ser humano. Deus abomina qualquer tipo de preconceito, seja racial, étnico, sociocultural e religioso. Vamos ver no dicionário a definição de preconceito:

Preconceito: Conceito antecipado e sem fundamento razoável; opinião formada sem ponderação; superstição; convencionalismo.

“Já não somos mais judeus, nem gregos, nem escravos, nem livres, nem simplesmente homens ou mulheres, porém somos todos iguais; somos um em Cristo Jesus.”
(Gálatas 3.28)


Quando em Antioquia os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristãos (At 11.26); o nome “cristãos” originalmente era um insulto que significava “seguidores de Cristo”.

Quando Tiago percebeu que as pessoas faziam distinção uma das outras porque algumas tinham riquezas e outras não, escreveu dizendo que o que eles estavam fazendo é pecado. “Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’, estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.” (Tiago 2.8,9). Até porque está escrito em Provérbios 22.2: “O rico e o pobre são iguais perante o Senhor, que criou os dois.”.

Quando o apóstolo Paulo escreve uma carta para Timóteo instruiu para que ele não tenha preconceito contra ninguém. “Na presença de Deus, de Cristo Jesus e dos santos anjos, eu peço e insisto no seguinte: em tudo o que você fizer, obedeça a estas instruções, sem preconceito contra ninguém e sem favorecer nenhuma pessoa.” (1 Timóteo 5.21).

Jesus quando falou com a mulher samaritana (Jo 4.5-42) quebrou os paradigmas, pois as leis judaicas proibiam os mestres de falarem com mulheres; os judeus não falavam com os samaritanos e os “justos” não se misturavam com os “pecadores”.

O racismo é mencionado na Bíblia assim: “Por acaso o etíope pode mudar a cor da sua pele?” (Jeremias 13.23a). Para quem não sabe o etíope tinha a pele negra.

Estamos vivendo em uma sociedade que privilegia os ricos, os bonitos, etc. Fazendo o tratamento especial para essas pessoas. Um conselho: Honre as pessoas pelo que são em Cristo, não pelo que são no mundo.

E vítimas de discriminação têm risco maior de desenvolver depressão e ansiedade. E por que as pessoas fazem tal discriminação? Geralmente o agressor pode já ter sido uma vítima, e como forma de escape acaba propagando o ódio que recebeu das outras pessoas.

Alguns cristãos são taxados de discriminar as pessoas que estão no grupo LGBTQ+ , mas isso não é verdade, nós apenas falamos o que está descrito na Bíblia. No entanto, precisamos abraçar tais grupos, não aceitando o pecado, mas o confrontando em amor. O pastor Abner Ferreira disse: “Se os homossexuais tem o direito de lutarem pelos seus direitos, nós, os conservadores, temos o direito de protestar contra aquilo que não concordamos. Isso é algo natural em uma sociedade democrática. A menos que eles pretendam instaurar um regime de ditadura.”.

O que nós cristãos podemos fazer contra o preconceito? Você pode comer um lanche regularmente na escola ao lado de alguém que foi ferido pelo preconceito. Você pode procurar conhecer alguém que você tenha pré-julgado; talvez essa pessoa é bem diferente daquilo que você imaginava. Você pode visitar uma igreja de cultura diferente, por exemplo, se você é de uma igreja tradicional, visite uma igreja pentecostal.

Se Deus não faz acepção de pessoas, quem somos nós para fazermos o contrário? E nada de sentar na mesa aonde falam mal dos outros, porque quando você sai; você é o tema!

“Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual.”
(Atos 10.34b)


O que você achou desta postagem? Deixe o seu comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!