Garotas fãs de Cristo: Cadê os levitas do Senhor?

Cadê os levitas do Senhor?

Você se considera uma levita do Senhor? Se você não se considera, provavelmente conhece alguém que diz que é levita na casa de Deus, e este fala que canta ou toca algum instrumento na igreja e/ou que faz parte até do ministério de louvor. Associar levita com algo relacionado a música já faz parte da vida das igrejas atualmente, mas... de onde surgiu esta ideia? É correto chamar os músicos das igrejas de levitas? É isso que hoje eu vou explicar nesta postagem.


As doze tribos do povo de Israel são descendentes dos doze filhos de Jacó, e foi por isso que o nome de cada tribo eram os nomes dos filhos de Jacó. Jacó e Lia tiveram um filho o qual se chamou Levi (Gn 35.23) – que era o terceiro filho –, e este por sua vez teve filhos os quais chamou de Gérson, Coate e Merari (Gn 46.11). Por isso quem era descendente da tribo de Levi era chamado de levita.

Assim como as demais tribos, a Tribo de Levi foi eleita por Deus para fazer algumas tarefas, e estas são: conduzir os sacrifícios, desmanchar, transportar e erguer o tabernáculo no tempo de peregrinação à terra prometida. O serviço dos levitas começavam quanto atingiam a idade de vinte cinco anos até cinquenta anos, quando deixavam de trabalhar, podendo ajudar os demais companheiros no trabalho deles na Tenda, porém não podendo ser mais responsável por nenhum serviço (Nm 8.24-26). Os levitas não possuíam nenhuma herança da Terra Prometida (Nm 18.23), e o seu sustento vinha do dízimo do povo.

Os levitas eram divididos em grupos e cada grupo tinha sua função. Como já foi dito acima, Levi teve três filhos, e estes foram os nomes dados para os grupos que pertenciam a tribo de Levi. Vejamos:

Coatitas: “O serviço dos coatitas na Tenda é o de cuidar das coisas santíssimas.” (Números 4.4)

Gersonitas: “O serviço dos gersonitas é trabalhar na Tenda e carregar cargas.” (Números 4.24)

Meraritas: “O que terão de levar, de acordo com o serviço deles na Tenda, é o seguinte: as tábuas, os cabos, as colunas, as bases da Tenda; as colunas do pátio que fica ao redor da Tenda, as suas bases, as estacas e as cordas, com todos os seus objetos e com tudo o que pertence ao seu serviço. Entregue a cada homem uma lista das coisas que ele deve levar. É essa a responsabilidade do grupo de famílias de Merari, de acordo com o serviço deles na Tenda.” (Números 4.31-33a)

Já deu para perceber que os levitas eram chamados para ser encarregados nas coisas do Tabernáculo, uns cuidando (limpando) de determinados objetos, outros erguer e desmontar a Tenda, etc. Não há nada envolvendo música a princípio. Mas, de onde veio a ideia que os levitas são músicos?

Quando Davi assumiu o reinado em um dado momento separou alguns grupos de famílias da Tribo de Levi para serem nomeados para cantar e tocar alguns instrumentos (1 Cr 15.16-24). Pronto! A partir daí algumas igrejas erroneamente pregam que os levitas são músicos, e não é bem assim que a Bíblia narra. De fato, no Antigo Testamento os músicos eram levitas, mas nem todo levita era músico. Percebeu a diferença?

Aí você pode perguntar: Mas Abilene, se alguns músicos eram levitas, por que é errado chamar os músicos da igreja atual de levitas do Senhor? Existem alguns motivos para dizer que é um grande equívoco essa intitulação na igreja atual:

1º) Nem todos os levitas eram músicos. Como já foi dito antes, os levitas também eram encarregados da organização de espaço, da limpeza entre outras coisas. Então é errado dar destaque para o músico e esquecer que a zeladora da igreja deveria ser chamada de levita. Acho que ninguém viu uma imagem nas redes sociais com a divulgação de uma festa da igreja e apresentar que estará a levita fulana de tal que faz a limpeza impecável do templo.

2º) Cria uma divisão na igreja. Os “levitas” ganham destaque e todo mundo quer ser um, só para “aparecer”. Formam-se grupos de levitas e não levitas e acontece a formação de “panelinhas” dentro da igreja, deixando uns numa condição superior e outros numa condição inferior.

3º) Os levitas trabalhavam em tempo integral. Você já ouviu algum fulano que diz ser levita trabalhar em tempo integral, e fazer todas as funções incluindo o de limpar o templo, abrir e fechar a igreja?

4º) Eram descendentes da tribo de Levi. Ninguém aqui tem como provar ser descendente da tribo de Levi, não é mesmo? Isso já é um motivo para dizer que não existem levitas hoje. É só olhar em qualquer dicionário bíblico o que é esse termo que com toda certeza ele irá expor que deve haver essa descendência. No meu dicionário bíblico (vocabulário) está escrito:

Levita. Membro da tribo de Levi. Os levitas ajudavam os sacerdotes nos serviços da Tenda Sagrada (Números 3.5-13) e, depois, do Templo (2 Crônicas 8.14).

5º) O chamado levítico era apenas para aquele tempo do Antigo Testamento. Para alguém ser encarregado a trabalhar como levita, era indispensável que tal pessoa provasse que era descendente da Tribo de Levi, e por que agora deveria ser diferente? E por que não há as outras tribos dentro da igreja, hein? Só pode ter a tribo de Levi? A Bíblia relata muito bem que isso era do Antigo Testamento e que não há necessidade alguma de ser adotada pela igreja de Cristo. Analise bem os versículos abaixo:

“A lei que o povo de Israel recebeu se baseava no sacerdócio dos levitas. Ora, se o trabalho dos sacerdotes levitas tivesse sido perfeito, não haveria necessidade de aparecer outro tipo de sacerdote, da ordem do sacerdócio de Melquisedeque e não da ordem de Arão. Pois quando se muda o sacerdócio, a lei também precisa ser mudada.” (Hebreus 7.11,12).

É importante que depois você leia todo o capítulo sete de Hebreus para que esclareça melhor essa ideia expressa nos versículos, a qual se resume em: Os levitas eram mediadores da aliança de Deus entre o povo de Israel, e esse papel é perfeitamente cumprido por Jesus.

Quem se diz levita não sabe realmente o que está dizendo, além de ser mais uma intitulação que é pura questão de vaidade. Não podemos nos render a uma cultura re-judaizante com tendências neo-pentecostais (veja bem, isso é diferente dos pentecostais), isso é retornar ao ministério levítico e negar a obra de Cristo.

Portanto, eu já posso concluir respondendo a pergunta que se encontra no título desta postagem: Cadê os levitas do Senhor? Estão todos mortos. Pois levita é quem é descendente da tribo de Levi (uma das doze tribos de Israel).


Gostou da postagem? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!