Garotas fãs de Cristo: Copiar e Colar - que mal há nisso?

Copiar e Colar - que mal há nisso?


Hoje vou falar de um assunto que é pouco falado no meio cristão, entretanto é uma coisa que acontece infelizmente em nosso meio: o plágio. Sim, isso mesmo que você acabou de ler... Vou falar sobre como o Ctrl + C e Ctrl + V , pode influenciar na nossa vida cristã.

O que é Plágio:

“Plágio significa copiar ou assinar uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é sua própria. O plágio pode ser de qualquer natureza, como em livros, música, obras, fotografias, trabalhos, e etc. O plágio ocorre quando um indivíduo copia o trabalho de alguém e não coloca os créditos para o autor original.” (Significados)


Resolvi falar sobre este assunto, porque esta semana aconteceu algo comigo que me deixou bem intrigada. Estava eu no facebook querendo atualizar a página da Garotas fãs de Cristo, então digitei o nome da página na guia de pesquisa e para minha surpresa tinha duas páginas, uma com o nosso logotipo (que é a nossa) e a outra com uma imagem que era a nossa antiga foto de perfil da página. Entrei em contato por mensagem com quem criou aquela página, e resumindo, a menina que criou ficou chateada por eu não deixar usar o mesmo nome, e trocou o nome de sua página – e colocou um nome bem parecido com o nosso –, mas não irei divulgar este nome.

Sabe meninas, esse fato me incomodou muito, porque vejo muita gente achando que a internet é livre e que podem sair copiando e reproduzindo conteúdos de outras pessoas. Sabe por que os professores pegam no nosso pé quando falam para colocar a “Webgrafia” no final dos trabalhos? Porque tudo o que é lançado na internet é protegido pela lei de direitos autorais, nº 9.610/1998, e esta lei diz que tudo da autoria de uma pessoa é protegida, até mesmo se não for registrada. E eu sei que muitas meninas aqui são blogueiras, então é preciso alertá-las quanto a isso.

SOB UMA ÓTICA CRISTÃ

Já sabemos que plágio é um crime, por isso, vamos entender mais sobre isso numa visão cristã, tudo bem?

1) Você estará fazendo com que as pessoas acreditem que aquilo é seu, quando na verdade não é. Portanto, você estará mentindo.

A Bíblia diz que o cristão deve abandonar a mentira e falar sempre a verdade (Ef 4.25); e diz também que o Diabo é o pai da mentira (Jo 8.44). O Senhor nosso Deus não se agrada de mentirosos, e Ele diz que o lago de fogo será reservados para aqueles que mentem (Ap 21.8).

2) Você estará pegando uma coisa que não é sua sem autorização. Logo, você estará roubando.

O oitavo mandamento diz que o cristão não deve roubar (Ex 20.15). A Palavra de Deus afirma também que nem os ladrões e nem os roubadores herdarão o Reino de Deus (1 Co 6.10).

3) Você estará sendo desonesto com as pessoas que estarão lendo aquilo que você copiou.

Deus detesta quem usa balanças desonestas (Pv 11.1), isto é, quem é desonesto. E você acabará sendo descoberto o mais rápido do que você pensa, já que a Bíblia diz que a mentira tem vida curta (Pv 12.19).

Você pode até achar que não, mas quando as pessoas acabam descobrindo o plágio, você acaba perdendo credibilidade; e caso você tenha um blog e faz isso, este também acaba perdendo sua credibilidade. E o seu blog pode ser punido pelo Google, já que quando os seus robôs detectam páginas duplicadas, em vez de seu blog aparecer lá nas primeiras páginas de pesquisa, irá acontecer o contrário, ele vai aparecer nas últimas ou até mesmo no oculto dos resultados de busca. Ou seja, seu blog receberá poucas visitas, não irá crescer e ainda vai “se queimar” com os poucos leitores que ainda lhe restam.

4) Você estará sendo desonesto com o autor.

Você estará sendo injusto com o autor da frase, do texto, da imagem, ou seja lá o que for. E não me venha dizer que está querendo apenas proclamar o Evangelho copiando algo que seja cristão para fins cristãos, pois Deus não precisa que burlem as leis dos homens e até mesmo a lei divina para levar o Evangelho.

O autor da obra teve um imenso trabalho de pesquisa e de criatividade, e você não tem o direito de sair “pegando” coisa alheia sem autorização. Veja o que a Bíblia diz:

“Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça, e os seus aposentos sem direito, que se serve do serviço do seu próximo sem remunerá-lo, e não lhe dá o salário do seu trabalho.” (Jeremias 22.13)

“Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.” (Romanos 13.7)

O QUE VOCÊ TEM QUE FAZER A PARTIR DE AGORA

Se você era alguém que não tinha ideia de que isso era errado, então está na hora de tomar uma posição:

“O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.” (Efésios 4.28)

O que isso quer dizer? Se você cometia tal pecado, não cometa mais; faça alguma coisa produtível, repartindo o Evangelho para as pessoas que necessitam. A partir de agora, quando você gostar de algo legal de outra pessoa compartilhe o trabalho dela. Se você tem um blog e quer colocar uma postagem legal de outro blog, coloque no início do texto (abaixo do título), o nome do autor e um hiperlink de onde foi retirado – não deixe para colocar os créditos no final, pois o leitor já começa lendo sabendo que aquele texto foi fruto de um trabalho de outra pessoa.

Dica para blogueiras: Fique atenta aos direitos autorais de autor, pois existem blogs e sites que nem mesmo é permitido copiar um texto e colocar os créditos. E antes de copiar um texto, entre em contato com o autor pedindo autorização, isso é uma coisa bem legal!

DIREITOS AUTORAIS DA GAROTAS FÃS DE CRISTO

Todo conteúdo publicado na Garotas fãs de Cristo – todas as redes sociais inclusas – foi produzido pelas colunistas e moderadoras deste ministério – salvo o contrário – e está protegida pela lei de direitos autorais nº 9.610/1998. É proibida a sua reprodução, seja de forma integral ou parcial, em quaisquer meios, salvo com a autorização de seus autores. Caso queira reproduzir algum de nossos conteúdos, entre em contato com a administração do blog.

E a você leitora, peço algumas coisas: Primeiramente, se houver em nosso blog conteúdos de outros autores sem devido créditos a autoria, entre em contato com a gente. Segundo, se descobrirem algum lugar da web que contenha algum conteúdo de propriedade da GFDC sem devido créditos, por favor, entre em contato com a gente nos enviando o link que você achou. Terceiro, a GFDC utiliza imagens para suas postagens retiradas do Google, se estivermos usando uma imagem sua e que fira seu direito, por favor, entre em contato.


O que acharam desta postagem? Já sofreram com algum tipo de plágio? Deixe um comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com


2 comentários:

  1. adoro o blog mas gostaria de saber, colar na prova é pecado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gosta do blog. Sim, colar na prova é pecado. Do mesmo modo que expliquei nesta postagem, você estará roubando o conhecimento de outra pessoa que estudou para a prova e estará enganando (mentindo) para o professor dizendo que aquele conhecimento é seu, quando na verdade não é. Já que roubar e mentir são pecados, então colar numa prova também é.

      Espero que eu tenha tirado a sua dúvida.

      Excluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!