Garotas fãs de Cristo: TPM

TPM

Três letrinhas que fazem nós garotas pirarem de vez, e claro, enlouquecerem todos que estão ao nosso redor. A tensão pré-menstrual (TPM) afeta a maior parte das meninas – é, tem gente que é sortuda e não sofre com isso – e que nesse período ficamos bem mais estressadas, tristes e felizes ao mesmo tempo, temos que atacar a geladeira principalmente para comer um chocolate, choramos sem motivo e brigamos por qualquer coisinha.



Eu também faço parte do grupo que sofre com a TPM e se você também faz parte, venha conhecer o porquê temos isso e como saber lidar com as emoções a flor da pele. Indique também para as suas amigas, sei que elas vão amar as dicas que estão nesta postagem e vão, assim como você, aprender a encontrar um equilíbrio nessas situações que a gente passa todo mês.


Por que temos TPM? A tensão pré-menstrual está ligada com os hormônios que atuam dentro do nosso corpo, e que ficam variando nos dias que antecedem a menstruação.

Por que algumas meninas não têm TPM? Porque nem todas as meninas têm os efeitos da tensão pré-menstrual tão acentuadas como algumas têm. A explicação mais exata disso tem a ver com os hormônios e o como eles agem no corpo de cada menina, o que pode variar muito.

Quando acontece? Isso pode variar muito, mas geralmente ocorre de sete à dez dias antes da menstruação e que só diminuem após o início do sangramento. Em algumas garotas, a TPM começa uns 15 dias antes, e para outras, podem só diminuir com o término do sangramento.

Quais sãos os tipos de TPM? Existem 4 tipos, cada garota pode ter um ou vários misturados, e até mesmo ter esses quatro tipos ao mesmo tempo. O Tipo A (ou a nervosinha), o Tipo C (ou a chocólatra), o Tipo D (ou a dramática) e o Tipo H (ou a estufadinha).

Quais são os sintomas? Existem os sintomas emocionais e os físicos. Os sintomas emocionais são: tristeza, irritabilidade, ansiedade, etc. Os sintomas físicos são: alteração de apetite, cansaço, dor de cabeça e nas mamas, retenção de líquidos, etc.

Existe uma substância produzida em nosso sistema nervoso chamada de serotonina. Ela é responsável, principalmente, por regular o humor e o apetite. Antes da menstruação, o níveis de serotonina ficam muito baixos, causando assim sintomas como, irritabilidade, depressão e mudanças no apetite. O Tipo A, C e D estão ligadas a esse hormônio. O tipo A é aquela que fica irritada e até agressiva. O Tipo C é aquela que não pode ver doce na frente que quer comer e também que sente certos enjoos com algum tipo de comida. O tipo D é aquela que é chorona e que bate aquela depressão.

E o tipo H? Bem, ela é chamada de “estufadinha” porque nesse período o corpo da menina retém bastante líquido e deixando-a literalmente mais cheinha; ganhando peso e tendo o inchaço nas mamas, nas pernas e na barriga. Se você tem esse tipo de TPM evite ao máximo ingerir sal, pois ele retém líquidos, piorando ainda mais o inchaço. E tome como prioridade alimentos que ajudam o organismo a eliminar mais água, como salsa, melancia, morangos.

Falando em alimentos, vamos ver alguns alimentos que ajudam a aliviar a TPM?



Depois desse papo super legal sobre o que é tensão pré-menstrual e de como aliviá-la; não pense que o post acaba por aqui. Na-na-ni-na-não! Tem mais uma coisinha que queria falar com vocês...

“Melhor é viver no deserto do que com uma mulher briguenta e amargurada.” (Provérbios 21.19)

Não importa qual seja o seu tipo e nível de TPM, como o versículo aí de cima falou, não tem como conviver com uma mulher que é briguenta e amargurada; é melhor viver num deserto do que como uma mulher assim. Fortes essas palavras, não acha? Mas é o que a Bíblia mostra para a gente hoje. A TPM não é motivo para você brigar com os outros. Como cristã, você precisa exercer ainda mais o fruto do Espírito chamado autocontrole. É, eu sei que não é fácil, mas às vezes a gente dá muita brecha para o Diabo agir quando estamos nesse estado. Por exemplo, nós não medimos as palavras e saímos brigando com tudo e com todos, muitas das vezes sem motivo algum, e acabamos por machucar as pessoas com as nossas palavras. Será que isso realmente é atitude de uma garota cristã? Com certeza não! Posso dizer por experiência própria que não é fácil lidar com a TPM, e só comecei a perceber isso quando meu namorado me dizia: “controle suas emoções” quando o machucava com palavras e atitudes minhas (está bem, confesso que às vezes ele ainda fala isso para mim, até porque estou nessa fase de aprender a lidar com a TPM).

Reconheça que você tem perdido o controle quando está na TPM e que isso prejudica você mesma e as pessoas que estão ao seu redor e peça ajuda a Deus, ore ao Senhor pedindo autocontrole para mudar essa situação.

Rapazes, sejam compreensivos e pacientes com as moças ao seu redor quando elas simplesmente parecem mudar com você por alguns dias. Não briguem com elas, pois isso só piora a situação. Porém, deem bastante atenção e principalmente ore por elas!


E aí, o que acharam dessa postagem? Deixe um comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!