Garotas fãs de Cristo: Quando é difícil perdoar

Quando é difícil perdoar

Olá galera abençoada! Tudo bem com vcs? Espero que sim.

Então... Você já foi magoada(o) alguma vez? Alguém já te deixou muito triste e seu coração ficou ferido? Pois bem, hoje quero falar sobre o perdão.


Perdoar é uma coisa muito difícil, acho que é o dever mais difícil do cristão. Já reparou que quando alguém nos magoa a gente fica muito frágil, muito sensível à situação e com muito receio? Isso é consequência da mágoa, algo com que devemos cuidar muito cuidado, pois é como veneno que mata o nosso coração para o amor e o abre para a amargura.

O perdão é um dever e só seremos perdoados se perdoarmos também. A oração que Jesus nos ensinou diz "perdoai as nossas dívidas, assim como nós temos perdoados os nossos devedores" (Mt 6:13), isso mostra que a condição de sermos perdoados é perdoar, além de também ter dito que devemos perdoar quem peca contra nós até 70 x 7, ou seja, quantas vezes o seu irmão lhe pedir perdão em um dia, perdoarás.

Mas o que é perdoar o meu irmão? Perdoar significa não condenar mais o seu irmão, e é aí que as coisas se complicam, pois enquanto guardarmos a mágoa não conseguiremos perdoar, pois estaremos sempre nos lembrando dessas feridas e culpando o nosso irmão por elas estarem ali.

Deus pode te ajudar a perdoar, é só você pedir a Ele. Ele sabe o quanto é difícil para nós e, portanto nos ajuda. Ele é o único que vai curar as feridas deixadas no seu coração, e elas não te incomodarão mais e você será capaz de amar o seu irmão novamente.

O pior é quando a ofensa vem de quem a gente menos espera, essas feridas são as que mais doem, mas Provérbios 17:9 diz: "Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade".

A falta de perdão gera amargura, a amargura impede de amar, e sem amor não agradaremos à Deus, pois como diremos que amamos a Deus se não amamos nem o nosso irmão?

E como perdoar o meu irmão?

Perdoar começa com a decisão de perdoar, a nossa própria vontade, depois não ficarmos pensando na ofensa, em como nos vingar ou bolar argumentos que acusem o nosso irmão, é remover a ofensa passada da nossa mente, entregar nas mãos de Deus e deixar que Ele nos guie através da sua palavra. Outro passo é orar por quem te magoou (difícil né, mas são palavras de Jesus em Mateus 5:44). Você não precisa acusar, criar discussões, nem ficar criando desculpas, você simplesmente perdoa e nada mais, nada menos do que isso.

Deus é misericordioso conosco e nós devemos usar de misericórdia com o nosso próximo. Deus nos perdoou primeiro entregando o seu Filho e se esquecendo das nossas ofensas e com isso deixou o exemplo do que é perdoar.

Fiquem na Paz do Senhor!
Beijoss, 
Dani.

Um comentário:

  1. A gente precisa perdoa, primeiro dentro de nós e depois colocar isso em palavras... Até porque as vezes a pessoa nem se importa e a gente é que perde a nossa paz.

    Beijos

    Ah, o blog tá lindo ;)

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!