Qual deve ser a postura do cristão no trabalho?

 


O trabalho é algo necessário para o ser humano, pois é ele que contribui promovendo nosso sustento financeiro. Logo, ter um emprego num mundo onde é recheado de maus exemplos é um tanto meio complicado para quem é cristão. Mas a Bíblia deixa bem claro que devemos refletir Cristo em nosso dia a dia sendo testemunhas do amor dEle pela humanidade, e isto inclui a nossa vida profissional.

 

Por isso hoje vamos falar um pouco sobre qual deve ser a postura do cristão dentro do ambiente de trabalho e os desafios que esse contexto proporciona na vida de quem segue a Cristo.

 

“O justo ganha a vida com seu trabalho.”

(Provérbios 10.16a)

 

O cristão e o trabalho

 

Como cristãos devemos compreender que nosso serviço é uma bênção para a vida da gente e que nosso ambiente de trabalho também serve para abençoar as pessoas que nos cercam.

 

Então, peça a Deus para que tenha a oportunidade de trabalhar na área que você se especializou e/ou tenha aptidão; lidando com pessoas de bom caráter que tomem decisões em prol do bem comum da equipe. E que faça parte de uma empresa que tenha um bom produto e que não trabalhe realizando “trambiques” sendo cúmplice de um negócio fraudulento.

 

Outro ponto a destacar é que em algumas empresas, o funcionário é contratado para fazer algo, mas infelizmente tiram proveito para que você faça muito mais do que lhe cabe. Por isso, não permita que você seja explorada pelos seus gestores realizando atribuições pelo qual não foi chamada a exercer.

 

Tenha equilíbrio em relação ao seu horário de trabalho, ou seja, não faça de seu emprego o foco principal de sua vida. Até porque você deve trabalhar para viver diferentemente do que viver para trabalhar. É necessário conciliar suas atividades profissionais com momentos para com Deus, família, ministério, descanso e lazer. “Para quem estou trabalhando tanto, e por que razão deixo de me divertir?” (Ec 4.8b).

 

Além disso, você precisa ter um salário digno e compatível pelo qual foi contratado a realizar pela empresa. Portanto, não fique com vergonha de pedir a Deus que seu chefe seja tocado a lhe pagar devidamente pelo seu trabalho. Porque “o trabalhador merece o seu salário” (1 Tm 5.18b). Falando nisso, você precisa aprender a administrar bem o que ganha para que consiga prosperar em seu caminho, sendo um excelente mordomo.

 

Como posso honrar a Deus no meu trabalho?

 

A postura que um cristão deve possuir em um ambiente de trabalho, é a mentalidade que não está trabalhando apenas para obter dinheiro para seu sustento. O seu serviço é uma maneira de honrar a Deus, por isso você o deve fazer dando o seu melhor como se estivesse trabalhando para Deus e não simplesmente para o seu chefe. “Em tudo que fizerem, trabalhem de bom ânimo, como se fosse para o Senhor, e não para os homens” (Cl 3.23).

 

Outra maneira de honrar a Deus no seu serviço é mantendo relacionamentos saudáveis com seus colegas de trabalho. Se você tiver sabedoria para lidar com cada colega, não sendo uma pessoa de “leva e traz” e “Maria vai com as outras”, com certeza fará diferença real na vida das pessoas. E se por acaso alguém tiver mal intenção ou de alguma forma tentar te prejudicar, peça ao Senhor para que essa situação se reverta para a glória dEle.

 

E quando sua integridade for posta à prova em alguma situação do trabalho, não comprometa os seus valores independentemente da circunstância. Porque aquele que não é honesto, além de desagradar a Deus está pondo sua carreira em risco. “Quem anda em integridade anda em segurança; quem segue caminhos tortuosos será exposto” (Pv 10.9).

 

Por fim, continue investindo na sua qualificação profissional, não importando qual seja sua atual condição financeira ou quaisquer outras circunstâncias. Ore para que você tenha uma ótima qualificação, disposição e garra para chegar ao máximo do seu potencial.

 

 

E você está sendo uma benção no seu local de trabalho? Deixe aqui o seu comentário sobre o que achou deste artigo. Não se esqueça de nos seguir no Instagram @GarotasfasdeCristo e no Twitter @_GFDC.

Mil Beijinhos...

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!