“Meus pais não confiam em mim.” O que eu faço?

 


“Meus pais não confiam em mim”, dizem muitos adolescentes que assim como você enfrentam o mesmo dilema. Talvez seus pais não deixem você dormir na casa de sua amiga ou nem mesmo permitem que você saia de casa para se divertir, e quando deixam, impõe regras e horários para chegar em casa.

 

É bem difícil ser adolescente quando os pais são severos e não entendem que você às vezes quer apenas que eles tenham mais confiança você. Claro que muitas vezes, o problema está com os pais, mas em alguns casos, a questão pode estar em si mesma. Pois confiança é um assunto bastante delicado que gera desentendimento entre pais e filhos.

 

Então, se acha que seus pais poderiam confiar mais em você ou se deseja recuperar a confiança deles caso tenha perdido; estarei te ajudando nesta questão com alguns conselhos da mesma maneira que uma irmã mais velha faria.

 

Por que meus pais não confiam em mim?

 

Os pais não têm como saber quem os filhos deles são fora de casa, por isso, o critério que eles utilizam para darem liberdade para os filhos é analisando o que fazem dentro de casa, com a família e no cumprimento das responsabilidades. Sendo assim, se você é uma adolescente que vive enrolando para cumprir uma tarefa ou responde de forma grosseira, isso gera uma impressão ruim neles.

 

Como seus pais vão saber que fora de casa vão respeitar as regras e cumprir com os combinados, se você deixa bem claro que não está nem aí para nada? Parece uma coisa boba, mas é assim que os pais pensam.

 

E antes que você venha me dizer: “Ah, mas eu faço tudo certo e mesmo assim meus pais não confiam em mim!”; tenho algo a contar para você. Os pais tomam decisões com base no que eles acham que é certo para sua vida, tentam ao máximo de proteger e evitar que você se decepcione com o mundo. Além disso, muitas vezes ficam inseguros por você estar fora dos olhos deles; e parte dessa insegurança pode vir da imagem que você colaborou para criar na mente deles. Aliás, se seus pais não confiam em você provavelmente eles têm um bom motivo.

 

O que fazer para conseguir que os meus pais confiem mais em mim?

 

Antes de seus pais darem mais liberdade para você sair, você tem que mostrar pelo seu comportamento que é responsável. “Porque cada um de nós é responsável pela própria conduta.” (Gálatas 6.5). Logo, não deixe suas obrigações para depois. Faça os seus deveres escolares e ajude seus pais em casa. Cumpra com suas obrigações em casa sem que seus pais tenham que pedir, fazendo ainda mais do que eles esperam que você faça.

 

E chegue sempre no horário combinado. Por exemplo, se seus pais permitirem você sair e marcar um horário para voltar para casa, chegue antes do horário combinado; porque se você desrespeitar essa regra, eles não vão deixar você sair de novo.

 

Sempre conte a verdade para seus pais, ou seja, não minta nem omita nada. Pois os pais se sentem traídos quando mentimos ou demoramos a contar algo que aconteceu. Não esconda nenhum detalhe, porque além de evitar que eles façam muitas perguntas, é bem provável que seus pais confiem mais em você se você contar tudo a eles.

 

Além disso, ao fazer um acordo com seus pais, cumpra o que foi combinado entre vocês. “Que seu ‘sim’ seja de fato sim.” (Tiago 5.12b). Ou seja, se eles combinaram que você não deve sair com uma determinada pessoa, então não descumpra a ordem. “Filhos, obedeçam a seus pais em tudo.” (Colossenses 3.20).

 

Faça um esforço para provar que você é confiável. Porém, se você estiver dando o seu melhor e mesmo assim achar que seus pais não confiam em você como deveriam; por que não conversa com eles a respeito disso? Em vez de reclamar, pergunte de modo respeitoso o que eles acham que você precisa fazer para conseguir a confiança deles. Porque gritar e xingar não ajuda em nada, pelo contrário, só atrapalha.

 

Como faço para ganhar a confiança dos meus pais de novo?

 

Mas se por acaso você perdeu a confiança de seus pais, tenha em mente que vai levar um tempo até que eles confiem em você novamente. Logo, o que você deve fazer é sentar e conversar com seus pais sobre o que aconteceu e ouça o que eles têm a dizer.

 

Além disso, peça desculpas por violar a confiança que seus pais tinham em você e proponha uma maneira de evitar que o erro que você cometeu volte a se repetir no futuro. Quando você sabe o que seus pais não querem que você faça, é mais simples evitar que aquilo ocorra de novo.

 

É claro que um simples pedido de perdão, não vai consertar tudo. Portanto, demonstre responsabilidade e que está pronto para mudar seu comportamento por meio de pequenas ações dentro de casa. É bem provável que seus pais listem tarefas a fazer e retirem algo que você gosta, como tirar o celular por um determinado tempo.

 

Caso você tenha mentido para os seus pais, é importante ser honesta a partir desse momento. Porque demonstrar que está comprometida a falar apenas a verdade, faz com que seus pais vejam a mudança em você. E com o tempo seu progresso será notado pelos seus pais.

 

Lembre-se que a mente dos pais funciona assim: “Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes” (Lucas 16.10).

 

 

Agora que você sabe os motivos pelos quais seus pais não confiam em você, que tal conquistar ou reconquistar a confiança deles? Ponha todos os conselhos em prática; porque quando os seus pais perceberem que está tomando boas decisões, vão confiar mais em você! Siga a gente no Instagram @GarotasfasdeCristo e no Twitter @_GFDC. Mil Beijinhos...

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!