Por que devo me batizar nas águas?

 


Você frequenta a igreja por muito tempo ou talvez é um novo convertido e as pessoas ficam comentando que está na hora de se batizar nas águas? Mas o que será esse tal de batismo que andam falando por aí e por que necessita tanto disso? Por acaso só vai para o céu quem for batizado?

 

Essas dúvidas podem estar passando pela sua cabeça e fazendo com que você tenha receio sobre o batismo nas águas. Mas fique tranquilo, porque vou te ensinar um pouco acerca dessa prática cristã.

 

“O que está esperando? Levante-se e seja batizado!”

(Atos 22.16a)

 

O que é o batismo?

 

O batismo é uma forma de dar testemunho público da sua decisão de andar com Cristo e dizer para as pessoas que assumiu um compromisso de viver de acordo com a vontade dEle. Por isso, entenda que se batizar não é um ritual de purificação e nem um atestado de perfeição.

 

Além disso, o batismo é uma ordem dada por Jesus para todo aquele que nEle crer (Mt 28.19), fazendo assim parte do processo de vida dos seguidores de Cristo. Portanto, ao ser imerso nas águas, você está exemplificando que com Cristo foi “sepultado” morrendo para sua velha vida; e ao se levantar, você foi “ressuscitada” para uma nova vida dedicada a Deus (Rm 6.3-5).

 

Quem pode ser batizado nas águas?

 

Qualquer pessoa que se arrependa e tenha consciência de seus pecados e decide que quer mudar de vida, crendo e confessando o sacrifício de Jesus na cruz por si; está pronta para passar pelo batismo nas águas.

 

Quando lemos acerca do primeiro batismo cristão (At 8.30-39), vemos que os novos convertidos eram ensinados sobre essa prática. Dessa maneira, quem se convertia não demorava para se batizar nas águas. Portanto, podemos tirar um ensinamento que, após fazer sua decisão de servir a Cristo, ninguém deve demorar para passar pelo batismo que é feito “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19).

 

Existe idade certa para batizar nas águas?

 

Não existe uma idade certa para se batizar! Pois se alguém é capaz de compreender a obra redentora de Cristo e assume o compromisso de obedecer a Seus mandamentos, então nada impede de passar pelo batismo nas águas.

 

Mas é bom lembrar que por questão de costume e tradição, algumas igrejas têm regras específicas acerca disso. Por esta razão, se você ou alguém que conhece tem o desejo de batizar, precisa conversar com a liderança da igreja e pedir orientações a esse respeito. Por exemplo, existem igrejas que oferecem um curso de preparo para o batismo e outros requisitos para assim uma pessoa poder se batizar nas águas.

 

É bom lembrar também que o batismo não é para recém-nascidos, porque eles não têm consciência de seus atos!

 

Só vai para o céu quem for batizado?

 

Não! O batismo não salva ninguém. O que acontece é uma confusão sobre as palavras de Jesus quando Ele diz:

 

“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.”

(Marcos 16.16).

 

Em primeiro momento, pode parecer que o texto diz que o batismo é necessário para salvação. No entanto, note que Cristo disse que quem crer (e for batizado por ter crido nEle) será salvo, mas aquele que não crer será condenado. Jesus não disse que “quem não for batizado será condenado”, mas sim “quem não crer”.

 

Lembre-se que quando Jesus estava na cruz, também havia um ladrão que estava para ser morto, e ele ouviu Jesus e creu em Suas palavras. Dessa forma, Cristo disse que aquele ladrão estaria com Ele ainda aquele dia no paraíso (Lc 23.39-43). O ladrão somente creu e não pôde ser batizado, mas não deixou de ser salvo por isto. Até porque a Bíblia afirma que a salvação é por meio da fé, e não por obras (Ef 2.8,9).

 

Portanto, o batismo por si só não salva ninguém, mas acompanha a salvação de uma pessoa. Ou seja, o batismo não deixa de ser importante na vida do cristão, pois aquele que crê deve obedecer à ordem de Jesus e ser batizado, caso contrário, estará em desobediência a Deus.

 

Por que devo me batizar?

 

Porque é um mandamento de Jesus Cristo (Mt 28.18-20). Isto é, se batizar nas águas não é opcional na vida do cristão, e sim um ato de obediência a Deus. E assim estará mostrando externamente para as pessoas seu compromisso com Cristo, de morrer para a velha vida de pecado e estar em novidade de vida para com Deus.

 

Além disso, é por meio do batismo que o cristão se torna membro de uma igreja local. A partir daí, passa a ter direitos e responsabilidades como membro dessa igreja.

 

Você não precisa esperar estar mais comprometida em completamente todas as coisas para passar pelo batismo nas águas, porque esse compromisso irá crescer ao longo do tempo. Por isso, converse com Deus pedindo sabedoria para essa decisão. E lembre-se que se sua igreja não usa batas para batismos, use roupas de tecido grosso e que não seja transparente ao batizar. E que seu testemunho público no bastimos permaneça por toda a sua vida!

 

“Isso, aliás, é o que o batismo retrata para nós: No batismo mostramos que fomos salvos da morte e da condenação pela ressurreição de Cristo, não porque nossos corpos são purificados pela lavagem com água, mas porque, ao ser batizados, estamos nos voltando para Deus e pedindo que ele purifique os nossos corações do pecado.”

(1 Pedro 3.21)

 

 

Leia também: Devocional Diário: O que é e como fazer o seu...

 

 

Se ainda tiver dúvidas ou quiser conversar sobre qualquer assunto, é só deixar o seu comentário aqui. Não esqueça de nos seguir no Instagram @GarotasfasdeCristo e no Twitter @_GFDC. Mil beijinhos...

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!