É pecado tingir os cabelos brancos?

 


A idade vai avançando e os cabelos brancos vão aparecendo. A perda da coloração dos fios é resultado do envelhecimento. Algumas mulheres optam por assumir os cabelos brancos, outras já gostam de pintar os fios grisalhos, disfarçando-os, para aparecem mais jovens. No entanto, o que será que a Bíblia diz sobre tingir os fios brancos? Tem alguma proibição ou algum conselho? É o que vamos entender hoje...

 

“Os cabelos brancos são coroa de glória, para quem andou nos caminhos da justiça.”

(Provérbios 16.31)

 

Significado dos cabelos brancos na Bíblia

 

As Escrituras Sagradas por muitas vezes falam sobre o termo “cãs” em suas versões mais antigas. Essa palavra tem dois significados na Bíblia: pessoas com a idade mais avançada ou pessoas dotadas de cabelos brancos. Por exemplo em Levítico 19.32 ao dizer que devemos nos levantar diante das cãs e honrar a face do ancião; isso mostra respeito pelos mais velhos.

 

De acordo com a Bíblia, entre os israelitas, os cabelos grisalhos eram muito honrados nos velhos por serem belos e apropriados para à sua idade (1 Sm 12.2; Jó 15.10). Isso porque os cabelos brancos eram um símbolo de respeito por causa da idade avançada.

 

Além disso, a Palavra de Deus diz:

 

“A glória dos jovens está em sua força, e o esplendor dos idosos, em seus cabelos brancos.”

(Provérbios 20.29)

 

Esse versículo revela que enquanto somos jovens queremos mostrar nossa força e ter uma boa reputação por causa disso. Mas quando ficamos idosos a nossa beleza está nos cabelos grisalhos, ou seja, os mais velhos gostam de ser respeitados pela sua compreensão e passar suas experiências de vida, conselhos e conhecimentos aos mais novos (Sl 71.18).

 

Envelhecer não é vergonhoso!

 

Agora, depois que você entendeu todo o sentido por trás de ter cabelos brancos, digo: Envelhecer não é algo vergonhoso e, dessa maneira, não precisa ser escondido. Na verdade, os cabelos grisalhos nos lembram de que não estaremos nesse mundo para sempre. Até porque nossa verdadeira habitação é no céu. E, portanto, os fios brancos são uma lembrança visível que precisamos estar abertos para que Deus venha nos preparar para o dia em que O encontraremos face a face.

 

A Bíblia não proíbe tingir os cabelos brancos, mas com tudo o que a gente aprendeu hoje, meu conselho é que não pintem os cabelos grisalhos de sua cabeça. Deixe como está, pois esses fios mostram o resultado de uma vida longa que o Senhor permitiu que tivesse aqui na Terra.

 

Aliás, diferente da visão moderna sobre a velhice, os fios brancos são como uma “coroa” (Pv 16.13), isto é, um prêmio para aqueles que andaram no caminho do Senhor. E assim, os cabelos brancos mostram que o idoso viveu de modo sábio se sujeitando ao que Deus ensina através de Sua Palavra.

 

E mais que cabelos brancos por coroa, aquele que anda nos caminhos da justiça, ao final dessa jornada receberá uma eterna coroa de glória que nunca perderá seu brilho (1 Pe 5.4).

 

“Mesmo na sua velhice, Eu serei o seu Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; Eu serei o seu Salvador para sempre.”

(Isaías 46.4)

 

Que bom que Deus se preocupa com cada detalhe de nossas vidas!

 

 

Nos siga no Instagram @GarotasfasdeCristo e no Twitter @_GFDC. Mil Beijinhos e até a próxima! =*

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!