Pense bem antes de postar indiretas nas redes sociais


O uso de indiretas nas redes sociais é mais comum do que você mesma imagina. Aliás, é muito mais fácil dizer algumas verdades para outras pessoas sem olhar de fato na cara delas. E isso pode causar muitas desavenças e mal estar desnecessário, já que você está tratando suas diferenças com o próximo de modo público para todo mundo ver e comentar.

 

Digo isso porque uma indireta pode atingir várias pessoas que não têm nada a ver com a história, se tornando um palco de um desentendimento generalizado. E no lugar de resolver um problema, você acaba o tornando cada vez maior. Se você já publicou algo do tipo ou conhece pessoas que têm essa postura, reflita comigo sobre o modo que você tem utilizado as redes sociais, as consequências que uma indireta traz e como lidar ao se deparar com uma indireta jogada especialmente para você.

 

É feio postar indiretas?

 

Quando você posta uma indireta em suas redes sociais, está assinando um atestado de imaturidade. Pois está tornando público uma questão que deveria ser resolvida em particular de maneira pacífica tentando até uma conciliação. Visto que as indiretas só pioram a situação, uma pessoa madura nunca escolheria essa opção.

 

Além disso, estará dando abertura para que outras pessoas se intrometam na sua vida e será tachada de chata, inconveniente, barraqueira, problemática, entre muitos outros adjetivos ruins. E tendo essa má fama, acabará afastando muitos amigos, porque ninguém quer ter por perto alguém que só causa constrangimento. Ah, e é bem possível que perca também bons pretendentes para iniciar um relacionamento sério contigo.

 

Aliás, você poderá perder uma contratação de uma vaga de emprego, porque nenhuma empresa vai querer alguém problemático no seu quadro de funcionários. E como sabem disso? É muito comum as empresas procurarem informações sobre seus candidatos nas redes sociais. E por falar de emprego, imagina seu chefe lendo suas indiretas desagradáveis sobre o ambiente de trabalho? Isso faria você ser demitido!

 

Agora você consegue notar que além de feio, jogar indiretas nas redes sociais traz mais problemas para si mesmo do que de fato resolver um desentendimento.

 

O que fazer então?

 

A Bíblia Sagrada está recheada de conselhos de como tratar o nosso próximo, e em Mateus 18 está escrito como devemos proceder nessas situações, e não é com indiretas não, viu?! Parafraseando fica assim:

 

“Se seu irmão ‘pisou na bola’ com você, vá e fala com ele em particular, diz qual foi o problema e se ele entender e pedir perdão, então o perdoe. Mas se ele não entendeu e não assumir o erro, leve consigo mais um ou dois outros irmãos, pessoas sábias para lhe mostrar o erro – sem fazer uma roda de intriga. E se ainda depois de tentar essas medidas, o seu irmão não quiser te ouvir; entrega para Deus e O deixe resolver, pois você já fez a sua parte.”

 

Seja uma pessoa de caráter e coragem para ir diretamente na pessoa e dizer para o outro que está muito chateado com ele e resolver o problema. Nada de ficar postando indiretas! A melhor coisa a se fazer é sentar com essa pessoa e “colocar em pratos limpos” e resolver isso de maneira bíblica.

 

De nada adianta publicar uma indireta ou até mesmo ficar fazendo grupinhos com outras pessoas na tentativa de prejudicar ou difamar alguém. Porque isso só vai te deixar mais magoado e chateado sem conseguir solucionar o problema.

 

“Mas Abilene, eu não tenho coragem!”. Então pare de querer ficar postando indiretas nas redes sociais, pare de querer ficar fazendo rodinha para “queimar o filme” da pessoa e ore ao Senhor para que Ele te dê coragem de ir até o fulano e parar com esse “mi mi mi”.

 

Como responder a uma indireta?

 

E se é você quem é o alvo das indiretas, o que fazer? Nesse caso você não deve responder com outra indireta, de maneira alguma. Depois de tudo o que foi dito, você aprendeu que esse tipo de comportamento só traz consequências ruins. Logo, não vale a pena responder.

 

O que você deve fazer é seguir as mesmas orientações bíblicas já descritas aqui. É importante ressaltar que você deve se perguntar se é uma boa hora para tentar um diálogo direto ou esperar um pouquinho até que os ânimos se acalmem para chegar e conversar. Mas não espere tanto tempo assim, lembre-se que se você tem alguma coisa contra seu irmão e estiver prestando sua oferta a Deus, deixe sua oferta ali e vá logo fazer as pazes com seu irmão e depois volte e ofereça sua oferta ao Senhor, nosso Deus (Mt 5.23,24).

 

Caso não saiba por onde começar, você pode dizer algo do tipo após perguntar se está tudo bem com a pessoa: “Eu tenho sentido que talvez não estejamos nos entendendo em ‘x’ questão e queria ouvir de você [...]”.

 

“Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas. O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele.”

(2 Timóteo 2.23-25a)

 

Por fim, resista ao impulso de postar indiretas em suas redes sociais, porque elas geram mais mágoas e intrigas em vez de resolver o problema; impossibilitando uma conversa madura, pacífica e uma provável conciliação. Escreva nos comentários se você já jogou alguma vez ou foi alvo de indiretas. Siga-nos no Twitter @_GFDC e no Instagram @GarotasfasdeCristo.

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!