10 dicas para cuidar do cabelo em casa corretamente

 


Para cuidar do cabelo e deixa-los sempre bonitos e saudáveis, alguns cuidados são fundamentais. Até porque na correria do dia a dia, é fácil cometer alguns erros que comprometem a saúde das nossas madeixas. Por isso, selecionei 10 dicas básicas para que você possa manter a rotina de cuidados com sua cabeleira em casa da maneira que ela merece. Então descubra abaixo como manter suas madeixas mais bonitas e “bora” arrasar!

 

Dica 1: Sempre lave os cabelos com água morna ou fria

 

Sem dúvida., nos dias de calor é muito mais fácil lavar os cabelos com água morna ou fria, já que queremos nos refrescar. No entanto, um banho bem quentinho quando a temperatura está baixa é praticamente irresistível. Mas a água superaquecida, abre demais as cutículas dos fios e tira os óleos essenciais para seus cabelos, deixando-os bastante ressecados. Por esta razão, é ideal que quando for lavar suas madeixas, faça com água morna ou fria mesmo nos dias mais gelados.

 

Dica 2: Utilize produtos que estejam de acordo com seu tipo de cabelo

 

Quando se trata de suas madeixas, certifique-se de escolher produtos que melhor se adaptam ao seu tipo de cabelo. Até porque hoje em dia há uma variedade de shampoos, condicionadores e cremes de pentear que atendem melhor o seu cabelo e fazem uma grande diferença em seus fios. Além disso, procure por aqueles que não lhe cause alergias e nem ressecamento, sempre verificando os seus ingredientes.

 

Aliás, para ter bons resultados além de escolher o produto ideal, você precisa entender como utilizar o condicionador corretamente para garantir que seus cabelos permaneçam macios e brilhantes.

 

Dica 3: Tenha cuidado ao secar os fios

 

Após lavar removendo todo o condicionador, o cuidado agora é na forma de secar os cabelos. Por isso, não torça e nem esfregue na toalha os seus cabelos para que não danifique os fios. O ideal é apertar suavemente cada uma das mechas de baixo para cima com uma toalha tirando o excesso de umidade e deixar que elas sequem ao natural ou com o auxílio de um secador.

 

Um detalhe também muito importante é a escolha da toalha para secar os fios. Prefira uma toalha de algodão para não criar um atrito com o cabelo e não o deixar com frizz.

 

Dica 4: Penteie o cabelo da maneira certa

 

A maneira certa de pentear suas madeixas é das pontas em direção a raiz, e não o contrário, enquanto estiverem úmidos, para evitar que os fios quebrem. Outro detalhe importante para cuidar do cabelo é o uso do pente certo. Para quem tem cabelos lisos, prefira os pentes que tenham dentes mais próximos. Já para quem tem cabelos cacheados e volumosos precisam apostar em pentes que tenham cerdas com maior espaçamento. E quem tem cabelos cacheados e crespos, precisam de pentes com dentes largos.

 

Dica 5: Não prenda os cabelos enquanto estiverem úmidos

 

Antes de prender a cabeleira, gaste um tempo para secá-la ou deixe que seque ao natural, mesmo que isso tome um pouco mais de seu tempo. Pois prender os cabelos quando eles ainda estão molhados, favorece o aumento de caspa e provoca danos aos fios, deixando-os frágeis e quebradiços. Além disso, é válido lembrar que depois de secos se você prender o cabelo de maneira muito apertada, prejudica e muito a raiz. Por isso, evite usar o tempo todo o cabelo preso. Solte seus fios!

 

Dica 6: Intercale os dias para lavar as madeixas

 

O ideal é que o cabelo seja lavado em dias intercalados ou a cada dois dias para manter o couro cabeludo limpo. Entretanto, quem tem cabelos muito secos pode lavá-los apenas uma ou duas vezes por semana, enquanto quem tem madeixas oleosas pode lavá-las com maior frequência.

 

Mas é importante lembrar que você precisa evitar lavar o cabelo à noite, porque dormir com ele molhado além de acordar no dia seguinte com ele todo embolado, deixa também os fios quebradiços. Sendo assim, se realmente for necessário lavar a cabeleira durante à noite, você irá precisar secar os fios com o ajuda do secador usando uma temperatura fria.

 

Dica 7: Evite o uso frequente de escovas e chapinhas

 

Quando usamos secadores e chapinhas, estamos expondo nossos cabelos a altas temperaturas e assim prejudicando a estrutura dos fios, ressecando-os e causando pontas duplas e quebras.

 

Por isso, ao cuidar do cabelo evite o uso frequente desses aparelhos. Porém, se precisar utilizá-los, escolha uma temperatura mais fria para o seu secador e não o deixe muito próximo à raiz. Da mesma maneira, só use a chapinha quando for realmente necessário e procure não a deixar muito tempo no cabelo. E quando usar algum desses recursos, para diminuir os danos causados pelo calor, aposte em um protetor térmico.

 

Dica 8: Hidrate o seu cabelo

 

Dê ao seu cabelo um tratamento de hidratação a cada quinze dias para garantir que os fios fiquem brilhosos, macios e fortalecidos. Então escolha produtos destinados com esse propósito e que estejam de acordo com o seu tipo de cabelo.

 

Dica 9: Proteja os fios do sol

 

Assim como a pele, o cabelo também precisa ser protegido contra os danos causados pelos raios do sol. Porque quando ele fica muito exposto a radiação solar ficam ressecados e causa pontas duplas nos fios, além do couro cabeludo sofrer com o surgimento de caspas que deixam as madeixas com aspecto sujo e oleoso. Por isso, use produtos que contenham filtro de proteção quando estiver se expondo ao sol.

 

Dica 10: Tenha uma alimentação saudável e beba água

 

Você sabia que a alimentação também influencia na saúde de suas madeixas? Uma alimentação saudável e rica em vitaminas A, B, C e; além do consumo adequado de água ajuda a manter os fios fortalecidos, com brilho, macios e muito mais bonitos!

 

(Eu - Abilene - cuidando dos meus cabelos)

 

Agora que você sabe cuidar do cabelo corretamente em sua casa com as dicas que separei, coloque-as em prática. Siga também a gente no Instagram @GarotasfasdeCristo e no Twitter @_GFDC para estar por dentro de todas as novidades. E se precisar de conselho, pode me enviar um e-mail: abileneleite96@gmail.com ! Mil Beijinhos... =*

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!