Como fazer Sousplat de Frutas com Crochê | #DIY

 



Que tal você aprender a fazer um sousplat de frutas com crochê hoje? Para quem não sabe, o sousplat é um item usado embaixo do prato de cada pessoa que está à mesa. O objeto redondo é um pouco maior que o prato de louça a fim de proteger a toalha da mesa evitando respingos de comida ao redor. Além disso, ele é diferente de um jogo americano, já que não serve para apoiar os talheres e os copos. E como etiqueta, após a refeição principal ele deve ser retirado, porque não é certo utilizá-lo para sobremesas.

 

O sousplat de frutas é um artesanato ideal para quem deseja deixar a mesa da refeição mais alegre e divertida, pois proporciona um momento mais aconchegante. Aliás, é um ótimo presente para dar para sua amiga e também para descolocar um dinheiro vendendo-os. Por isso, irei te explicar de forma detalhada tudo o que você precisa saber para aprender. Vamos lá!

 

Material

 

  • 50 gramas de linha 100% algodão de cada cor necessária (você irá utilizar quantidade maior para realizar os gomos e menor para as cascas)
  • Agulha de crochê 1,75mm
  • Tesoura

 

Medida de cada peça do sousplat de frutas: 35cm de diâmetro

 

Passo a Passo para fazer o sousplat de frutas

 

Inicie o sousplat de frutas fazendo um anel mágico com a linha de cor branca. E neste anel, teça duas correntinhas e dentro dele teça 12 pontos altos. Depois que fizer isso, feche o anel e finalize a carreira tecendo um ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto alto da carreira.

 

Para a próxima carreira, teça uma correntinha no mesmo ponto onde acabou de tecer o ponto baixíssimo, teça um ponto e uma correntinha. Nesse momento, introduza o fio laranja dobrando a ponta dele e passe a pontinha por dentro da laçada do fio branco fazendo os devidos ajustes. Pronto! Em seguida vamos fazer os gomos da fruta.

 

Gomos - Parte I

 

Trabalhando com o fio laranja, dê uma laçada em cima do mesmo ponto onde você fez o ponto baixo na correntinha com o fio branco e teça dois pontos com o fio laranja. Depois disso, passe a agulha por cima do mesmo ponto. Ao realizar este movimento, a pontinha do fio desce, então aproveite para esconder por dentro do ponto alto que está tecendo.

 

Agora, teça mais um ponto alto no mesmo espaço. Mas no segundo ponto alto, tire duas laçadas, deixando o fio laranja descansando e suba o fio branco e termine as duas laçadas do ponto alto com o fio branco. Nesta hora, trabalhe com o próximo ponto, ou seja: com o fio branco dê uma laçada e no próximo ponto teça o ponto alto, tire duas laçadas e deixe o fio branco descansando e pegue o fio laranja e tire as duas últimas laçadas do ponto alto com esse fio. E, portanto, repita o processo por toda esta carreira.

 

Quando terminar, o fio branco estará em cima, então finalize a carreira e teça um ponto baixíssimo. Assim sendo, teça uma correntinha em cima do mesmo ponto baixíssimo, um ponto baixo e uma correntinha e use o fio laranja para fazer a última correntinha. Com o fio laranja, em cima do próximo ponto alto da carreira anterior, teça um ponto alto. E na próxima (da carreira anterior), teça um ponto alto e mais um que vai ser o aumento.

 

No aumento, tire apenas duas laçadas com o fio laranja e termine esse ponto com o fio branco. Então dê a laçada em cima do próximo ponto alto que é branco e teça. Tire só duas laçadas com o fio branco e pegue o fio laranja para concluir esse ponto alto. E repita o mesmo processo por toda carreira.

 

Dica:

 

Sempre teça um ponto alto em cima de cada ponto alto, e só no último faça o aumento.

 

Detalhe:

 

Na 6ª e na 12ª carreira faça o aumento de maneira diferente, pois isso evitará que as dobras se virem. Então comece a carreira normalmente, e no primeiro ponto faça o aumento. Teça 2 pontos altos no primeiro ponto. E nos próximos pontos teça 1 ponto alto em cima de cada ponto alto. E no último também faça o aumento. Repita o mesmo procedimento em todos os gomos fazendo todas as carreiras do gomo até chegar na 14ª carreira, porque ela tem um diferencial que separa um gomo do outro (a parte branca que envolve a fruta).




Gomos - Parte II

 

Quando estiver na 14ª carreira, cada gomo estará com 16 pontos altos com o fio laranja e um 1 ponto alto com o fio branco. Logo o desenho de separação entre um gomo e outro ficará um pouco maior.

 

Por isso, inicie a carreira do mesmo jeito. Uma correntinha, um ponto baixo, e uma correntinha com o fio branco. Desça o fio branco e suba o fio laranja, e teça um pontinho, uma correntinha além de tecer sem aumentos os 16 pontos altos com o fio laranja. E no último não se esqueça de completar com o fio branco.

 

Em cima do ponto alto da carreira anterior, com o fio branco teça 3 pontos altos. E no terceiro desça tirando as duas primeiras laçadas com o fio branco; desça o fio branco e suba o fio laranja e conclua esse terceiro ponto alto com o fio laranja. Repita todo o procedimento na carreira. Para finalizar a carreira, teça no primeiro ponto mais 2 pontos no local que simula pontos altos que se encontra no início da carreira.

 

Parte branca que envolve a fruta

 

Agora, vá em cima da correntinha que iniciou a carreira, lembrando de passar por trás o fio laranja também, porque você irá finalizar o uso deste fio. Então corte o fio laranja e vá para a próxima carreira, tecendo só com o fio branco. E nesta carreira você esconderá a pontinha do fio laranja.

 

Teça uma correntinha e um ponto baixo em cima do mesmo ponto. Em cima dos pontos altos do fio laranja, teça um ponto baixo em cima de cada ponto por 8 pontos. No 9º ponto, em cima dele, teça 2 pontos baixos em cima do mesmo ponto e continue tecendo 1 ponto baixo em cima de cada ponto alto da carreira anterior até chegar no outro gomo. Assim repita o mesmo procedimento que acabou de fazer por toda carreira, lembrando desse aumento que a gente faz no nono ponto de cada gomo.

 

Para finalizar a carreira, faça da seguinte maneira: Teça o último ponto baixo e deixe a laçada em espera, aí passe a agulha de trás para frente em cima no primeiro ponto baixo que você fez e pegue a laçada que deixou em espera e passe por baixo (deixando por trás do trabalho). Dê uma ajustada no fio e teça uma correntinha de trás do trabalho, e vem em cima de novo no ponto baixo, mas agora passe a agulha de frente para trás e pegue a laçada de trás passe para frente e teça um ponto baixo.

 

E daqui para frente, teça ponto baixo em cima de ponto baixo por toda essa carreira. Repita o procedimento por essa segunda carreira, pela terceira e pela quarta. E finalize a carreira da mesma forma que ensinado anteriormente. Puxe bem, e faça uma correntinha para deixar bem firme o trabalho, corte o fio branco e puxe.

 

Casca

 

Agora você irá colocar a cor que corresponde a casca da laranja, então escolha um tom de amarelo para essa linha. Você pode escolher um lugar aleatório, não precisa ser aonde você terminou de tecer a carreira. Por isso, prenda o fio mais ou menos no meio do gomo da laranja nesta carreira anterior que acabou de fazer. Dobre a ponta do fio, passe por dentro do trabalho. Deixe a pontinha de fio bem curtinha para esconder quando estiver tecendo a primeira carreira e esconder a branca também.

 

Dê um ponto prendendo o fio e levante 2 correntinhas, dê a laçada e passe a agulha por baixo do mesmo ponto onde prendeu o fio, traga a laçada para frente e você fica com 3 pontos na agulha, aí você dá uma laçada e tira os 3 pontos de uma única vez. Porque nesta carreira você vai tecer meio ponto alto. Repita o mesmo processo 12 vezes.

 

Ao completar, vá no mesmo ponto e teça mais, porque no 12º irá fazer um aumento. Siga tecendo mais 12 meio ponto alto. E conforme vai tecendo, esconda o fio que ficou à mostra. Quando tecer mais 12 meio ponto alto, faça um aumento no 12º. A sequência nesta carreira irá ser essa. Finalize a carreira deixando uma laçada em espera, e vá no primeiro ponto e passe a laçada que deixou em espera de frente para trás.

 

Na próxima carreira, levante 2 correntinhas e trabalhe a carreira com a laçada que fica atrás do ponto. Então, dá laçada no primeiro ponto, pegue a laçada de trás dele e dá uma laçada para frente e tire os 3 pontinhos da agulha de uma única vez. Siga dessa forma por toda a carreira. E repita o procedimento para fazer três carreiras.

 

Término da fruta:

 

Para finalizar a carreira, vá de novo no primeiro ponto e teça um ponto baixíssimo, que assim ele já dá o acabamento. Dê um pontinho para firmar o trabalho, corte e puxe o fio. Vá pelo lado do avesso esconder essa ponta de fio, passando pelos pontos que teceu, tomando cuidado para que a agulha não apareça no lado direito do trabalho para que o fio fique escondido no lado de trás (o avesso).

 

Não se esqueça do início do trabalho, onde iniciou o seu sousplat de frutas fazendo o anel mágico, passe a ponta do fio por dentro pela parte de baixo dos pontos altos até que ele suma.




 

Conclusão

 

E assim, trocando de cor você poderá fazer outras frutas que tenha gomos como limão, lima... Se por acaso queira fazer uma melancia, maracujá, kiwi (frutas com sementes amostra), basta realizar o mesmo procedimento iniciando com o anel mágico. E só no final teça com o fio as sementes em lugares aleatórios. O importante é seguir o mesmo padrão de cores que as frutas realmente são a fim de realizar o seu sousplat de frutas em crochê.

 

 

Quer mais dicas como essa? Então siga a gente no Instagram @GarotasfasdeCristo e no Twitter @_GFDC. E claro, conte-me o que achou desta dica aqui nos comentários. Mil Beijinhos... =*

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

 

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!