Como lidar com a perda de alguém e enfrentar o luto

 


Quando se perde alguém que a gente tanto ama, seja um ente querido ou um amigo, ficamos sem chão. E certamente essa é uma das fases mais difíceis na vida de qualquer pessoa. Perder alguém que a gente ama tanto traz muita dor e sofrimento. Pois passamos por muitos momentos ao lado dessa pessoa e agora ela não está mais ali conosco. O que agora nos resta são as lembranças de tudo que vivemos ao lado dela. Então como suportar essa dor enorme em nosso coração? Como vamos seguir em frente depois que tudo isso aconteceu?

 

A realidade da morte assusta a todos nós. Mas como cristãos temos a esperança que esse não é o fim de tudo. Por isso, seguem alguns conselhos que lhe darão uma visão cristã de como saber agir diante dessa situação difícil e enfrentar o luto da melhor maneira possível.

 

“É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!”

(Eclesiastes 7.2)

 

Enfrentando o luto de forma cristã

 

A Bíblia mostra que o luto é um sentimento comum e natural quando alguém morre. Quando um israelita morria, parentes e amigos se juntavam para chorar, rasgavam as roupas e vestiam pano de saco e colocavam pó de cinzas sobre a cabeça (Gn 37.34,35). Além disso, todos se juntavam para consolar a família.

 

Muitas pessoas na Bíblia ficaram de luto por seus amigos e entes queridos. Até mesmo Jesus chorou (Jo 11.35) comovido pela dor e a morte de seu amigo Lázaro. Embora soubesse que ressuscitaria Lázaro, Ele escolheu participar da dor da situação. Portanto, Jesus nos deu um exemplo de como é preciso dar apoio, carinho e ser um bom amigo para aqueles que estão enfrentando o luto. Sendo assim, estará praticando o que a própria Escritura Sagrada recomenda que é: “chorar com os que choram” (Rm 12.15).

 

Então o primeiro passo que você precisa entender para enfrentar o luto de uma maneira leve é lembrar que o Senhor não está desatento quanto ao seu sofrimento. Ele está vendo tudo o que está passando. E você pode encontrar conforto em Deus para esses momentos. Sabendo assim que o Senhor está no controle de tudo. Mesmo que você não saiba o porquê de tal pessoa ter que ir embora logo agora, mais tarde conseguirá entender (Jo 13.7).

 

O segundo passo é não ter medo de chorar e além de expressar essa dor para Deus, falar também com os outros. Pois muitas vezes você pode tentar evitar as pessoas e se isolar. Mas isso não é bom. O mais saudável é compartilhar nossas histórias para que a dor possa diminuir.

 

Já o terceiro passo é entender que como cristão você precisa encarar o luto com confiança em Cristo. Pois nossa esperança não se resume apena a essa vida (1 Co 15.19). Ou seja, Cristo nos prometeu levar a todos que nEle crê para Seu reino que durará para sempre (Jo 11.25). Isso quer dizer que encontraremos essa pessoa na eternidade!

 

Qual deve ser a atitude ao perder alguém que não conhecia ao Senhor?

 

Ao perder alguém que não conheceu a Cristo, a dor parece ainda maior. Pois sabemos que aqueles que partiram e que tiveram a oportunidade de crer em Jesus mas o rejeitaram, não estarão na eternidade com Deus. Isso é muito triste, mas é o que a Palavra de Deus diz (Jo 3.18). Logo, não adianta orar pelas pessoas que já morreram, porque nada disso mudará o fato do destino eterno delas. Então peça a Deus para te consolar da tristeza que sente pela morte de uma pessoa descrente.

 

No entanto, podemos também ter a esperança que aquela pessoa tenha tido fé em Jesus nos seus últimos momentos de vida. Um bom exemplo de que até o último fôlego de vida há chances para receber Cristo foi um dos ladrões ao lado de Jesus na cruz (Lc 23.39-43). Na verdade, só Deus sabe quem é salvo. Assim sendo, mesmo não tendo a certeza sobre a salvação de alguém, você pode encontrar conforto em Deus.

 

Como lidar com a perda de alguém que era cristão?

 

É comum ficar triste diante da morte de alguém. Até mesmo Deus se importa profundamente com a morte de Seus filhos (Sl 116.15). Mas para aqueles que confiam no Senhor têm a promessa da ressurreição e da vida eterna com Ele (Jo 11.25,26). Logo, apesar de toda emoção causada pela morte, lembre-se que isto é apenas uma despedida passageira. Pois chegará o dia em que nós estaremos todos juntos na eternidade com Deus.

 

Então, sinta-se grato ao Senhor pela vida que Ele recolheu; porque você pôde viver e aproveitar da presença daquela pessoa, dos ensinamentos que ela lhe trouxe, etc. Além disso, sinta paz em seu coração, pois o cristão que partiu agora desfruta da presença do Senhor e está bem melhor ao lado daquEle que o criou (1 Jo 2.25). Por isso, peça a Deus para te consolar da tristeza que sente pela morte de um cristão e que mantenha a sua esperança acesa de haver um reencontro futuro na eternidade.

 

Lembre-se: Com Cristo o “morrer é lucro” (Fp 1.21).

 

Quanto tempo deve durar o luto?

 

Não há um tempo exato para ficar de luto pela morte de alguém. E ao contrário do que muitos dizem, aquele que partiu não pode olhar por nós aqui na Terra. A pessoa que faleceu não tem como nos ver e a gente não tem como falar com ela.

 

E o fato de você ter amado muito alguém que partiu, não quer dizer que você precisa se afundar num poço sem fim. Ou seja, não se desespere por aqueles que partiram. Porque o luto só se torna um problema quando dura demais. Logo, mesmo que você sinta falta de quem morreu, é preciso ter forças para prosseguir a vida. E você conseguirá isso pedindo ao Senhor para te sustentar e confortar nessa fase tão difícil. E assim a dor se transformará em saudade.


 

 

Enfim, espero de todo meu coração que eu tenha de alguma forma lhe ajudado. Se precisar de alguém para conversar, estou sempre disponível. Você pode me enviar uma mensagem no privado do Instagram @GarotasfasdeCristo, na página do Facebook ou até mesmo no Twitter @AbileneLeite ou @_GFDC.

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!