Devocional Diário: O que é e como fazer o seu...



Há algum tempo atrás, eu não sabia o que era e nem como fazer um devocional diário. Então, o pouco que aprendi quero transmitir para vocês. Até porque, todos nós precisamos aprimorar nosso tempo com Deus. E eu sei que existem muitos cristãos não compreenderam a importância do tempo devocional. Que é uma maneira de nutrir a nossa vida espiritual e de obter mais conhecimento. 

 

Além disso, manter um relacionamento íntimo com Deus é uma tarefa que exige compromisso diário. Ou seja, não é apenas nos dias de domingo na igreja que devemos orar e ler a Bíblia. E é sobre isso que vamos conversar hoje. Venha comigo!

 

“Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês.”

(Tiago 4.8)

 

O que é?

 

Devocional diário é reservar um momento do seu dia para que possa ficar a sós com Deus. E devocional vem da palavra devoção, ou seja, quando você exerce sua adoração ao Senhor de forma mais íntima. Logo, durante esse tempo você pode orar, ler a Bíblia, louvar, etc.

 

Qual a importância de um devocional para o cristão?

 

O hábito de fazer um devocional diário faz com que o cristão mantenha um relacionamento próximo com Deus. Isto permite que assim aproveite um tempo de qualidade com o Pai. E, portanto, conheça a vontade do Senhor para sua vida. Aliás, a prática de uma vida de oração e leitura da Bíblia faz o cristão crescer e amadurecer espiritualmente.

 

Como fazer o devocional diário?

 

Depois que aprendeu um pouco mais sobre o que é um devocional diário e como é importante para sua vida com Deus; que tal fazer o seu próprio devocional? Mas se você não tem a mínima ideia de como começar; fique calma! Pois hoje eu vim para te ensinar. Vamos lá!

 

Separe um tempo para você e Deus todos os dias. Pode ser de manhã, de tarde ou à noite. Escolha o horário que melhor se encaixa para você. Da mesma maneira, separe um lugar calmo para manter a concentração e desfrutar ao máximo o seu tempo com o Senhor. Por isso, tenha em mente um horário e lugar certo para fazer seu devocional para que se comprometa com esse momento e assim garantir que ocorrerá todos os dias.

 

Antes de mais nada, você precisa desligar sua internet para não se distrair com as notificações. Agora vamos para o momento devocional:

 

Oração:

 

Comece com uma oração agradecendo a Deus e pedindo para que Ele abra sua mente e coração para entender o que o Senhor quer falar com você naquele momento.

 

Louvor:

 

Depois disso, adore ao Senhor com um hino. Algumas pessoas gostam de ouvir louvores enquanto oram e leem a Bíblia. Mas talvez isso pode acabar te desconcentrando. Então veja com o que você mais se adapta. Ah, lembre-se de baixar as músicas e não precisar ter que recorrer à internet, visto que como disse, isso distrai muito.

 

Leitura da Bíblia:

 

Procure por planos de leitura da Bíblia ou livros devocionais. Existem aqueles que são separados por temas específicos. Você não precisa ler vários capítulos... Escolha alguns versículos e para melhor compreensão do texto, leia o capítulo (o contexto). Lembre-se que devocional não é estudo bíblico.

 

Observação:

 

Esta parte nada mais é do que meditar sobre aquilo que acabou de ler. Observando todo o contexto que te chamou atenção. Seja o ambiente, a situação, etc. Veja todos os pontos que se destacam naquela história.

 

Aplicação:

 

Como você pode aplicar o que acabou de aprender em sua vida? Faça perguntas a si mesma em relação ao que você fixou da Palavra. Mas você não pode escrever e deixar ela ali. Por isso, escreva como se fosse uma meta. Porque metas possuem prazos para serem cumpridos. Você precisa pôr em prática o que aprendeu. No entanto, se essa é uma parte que você não está acostumada, vou te ajudar com uma lista de perguntas e você responde com o que mais se adequa ao que você aprendeu na leitura bíblica.

 

  • Tenho algum pecado a confessar?

  • Algum erro que preciso evitar?

  • Tenho alguma atitude para parar ou para mudar?

  • Algo para começar a fazer?

  • Algum mandamento que preciso obedecer?

  • Algum exemplo a seguir?

  • Alguma verdade que preciso acreditar?

  • Tenho algo para pensar, orar ou falar sobre?

 

Encerramento:

 

Para finalizar, transcreva uma oração em seu caderno de devocional diário agradecendo pela leitura e pedindo sabedoria para aplicar aquilo em sua vida. Faça do seu jeitinho!

 

Dicas Extras:

 

  • Tenha um caderno para anotar tudo o que você está aprendendo em seu momento com Deus.

  • Deixe as primeiras folhas do caderno para fazer um sumário.

  • Após fazer a leitura bíblica transcreva o versículo que mais te chamou atenção.

  • Com esse versículo e toda leitura em mente, coloque um tema para seu devocional.

  • Numere as páginas do seu caderno.

  • Toda vez que fizer seu devocional, escreva o tema no sumário e além disso, escreva qual a página você pode encontrá-lo. Isso torna mais fácil na hora da procura.

  • Ah, e se você achar interessante, coloque as datas (dia, mês e ano) que você fez seu devocional. Para que assim, tenha em vista o que Deus ministrou em seu coração naquele momento de sua vida.

 

 

Espero que Deus tenha falado em seu coração. Comente aqui embaixo o que você achou desse artigo.

Mil Beijinhos...

 

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

 

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!