Contar piada é pecado?



A piada tem a intenção de nos fazer rir de algo que alguém contou ou do que aconteceu. O senso de humor é um traço característico do ser humano. Ou seja, Deus não nos criou para sermos mau humorados, ranzinzos e para ficar “de cara fechada”. Pelo contrário, o Senhor nos deu a capacidade de perceber coisas engraçadas assim como também ter um sentimento de diversão.

 

No entanto, há quem diga que o cristão não deve fazer piadas com o argumento de que estará participando da roda dos escarnecedores (Sl 1.1). Mas há outros que dizem que se até na Bíblia fala que Deus rir (Sl 2.4; Sl 59.8), então nós como imagem e semelhança do Criador também podemos rir.

 

E agora: Será que contar piada é pecado ou não?

 

Já antecipo minha resposta dizendo que não, não é pecado contar piada. Mas você deve ter em mente que nem todas as piadas são adequadas. Não condiz com a postura de pessoas que servem a Deus fazerem piadas que contenham palavrões, que sejam indecentes, insultantes e até mesmo que ridicularizem o nome de Deus.

 

Veja que interessante o que a Bíblia diz:

 

“As histórias obscenas, as conversas tolas e as piadas vulgares não são para vocês. Em vez disso, sejam agradecidos a Deus.”

(Efésios 5.4)

 

“Evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem.”

(Efésios 4.29)

 

Por exemplo, quando você conta uma piada indecente para alguém, você estará despertando nessa pessoa algo que deveria estar morto. Na verdade, você deveria estar ajudando esta pessoa no processo de santificação e não aguçar desejos inapropriados.

 

O que fazer quando alguém conta uma piada inadequada para você?

 

O humor não pode ser um instrumento para machucar as pessoas. Nem mesmo para “esconder” um preconceito. Entretanto, infelizmente muitos usam o senso de humor para ofender o próximo dizendo: “Perco o amigo, mas não perco a piada”. E ao invés de fazer o outro rir, acaba por arrancar dele lágrimas. Ou seja, ofende uma pessoa e diz que era só uma piada. E às vezes a “brincadeira” é apenas uma oportunidade para ferir. Por isso, a Bíblia diz:

 

“Como um louco que atira brasas e flechas mortais, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: ‘Não ligue! Era só uma brincadeira!’”

(Provérbios 26.18.19)

 

Então, se alguém lhe contar algo inadequado ou zombar de uma situação que ocorreu com você ou com qualquer outra pessoa, mas que você ou o outro não gosta; não fique calado. Mostre para ela que aquela brincadeira passou dos limites por mexer com coisas sérias.

 

Aliás, se alguém lhe contar uma piada indecente; minha dica é:

 

Tome cuidado! Basta uma risada sobre aquela piada infame contada por um colega no trabalho/escola para colocar o seu testemunho cristão a perder. Por isso, diga que não teve graça e não quer mais ouvir piadas daquele tipo.

 

Como reagir a uma piada sobre sua fé?

 

Há uma história muito importante na Bíblia registrada em 1 Reis 2.23,24; onde Eliseu estava na cidade capital da idolatria do seu tempo. Enquanto caminhava, encontrou um grupo de jovens que começou a caçoar dele, visto que o profeta era careca. Talvez fizeram isso porque cabelos longos estavam ligados a beleza e força e a ausência de cabelo representava vergonha e humilhação (Is 3.17,24). Ou seja, Eliseu estava sendo considerado um profeta fraco, sem nenhum poder e por isso o deus a quem ele representava não teria força e poder.

 

Então, o profeta Eliseu faz um julgamento contra aqueles que estava caçoando dele e do Seu Deus proferindo uma maldição em nome do Senhor. De forma que Deus enviou duas ursas para matar aqueles jovens. Talvez aqueles jovens só queriam dá algumas risadas, mas aquEle que foi alvo da zoação não gostou nada disso.

 

Isso nos ensina que piadas que envolvem o nome de Deus e zombam do Senhor não é algo que nós como cristãos devemos participar. Portanto, se alguém caçoar da sua fé ou usar o bullying para isto, não fique em silêncio achando que assim evitará uma imagem de intolerante. Pois é possível marcar uma posição sem ser grosseiro. E de repente essa será uma boa oportunidade para encontrar um coração aberto ali para ouvir a Palavra de Deus.

 

Limites para o humor cristão

 

De fato, o humor cristão deve ter um limite que começa pelo temor a Deus e respeito pelo próximo. Há muitas pessoas que fazem vídeos e memes em tom de humor que traz críticas sobre o que acontece nas igrejas; a fim de despertar em nós o que precisamos fazer para que haja uma mudança. Já outros fazem piadas bíblicas, ou seja, pegam personagens ou situações da Bíblia para nos fazer lembrar de uma história ou algo curioso que encontrou no texto. Até aí tudo bem!

 

Mas existem algumas pessoas que ao invés de pregarem a Palavra de Deus nos púlpitos, transformam a mensagem em puro entretenimento. Isto é, fazem piadas o tempo todo no sermão e não falam sobre a mensagem de arrependimento. Se esquecem que nós vamos à igreja para cultuar a Deus e alimentar nossa alma de Sua Palavra. Claro, não há nenhum mal em uma pregação ter um momento de descontração. No entanto, fazer isso a mensagem inteira é falta de temor a Deus e também de bom senso. Tudo tem um limite!

 

A zoeira cristã dentro de seus limites é algo saudável. E sei que tem tanta gente que usa o riso para esconder a tristeza que está sentindo... Até a Bíblia diz isso:

 

“O riso pode esconder o coração aflito, mas, quando a alegria se extingue, a dor permanece.”

(Provérbios 14.13)

 

Fique atento a pessoas que brincam o tempo todo, pois elas podem estar deprimidas. Não confunda riso com a verdadeira felicidade! Não use o riso como uma fuga para os seus problemas. Pois às vezes o riso pode estar sendo um escape daquilo que Deus quer tratar no seu coração.

 

 

E aí, o que você achou deste artigo? Espero que eu o tenha ajudado. Deixe o seu comentário sobre este assunto ou algo que tenha dúvida. Mil Beijinhos...

 

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

 

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!