O que a Bíblia diz sobre respeito e a importância dele...



Há algo essencial na vida cristã que muda o jeito de tratar uns aos outros: o respeito. Pois sem ele, revela que você ainda não entendeu a mensagem de Deus. Assim não consegue viver aquilo que prega. E está dando mau testemunho. Visto que o respeito é o fruto do amor pelo próximo. Então o nosso verso base será:

 

“Mostrem respeito para com todos. Amem os irmãos em toda parte. Temam a Deus e respeitem o governo.”

(1 Pedro 2.17)

 

Vamos falar um pouco sobre respeito hoje? Vamos!

 

O que NÃO é respeito

 

Respeitar uns aos outros não quer dizer:

 

  • Concordar em tudo com que outra pessoa diz

 

  • Aceitar tudo o que outra pessoa faz

 

  • Se submeter a participar de coisas erradas

 

  • Tolerar injustiças

 

O respeito devido a Deus

 

Respeitar a Deus é dar valor à Sua Palavra e levar Seus mandamentos e conselhos a sério. Afinal, o Senhor é mais sábio que a gente, tem muito mais poder e além disso, é superior a nós em todas as coisas. Respeitar a Deus é agir de acordo com a Sua vontade, odiando assim o pecado porque o Senhor é santo e quer que vivamos em santidade.

 

Não tomar o nome de Deus em vão (Ex 20.7) também é uma das maneiras de respeitá-lO. Mas isso não significa que você somente deve chamar Deus de Jeová ou que não pode escrever o nome dEle, como alguns erroneamente ensinam. No entanto, ter reverência ao pronunciar o nome do Senhor e não o usar de forma fútil deve ser nossa atitude.

 

Deus merece nosso respeito, porque Ele é o nosso Pai que nos ama e deu Seu único Filho para nos salvar!

 

Descubra aqui: “O que é temer a Deus?

 

O respeito pelo próximo

 

O cristão deve respeitar todas as pessoas sem tratamento diferenciado. Mesmo que tais pessoas não sejam da mesma religião ou não tenham a mesma posição social. Caso contrário, estaria mostrando claramente um preconceito. Por isso, devemos tratar o próximo do mesmo modo que gostaríamos de ser tratados (Mt 7.12). Seja no trabalho, na escola, na igreja ou em qualquer outro lugar... E assim conseguiremos conquistar o respeito dos outros através de nosso bom testemunho.

 

Mas é preciso lembrar que respeitar as pessoas, significa também as corrigir quando necessário e deixar bem claro o seu ponto de vista, mesmo que não concorde com o posicionamento delas. Até porque respeitar o próximo é a consequência de amá-lo.

 

A Bíblia também deixa nítido que devemos respeitar os mais velhos (Lv 19.32)!

 

O respeito no casamento

 

Uma das bases para um bom casamento é o respeito mútuo entre os cônjuges. Porque onde há o respeito, há confiança, admiração, união, etc... E muitos abusos podem ser evitados quando os dois se respeitam dentro do casamento. Por isso é necessário respeitar os limites do cônjuge. Assim como as diferenças e as opiniões um do outro. Porque quem não respeita seu cônjuge sofrerá com muitas consequências, como a interrupção das orações (1 Pe 3.7) e brigas desnecessárias.

 

Quem não respeita seu parceiro, não está respeitando a Deus!

 

Veja também: “Submissa, eu?

 

O respeito por autoridades

 

A Bíblia fala que devemos respeitar àqueles são autoridade em nossas vidas: os nossos pais, professores, líderes da igreja, patrões no trabalho, governantes, etc. Por isso, os cristãos verdadeiros obedecem a esse conselho. Pois todos os que ocupam cargo de autoridade foram colocados ali por Deus (Rm 13.1). E o nosso dever é orar e fazer o que pudermos para que eles façam um bom trabalho.

 

No entanto, quando uma autoridade pede para desobedecermos a Deus, não devemos nos submeter. Mas se faz necessário o posicionamento através de debates e da resistência pacífica cristã (At 5.12-42). Ou seja, é correto mostrar descontentamento com o erro e as injustiças. Mas fazendo isso de maneira respeitosa e procurando não tratar mal a ninguém.

 

Lembre-se: Respeito é bom e todo mundo gosta!

 

 

Meu Facebook | Meu Instagram | Meu Twitter

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!