Sou tímido(a). Como acabar com essa minha timidez?


Quando falamos de timidez logo lembramos de pessoas introvertidas, acanhadas e que têm temperamento retraído. Se por acaso se encaixa em alguns desses adjetivos, então você é uma pessoa tímida. Às vezes você é assim por conta de sua insegurança; e lidar com isso não é fácil, mas é uma tarefa que você deve aprender a praticar todos os dias. Aliás, a timidez pode fazer com que perca chances de fazer muitas coisas. Por isso, a Bíblia diz:

 

“Por que sois assim tímidos?!”

 

(Marcos 4.40b)

 

Essa pergunta feita por Jesus aos discípulos quando acalmou a tempestade, reflete muito o nosso dia a dia. Pois se até a Bíblia te pergunta a razão da sua timidez, então é porque há algo que precisa mudar em você. Sendo assim, ficar tímido atrapalha muito a nossa vida e você não é a única (ou o único) a passar por estas questões que percorrem da adolescência à fase adulta. Por esta razão, resolvi da melhor forma possível tirar suas dúvidas e aconselhar como poderá perder a sua timidez. Então, vamos lá!

 

Os tímidos não herdarão o Reino dos Céus?

 

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.”

 

(Apocalipse 21.8)

 

Infelizmente, algumas pessoas “pegam” esse versículo para julgar os introvertidos dizendo que se continuarem assim irão para o inferno. Mas por que a Bíblia diz que os tímidos não herdarão o Reino dos Céus? Na verdade, esse trecho fala sobre pessoas que sentem vergonha de serem chamados de cristãos ou se envergonham do Evangelho. Portanto, isso é um alerta para os cristãos não renunciarem sua fé em Cristo para preservar suas vidas em tempo de perseguição. Porque aquele que se comportar como covarde e negar a Jesus não terá parte no Reino dos Céus.

 

“Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por Minha causa, a encontrará.”

 

(Mateus 16.25)

 

Logo, não tem nada a ver com ficar vermelho quando te fazem um elogio ou não conseguir fazer amigos com mais facilidade. Calma!

 

Como a timidez atrapalha sua vida cristã

 

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”

 

(2 Timóteo 1.7)

 

Antes de mais nada quero dizer que não existe essa coisa de "demônio da timidez". Pare de ficar demonizando tudo! Aliás, a timidez pode ser tanto um fator genético quanto ser um traço de sua personalidade. Seja como for, ela pode atrapalhar de diversas formas a sua vida; ainda mais a sua vida cristã. Digo isto por experiência própria. Quem nunca ficou tímido quando chamam a gente para cantar, ler um versículo ou orar no culto? Às vezes a gente esquece ou erra a letra do hino ou as palavras não saem como desejamos. E pensamos que pagamos o maior mico da vida.

 

Pare e pense um pouco: Como a sua timidez tem atrapalhado você de servir ao Senhor? Lembre-se que Deus não deu a você um espírito de covardia. Por isso, não tenha medo de realizar os próprios dEle em sua vida. E não permita que sua timidez o domine a ponto de te atrapalhar na caminhada cristã e no seu crescimento espiritual.

 

Então se alguém lhe perguntar sobre a razão de sua fé, não tenha medo de dizer que ama a Jesus.

 

Como perder a timidez?

 

“Tenho até vergonha de confessar que nós fomos tímidos demais e não fomos capazes de fazer coisas como essas.”

 

(2 Coríntios 11.21a)

 

Separei algumas dicas bem legais para que você possa acabar com a sua timidez que atrapalha tanto a sua vida:

 

Encare a timidez

 

Não finja que você não é uma pessoa tímida. Pois para buscar uma solução para isso, você precisa encarar de frente o problema. Perceba qual sentimento acompanha a sua timidez. Vergonha? Insegurança? E também perceba como você se comporta quando está tímido. Como é sua postura? Seu tom de voz muda? Para onde fica o seu olhar? Só assim é possível controlar tais detalhes e entender seus sentimentos.

 

Faça do espelho seu aliado

 

Treinar na frente do espelho ajuda a diminuir a timidez e perder a vergonha. Por isso, fique diante do espelho e expresse em voz alta os seus pensamentos. Mesmo que eles sejam aleatórios. Esse exercício faz com que você comece a se expressar melhor na frente das pessoas.

 

Leia em voz alta

 

Toda vez que tiver oportunidade de ler algo em voz alta, faça! Pois assim você se acostuma a ouvir o som da sua voz. E esse exercício te ajudará em sua desenvoltura ao se comunicar com outras pessoas.

 

Ande olhando para frente

 

A postura é um sinal que o nosso corpo transmite. Por isso, esse lance de andar cabisbaixo não está com nada! Ande sempre olhando para frente.

 

Não tente agradar todo mundo

 

Pessoas tímidas tendem a buscar agradar a todos que as cercam. Mas deixa eu te contar uma coisa: Não tem como conquistar a aprovação de todos (Gl 1.10). Então seja espontâneo, dê suas opiniões, se posicione, apresente argumentos e mostre que você é alguém que sabe o que fala.

 

Não busque a perfeição

 

O que seria das pessoas sem os seus defeitos e qualidades? Isso é o que te torna especial... Então não tenha vergonha de se expor por medo de errar. Arrisque-se!

 

Atenção às roupas

 

Se você sente vergonha de seu corpo, procure usar peças que valorizem sua beleza.

 

Faça sessão de fotos

 

Aproveite o dia para caprichar no look e tirar muitas fotos legais e compartilhe nas redes sociais. Isso faz bem à sua autoestima. Por isso, não deixe de conferir algumas inspirações de fotos tumblr para fazer em casa.

 

Faça aulas de teatro ou dança

 

Atividades como teatro e dança ajudam bastante a perder a timidez. Já que você estará em constante exposição por conta das apresentações.

 

Evite se comparar

 

Seja entre o seu círculo de amizades, na escola ou no trabalho; evite se comparar à outras pessoas. Não se menospreze, pois você não é inferior a ninguém! Não fique achando que a grama do vizinho é mais verde que a sua. Okay?

 

Faça novas amizades

 

Aumentar o seu círculo de amigos é uma boa alternativa para perder a timidez. Afinal, você só está acostumada a conversar com seu grupinho de sempre. Está na hora de sair da zona de conforto! E para que isso aconteça de uma forma que não seja desastrosa, utilize a técnica FORD (Família, Ocupação, Recreação, Desejos). Basicamente, faça perguntas sobre como vai a família, o que a pessoa tem feito ultimamente, o que gosta de fazer e quais são os seus desejos para o futuro.

 

Isso rende bastante perguntas e também muitas respostas; o que faz com que a pessoa acabe falando mais do que você. Esse já é um grande passo!

 

Olhe nos olhos das pessoas

 

Quando for conversar com alguém, é muito importante manter o contato visual. Porque olhar para baixo demonstra insegurança e olhar para os lados dá a impressão de que não está interessado no assunto. Então, sempre nos olhos das pessoas, mesmo que no começo para você seja uma tortura.

 

Dê mais risada de você mesmo

 

Aprenda a rir de você mesma. Pois não devemos nos levar tão a sério. Como já foi dito antes, todos nós erramos e pagamos micos. Então o melhor a se fazer é rir da situação; porque quebra o gelo do momento e alivia a tensão... Seja o primeiro a rir, leve a situação com um bom humor e siga adiante.

 

Procure ajuda profissional se for o caso

 

Não tenha medo de dizer que você é uma pessoa tímida e que se incomoda com isso. Pois tanto as pessoas em sua volta quanto um profissional na área podem te ajudar bastante.

 

Por fim, lembre-se que na maioria das vezes o gatilho da timidez é a insegurança. Então a confiança é uma peça essencial para superar essa situação. E espero de coração que essas dicas venham melhorar sua personalidade. E nunca se esqueça que Deus se importa com cada detalhe da sua vida, até mesmo para te ajudar a perder a timidez. Tenha foco e força de vontade para dar um tchau para timidez!

 

“Pedimos a vocês, irmãos, que [...] deem coragem aos tímidos.”

 

(1 Tessalonicenses 5.14)

 

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

 

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!