Livro: Cinco Pontos – John Piper | Resenha



Depois de conhecer as doutrinas da graça – ou seja, conhecer de verdade a doutrina da salvação – eu me deparei com este livro que muitos estavam indicando em um grupo do Facebook que participo. É um livro para quem está iniciando a se profundar no conhecimento da doutrina reformada (como é geralmente nomeada). Gostei muito da leitura e vim aqui compartilhar com vocês sobre os “Cinco Pontos” do calvinismo (chamada assim por causa que foi ensinada pelo teólogo João Calvino).

Autor: John Piper
Páginas: 192
Editora: Fiel Editora
Ano: 2014
Onde comprar: Americanas | Amazon

Sinopse:

Em direção a uma experiência mais profunda da graça de Deus.

Graça é o coração de Deus fazendo-nos o bem quando não merecemos. Mas, será que sabemos o quanto não a merecemos? Só Deus mesmo pode tornar isso claro para nós. E ele o faz na Bíblia de maneira tal, que a sua graça é revelada como uma explosão de luz que nunca se viu antes. Os “cinco pontos” falam sobre como nasce um cristão e como Deus o preserva para sempre. Falam ainda da eleição de Deus e da segurança do futuro de alegria eterna. Esse livro trata dos mistérios da obra salvadora de Cristo, que comprou, ao preço de seu próprio sangue, o dom da fé para os filhos de Deus. Também trata dos mistérios da alma humana e do poder do Espírito de Deus, que conquista toda a nossa rebeldia e nos faz servos fiéis e voluntários do Rei Jesus.

Piper crê que a nossa experiência na graça faz crescer o nosso entendimento da graciosa obra de Deus e nos leva a um relacionamento mais profundo com ele, em adoração e amor.



Resenha:

Durante a história da igreja, doutrinas chamadas de “arminianas” por causa do teólogo Jacob Armínio, tem diminuído o valor da salvação, colocando o ser humano como co-participante de uma obra que nem sequer pode ser feita por ele, com a justificativa do “livre-arbítrio”.

Neste livro, John Piper resumiu os “Cinco Pontos” do calvinismo, ensinadas pelo teólogo João Calvino que tratam das doutrinas da graça (ou doutrinas reformadas) em um formato de fácil compreensão. Trazendo também o que essa doutrina representa para ele, assim como testemunhos de grandes homens de Deus, teólogos de épocas diferentes das nossas.

O autor nos leva ao profundo conhecimento da graça de Deus, confrontando quaisquer ensinamentos que dizem que há um senso de mérito nosso e coloca o Senhor como o protagonista da trama de nossas vidas; assim como é ensinado na Palavra de Deus. Aconselhando como é de extrema importância que o cristão deve entender a graça redentora de Deus atuando diretamente na salvação.


Minha Opinião:

O livro conta com uma linguagem simples, clara e objetiva para que todas as pessoas possam entender um assunto tão complexo. Em poucas palavras o autor aborda os cinco pontos do calvinismo, e refuta questões que arminianos levantam em discussão para tentar fazer descrédito sobre o que realmente a Bíblia diz sobre a doutrina da salvação.

Com a leitura deste livro senti edificada, renovada e com minha fé fortalecida! E se você conhece alguém que ainda não compreendeu os cinco pontos, e busca entender esses pontos que são bem complexos, minha sugestão é que você compre e dê de presente este livro para esta pessoa. Acho que você deveria ter um estoque desse livro, para que sempre que conhecer alguém que está em busca desta compreensão dos cinco pontos, você já ter um livro para entregar a ela.

Eu, já abordei aqui no site esses cinco pontos de forma às vezes bem sutil, e você poderá clicar na frase para ir ao artigo e entender mais um pouco sobre o assunto:







Quotes:

“Os ensinos calvinistas sobre os cinco pontos são bíblicos e, por isso, verdadeiro e, consequentemente, um caminho precioso para experiências mais profundas da graça de Deus.” (página 9)

“Deus escolheu, antes da fundação do mundo, aqueles que seriam libertos da escravidão do pecado e levados ao arrependimento e à fé salvadora em Jesus.” (página 17)

“Sem a obra do Espírito de Deus, tudo que pensamos, sentimos e fazemos não é bom.” (página 24)

“A doutrina da graça irresistível não significa que toda influência do Espírito não possa ser resistida. Significa que o Espírito Santo, sempre que quer, pode vencer toda a resistência e tornar sua influência irresistível.” (página 30)

“O ensino bíblico da expiação limitada é que a morte de Cristo tinha um desígnio específico para seus eleitos.” (página 64)

“A evidência genuinidade de nossa fé é o fato de que retemos a Palavra – de que perseveramos.” (páginas 81)

“A perseverança dos santos não é a garantia da perfeição e sim de que Deus nos manterá combatendo o combate da fé, para que odiemos nosso pecado e nunca façamos paz duradoura com ele.” (página 86)

“A maior tristeza em nossos dias é a incapacidade das pessoas de serem reverentes. Parece que elas nunca sentem temor ante a grandeza de Deus. Só conhecem um tipo de relacionamento: casual. Esta é uma incapacidade trágica e empobrecedora.” (página 98)

“A segurança para a oração é o fato de que Deus pode desfazer e mudar as coisas – incluindo o coração humano.” (página 104)

“As doutrinas da graça dão esperança de evangelização nos lugares mais difíceis. Morto é morto. Muçulmanos, hindus ou europeus materialistas, pós-cristãos, empedernidos não são mais mortos do que qualquer outro ‘homem natural’. E Deus faz o impossível. Ele dá vida a mortos.” (página 107)


Se você já leu esse livro, o que achou dele? Se ainda não tem o livro, está curiosa para poder adquiri-lo? Deixe seu comentário!

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!