Ai de você hipócrita: A Bíblia revela o perigo da falsidade!

 


O termo hipócrita vem da palavra grega hypokrites. Que quer dizer fazer papel de um ator. Porque o uso de máscaras na cena era comum. Este elemento surgiu por volta do século V a.C. . Então o que é hipocrisia? É o perfil de quem é falso, que finge e de quem dissimula. Sendo assim, o hipócrita é aquele que imita ter virtudes que de fato não possui. Por isso, Cristo disse:

 

“Ai de vocês, […] hipócritas!”

(Mateus 23.13)

 

Mas o que Jesus quis dizer com a palavra “ai”? Cristo não só expõe tristeza, bem como o ato de punição para quem age assim. Pois alegam estar com Deus e tiram proveito disso. Nada mais é que um falso cristão. Por isso, usam máscaras para ocultar o que de fato são. Já que por dentro são sujos e podres (Mt 23.27,28).

 

Sendo assim, o que a Bíblia diz sobre esse perigo? É o que veremos a seguir...

 

O fermento dos fariseus

 

Você sabia que a hipocrisia contamina e cresce como o fermento? Foi isso que Cristo disse aos seus discípulos (Lc 12.1). O fermento é um elemento que mesmo em pouca quantia faz levedar. Ou seja, se misturar à massa de um pão ou bolo, faz com que aumente de volume. Então, o fermento dos fariseus é a hipocrisia, e mesmo que pareça inofensiva; causa um grande mal.

 

Como os hipócritas agem

 

É fácil saber quando alguém age com hipocrisia... Pois, sinais mostram tal atitude. O hipócrita tem grande respeito por aqueles que estão no poder. Ao mesmo tempo que trata os outros com desprezo. Pois tem de si conceito elevado. Se bem que só ajudam quando lhes convém. De modo igual, tentam atrair atenção para si por seus feitos. Já que amam se gabar. Mas é tudo conversa e pouca coisa é feita de fato. De tal forma que Jesus os combatia.

 

No sermão da montanha, Cristo declarou duras palavras contra a hipocrisia religiosa. Uma vez que os hipócritas nas sinagogas e nas ruas faziam de tudo para que outros soubessem dos seus feitos. Quando davam esmolas, contavam para todos: “para serem elogiados” (Mt 6.1-4). Oravam em pé para serem vistos por todos (Mt 6.5,6). E quando jejuavam, faziam caras de tristes para que todos ficassem sabendo que eles estavam em jejum (Mt 6.16-18).

 

Jesus criticou tais atitudes. E por que do mesmo modo agimos usando as redes sociais para que todo mundo saiba do nosso “gesto de amor”?

 

Certa vez, Cristo contou a parábola do fariseu e o publicano (Lc 18.9-14). Em resumo, os dois homens foram para o templo orar. O fariseu orou dizendo que era melhor do que o outro homem e se gabava pelos seus feitos. Mas o publicano só dizia para Deus ter pena dele. Em conclusão, quem saiu em paz com Deus foi o homem que fazia o clamor.

 

Será que nós temos vivido com orgulho? Com a capa da hipocrisia em nós? E desprezando os outros?

 

Não dê atenção para os ensinos de pessoas hipócritas

 

A Bíblia diz que nos últimos dias pessoas abandonarão a fé. Porque vão prestar mais atenção nos ensinos de pessoas hipócritas. Uma vez que elas irão fazer isso tantas vezes que nem mesmo a consciência as incomodará (1 Tm 4.1,2). Visto que esta é a última hora, esteja em ato de vigiar. Pois já existem alguns que caíram no engano. Por isso, não se afaste da sua fé em Cristo. Não dê atenção para os ensinos deles tanto quanto nem os siga.

 

Pois tudo o que está em oculto, Deus revelará (Lc 12.1-3).

 

O joio e o trigo

 

A parábola do joio e o trigo é uma metáfora. Uma vez que joio é uma erva daninha que cresce nas plantações de trigo. Os agricultores preferem deixar que ela cresça junto, pois elas são muito iguais. Mas quando a colheita está madura, arranca-se a erva e a lança no fogo. Do mesmo modo, Deus fará separação dos filhos verdadeiros (trigo) daqueles que são hipócritas (joio). Por fim, Deus irá retirar os hipócritas do Seu Reino (Mt 13.36-43).

 

Você está de que lado?

 

Deixe as aparências de lado e viva sem hipocrisia

 

A dificuldade do hipócrita é não ver seus próprios problemas. Pois veem o tempo todo os erros alheios. Mas nunca examina a si mesmo (Mt 7.1-5). Mas depois de ler tudo isso... E se sentiu tocado no coração... Então reconheça e corrija os seus erros. A fim de deixar de ser um hipócrita! Por isso, reflita se há algo em sua vida que use máscaras. E conserte.

 

“Portanto, livrem-se de toda maldade, todo engano, toda hipocrisia, toda inveja e todo tipo de difamação.”

(1 Pedro 2.1)

 

Desse modo, não deixe que sua crença seja apenas uma teoria. Pratique o que prega. Seja justo e bondoso com os outros (Mt 23.23). Tenha mais empatia! Por isso, não viva mais para chamar atenção das pessoas. Enfrente sua hipocrisia e a vença!

 

♫ ... Não vou negar quem sou, não há máscaras em mim ... ♫

 

 

E aí, o que você achou deste artigo? Se você agia como um hipócrita, está pronto para mudar? Deixe o seu comentário! Mil Beijinhos...

 

 

Meu Facebook | Meu Instagram | Meu Twitter

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!