O que fazer quando não se sabe qual profissão seguir?



“Estou com dificuldade para a escolher a minha profissão”. “Não me identifico com nenhuma profissão”. São frases que com toda a certeza você já disse ou pensou. Mas isso é muito mais comum do que pensa. Pois vários jovens assim como você, têm problemas para decidir qual carreira seguir. Já que algumas áreas de atuação possuem diversos ramos. Assim como as especializações em medicina que têm várias áreas.

 

E agora, o que fazer então? Calma! Pois decidir o seu futuro pode ser mais fácil com as nossas dicas. Por isso, preparei um guia com passos que vão te ajudar na escolha de sua carreira. Afinal, todos nós temos uma vocação. Todos nós temos talentos. Mesmo que diferentes uns dos outros; cada uma tem sua importância. A Bíblia diz:

 

“Exorto-vos a viver de maneira digna da vocação à qual fostes chamados.”

(Efésios 4.1b)

 

Não deixe que outras pessoas escolham por você

 

Há vários casos onde pais, parentes e amigos dão palpites sobre qual carreira deve seguir. Mas não se deixe levar por tais palavras. Pois eu sei que eles só querem te ajudar. Porém, a escolha da profissão certa cabe a você. E mais ninguém! Porque a carreira é sua. Porque é você quem vai levantar todos os dias para aquela rotina. Por isso, você precisa se sentir bem naquilo que faz.

 

Uma dica que dou é não deixar Deus de fora dessa escolha. Visto que Ele se interessa por cada detalhe de sua vida. Então, ore ao Senhor pedindo para lhe guiar. Para que possa fazer a decisão certa!

 

Informe-se sobre as profissões

 

A fim de optar por uma profissão, é preciso pesquisar tudo o que puder. Assim sendo, faça uma busca no Google sobre várias áreas. Além disso, se possível, visite uma exposição de cursos de alguma faculdade. Assim você poderá conhecer melhor sobre muitas formações. Procure saber também se há faculdades próximas de sua casa que ofereçam um pequeno tour pelo campus.

 

Se você se interessou por alguns cursos, então dê o próximo passo. Converse com os profissionais da área. Saiba o que irá estudar no curso e pontue diferenças na grade curricular de cada faculdade. Saiba também como será a rotina da carreira, bem como entender sobre o mercado de trabalho.

 

Conheça bem suas áreas de interesse

 

Procure conhecer bem a si mesmo. Por exemplo, se você não gosta muito de conversar com as pessoas; então já sabe que precisa de uma profissão de pouco contato. Do mesmo modo, se você odeia matemática; logo a engenharia não é uma boa escolha. Assim você irá excluir opções que ainda estão na sua lista.

 

Depois que excluir opções que não tem nada a ver com você; faça uma lista com prós e contras das profissões que restaram. Ou seja, nos prós você coloca o que te faz seguir tal curso. E nos contras, você coloca o que não te faz querer essa carreira. Em seguida, ore e reflita. Pois é importante escolher uma profissão que combina com você e que te faça levantar para trabalhar com um sorriso no rosto todos os dias. A Bíblia diz:

 

“Por isso, concluí que a melhor coisa a fazer é [...] encontrar satisfação no trabalho.”

(Eclesiastes 2.24a)

 

Hora da decisão!

 

Após orar e refletir sobre sua lista, com toda a certeza você encontrará a profissão certa a seguir. Pois mesmo com os "contras" você ainda se sente animado para seguir a carreira. Assim sendo, como as coisas já estão bem claras em sua mente, corra atrás dos seus objetivos.

 

Deus quer usar você em sua profissão para alcançar vidas para Ele. É por isso, que Ele lhe deu talentos naturais. Use-os! Lembre-se que toda profissão tem seus desafios e tentações; assim como a carreira de ator/atriz. Esteja preparado!

 

Mas se você acha que já perdeu muitas oportunidades porque não sabia que profissão seguir... Calma! Não pense assim! Pois a Bíblia diz que Deus tem poder para nos restituir os anos que foram perdidos (Jl 2.25).

 

 

Espero de todo o coração ter lhe ajudado. E se acaso ainda restar alguma dúvida, é só me chamar para trocar uma ideia. Okay?

 

 

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Meu Facebook | Meu Instagram | Meu Twitter

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!