Por que e como contar histórias bíblicas para crianças?



As crianças gostam muito de ouvir histórias, ainda mais quando são cheias de aventuras e emoções. Do mesmo modo, quando contam para elas com bastante entusiasmo. Pois prende de modo fácil a atenção delas. Sendo assim, a Bíblia é a melhor forma de contá-las. Já que tem incríveis fatos e grandes lições de vida. Por isso, vale a pena investir em livros infantis cristãos.

 

“Jesus, porém, disse: “Deixem que as crianças venham a Mim. Não as impeçam, pois o reino dos céus pertence aos que são como elas.’”

(Mateus 19.14)

 

E nada melhor em saber os prós e a forma certa de mostrar às crianças livros a fim de que moldem o seu caráter. E assim possam ter contato com situações do dia a dia e consigam agir bem. Por esta razão, reuni o porquê e dicas para usar obras infantis para seu filho ou aluno.

 

Motivos para contar histórias bíblicas para crianças

 

De fato, há muitas vantagens em contar histórias para os pequenos. Irei listar algumas delas:

 

Desenvolve a criatividade

 

Ajuda na resolução de problemas

 

Aperfeiçoa a linguagem

 

Fortalece um vínculo

 

Ensina valores

 

Estimula o hábito de leitura

 

Desse modo, uma criança criativa faz perguntas; e assim consegue lidar com desafios. Além disso, você pode levar eles a outros lugares e culturas por meio da Bíblia. E então ensinar virtudes. Por exemplo, falar sempre a verdade; ser obediente; agir com amor; criar e manter amigos; etc. De tal forma que gere um laço afetivo com você. E assim deixar uma marca de alguém que despertou nela o conhecer mais e mais sobre Deus. Já que pegará o gosto em ler a Bíblia.

 

Visto que o conto oral é uma prática muito usada na Palavra de Deus. Pois foi assim, de pessoa para pessoa, que se contaram as histórias até que alguém as registrasse de forma escrita; como no caso da Bíblia. Por isso é que devemos ir por todoo mundo e pregar do amor de Deus para todos.

 

“Eu os elogio porque vocês sempre lembram de mim e seguem as instruções que eu passei para vocês.”

(1 Coríntios 11.2)

 

“Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que foram ensinadas a vocês, quer de viva voz, quer por carta nossa.”

(2 Tessalonicenses 2.15)

 

Dicas para contar histórias infantis

 

Para que possa contar histórias, os livros infantis bíblicos são uma ótima opção. Assim como a Bíblia para crianças. Pois você vai encontrar recursos visuais e uma linguagem simples a fim de que entendam o que está sendo dito. Mas não é só isso, você precisa conhecer a Bíblia, os personagens e deixar o Espírito Santo agir por meio da sua vida.

 

Antes de tudo, tire as distrações do lugar em que está. E ao contar, precisa "sentir" o que você mesmo está falando. Pois a criança percebe quando é algo mecânico. Por isso, você já deve cativar a atenção dela desde o início. Use a voz para expressar diferentes emoções e efeitos sonoros (chuva, etc). Além disso, mude sua voz para falar como cada personagem. Faça "caras e bocas" para mostrar os sentimentos. E para "quebrar o gelo" é bom que faça perguntas do tipo: quem, quando, onde, como.

 

E quando atingir o grau máximo, faça uma aplicação, ou seja, traga um valor ensinado na história. Logo depois, passe para uma breve conclusão. Em seguida, ore junto com a criança usando palavras fáceis. Pois o objetivo de contar as histórias, é deixar a criança mais próxima de Deus e conhecê-lO através de Seus feitos. Porque, "a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus" (Rm 10.17).

 

Lembre-se: Dê vida ao Livro que traz vida!

 


Por fim, agora que você sabe de todos os benefícios e dicas para contar uma boa história seja para seus filhos ou alunos; coloque em prática o que aprendeu aqui. Adquira já livros com histórias bíblicas infantis e embarque nessa aventura!

 


Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Meu Facebook | Meu Instagram | Meu Twitter

Um comentário

  1. Passando para desejar um ótimo 2021, cheio de Deus, saúde, paz e felicidade!
    Tem retrô desse ano doido no blog - passa lá, se puder.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!