Evite contar tudo o que se passa na sua vida!


Se observarmos o mundo das celebridades vamos perceber o excesso de exibicionismo, seja por conta de estarem sempre conectados ou por outros motivos. E isso não acontece só no mundo da mídia, mas nas nossas vidas quando passamos a contar tudo o que se passa nas nossas vidas para as pessoas que estão ao nosso redor, mesmo sendo para parentes ou pessoas que se dizem nossos amigos. Por isso, evite contar tudo para os outros!

 

A Bíblia diz que há "tempo de estar calado, e tempo de falar" (Eclesiastes 3.7b) e que o ser humano deve ser “pronto para ouvir, tardio para falar” (Tiago 1.19b), e essas instruções não estão na Palavra de Deus por acaso. E há vários motivos para estar atenta quanto ao falar determinadas coisas e é o que veremos nesse artigo.

 

Um equívoco é achar que sua vida deve ser um “livro aberto”, porque não há nada a temer e/ou para “causar” se expondo para as pessoas. E quer saber as justificativas para isto?



Não compartilhe... suas obras de caridade. 

 

Porque isso tira o foco da sua boa ação, e passa a ser considerada uma atitude que você fez para que os outros a admirem. A Bíblia alerta dizendo que isso é uma atitude hipócrita: 

 

“Cuidado! Não pratiquem suas boas obras publicamente, para serem admirados, porque então vocês perderão a recompensa do seu Pai do céu. Quando derem uma esmola, não fiquem contando a todo mundo a respeito disso, como os hipócritas fazem - tocando trombetas nas sinagogas e nas ruas chamando atenção para os seus atos de caridade! Verdadeiramente Eu digo: Eles já receberam toda a recompensa que poderiam ter. Mas quando vocês fizerem um favor a alguém, façam-no secretamente - não contem à sua mão esquerda aquilo que a sua mão direita está fazendo. E o seu Pai, que conhece todos os segredos, recompensará todos vocês.” (Mateus 6.1-4).

 

Não compartilhe... seus problemas familiares. 

 

Todos nós temos problemas com nossa família, mas contar algo tão delicado para os outros não é prudente, pois não envolve só você, envolve outros parentes; e se as pessoas envolvidas descobrirem que você anda contando algo tão íntimo, você cai em descrédito e pode piorar a situação. Se você precisar de ajuda, não saia contando para todo mundo para obter vários pontos de vista.

 

Primeiramente, conte a Deus para ajudá-la a passar por esse problema, e se precisar de ajuda de alguém, fale com o seu pastor; ele é responsável por cuidar do seu rebanho dando instruções. “Procure resolver sua causa diretamente com o seu próximo, e não revele o segredo de outra pessoa, caso contrário, quem o ouvir poderá recriminá-lo e você jamais perderá sua má reputação.” (Provérbios 25.9,10).

 

Não compartilhe... seus planos de curto/longo prazo. 

 

Pois você pode despertar inveja nas pessoas e elas também podem te desanimar colocando medo e pessimismo quando você conta seus projetos. Evite contar essas coisas... “Os planos dos justos são retos, mas o conselho dos ímpios é enganoso.” (Provérbios 12.5).

 

Não compartilhe... muito a sua felicidade.

 

No mundo onde estamos sempre conectadas e queremos postar tudo o que fazemos, ser ponderada é a melhor solução. Pessoas felizes e que estão sempre conquistando êxitos, não estão preocupadas em comentar sua conquista; pelo contrário, serão discretas e conquistarão cada vez mais“Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.” (João 13.17).

 

Não compartilhe... suas amarguras e ressentimentos do passado.

 

Não compartilhe... suas amarguras e ressentimentos do passado. 

 

 

Você aplica mais ânimo nas suas amarguras do passado quando você fica contando aos outros sobre elas. Quer uma dica? O que passou, passou; não volta mais. Não fique se remoendo e levando os outros a terem ressentimentos com outras pessoas só porque você não se dá bem com elas. 

 

“Cuidem uns dos outros, para que nenhum de vocês deixe de alcançar a graça de Deus. Vigiem para que nenhuma amargura crie raiz entre vocês, pois, quando ela brota, causa profunda perturbação, contaminando muitos na sua vida espiritual.” (Hebreus 12.15)

 

Como eu disse no início, sua vida não é um “livro aberto”, ninguém precisa saber de tudo o que acontece na sua vida ainda mais para agradar, chamar atenção ou atacar, pois é uma perda de tempo. Além disso, uma pessoa que fala tudo da sua vida pensando que ela é um “livro aberto” não é nada interessante e nem fascinante.

 

Vamos combinar o seguinte? Só compartilhe o que pode ser de utilidade para outras pessoas. Para finalizar deixo dois versículos:

 

“Quem guarda a sua boca e a sua língua, guarda sua alma de problemas.”

(Provérbios 21.23)

 

“Na multidão de palavras não falta pecado, mas aquele que refreia os seus lábios é sábio.”

(Provérbios 10.19)

 


O que você achou deste artigo? Você acha importante a dica: "evite contar tudo"? Por quê?

 Deixe seu comentário!

Meu e-mail: abielelenite96@gmail.com

Meu Facebook | Meu Instagram | Meu Twitter


Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!