Faça você mesma: Porta-joias com palito de picolé!

 


Texto escrito especialmente para o nosso blog por: Luciana do Rocio Mallon

Ajustes por: Abilene Leite

 

Hoje irei te contar minha história com o palito de picolé e te ensinar o que fazer com ele. Sempre gostei de artesanato, pois para mim é o dom de transformar lixo reciclável em obra de arte. Quando eu tinha cinco anos de idade, minha avó comprou um picolé para mim. Ela disse que ele era igual pirulito só que gelado. Gostei do sabor porque estávamos numa tarde de verão. Mas depois que o sorvete acabou, fiquei com o palito, nas minhas mãos, e me encantei por ele.

 

Primeiro, brinquei com o palito como as minhas bonecas como se ele fosse um boneco. Depois pintei o palito com lápis de cor e usei este objeto como marcador dos livros infantis ilustrados que eu folheava na época. Aos seis anos de idade, entrei para a pré-escola onde comecei a ser alfabetizada.

 

Então passei a escrever frases nos palitos de picolé que eu guardava. Naquele mesmo ano, vi na TV, uma moça ensinando a fazer porta-joias com palitos de sorvete. Assim, como eu tinha uma coleção deles, tratei de confeccionar o artesanato em casa. O importante é que você também pode fazer este objeto.

 

Os materiais que você precisará são:

 

- Palitos de picolé que podem ser usados. Pois você pode caçar os palitos no lixo, depois lavar, limpar com álcool e secar ao sol.

 

- Tubo de cola branca, cola-tudo ou supercola.

 

Modo de Preparo:

 

Primeiro, selecione os palitos mais bem acabados e coloque dois palitos em paralelo. Depois, passe a cola perto das pontas dos palitos e cole sobre eles mais dois palitos até formar um quadradinho. Repita esta colagem, de dois em dois palitos, até alcançar a altura que a sua pessoa quer para o seu porta-joias.

 

Ao acabar a estrutura da caixinha, é preciso confeccionar o fundo. Assim, cole os palitos, um ao lado do outro por toda a base do porta-joias, até preenche-la completamente. Após isto confeccione a tampa. Deste jeito, cole um palito ao lado do outro, usando dois palitos paralelos como base. Esses dois palitos paralelos devem ter a mesma distância dos dois primeiros palitos do corpo da caixinha, pois vão ficar um sobre o outro.

 

Para o encaixe da tampa se tornar forte e resistente, sobre o corpo do porta-joias, cole pequenos pedaços de palitos de sorvete em cada um dos lados da tampa. Eles devem ficar bem alinhados ao corpo do porta-joias para a tampa não ficar mole. No final você poderá pintar seu porta-joias se quiser dar um toque alegre. Aqui, poderá usar tinta guache, tinta para madeira ou até mesmo giz de cera. Mas, se quiser dar um toque romântico, poderá passar verniz no seu porta-joias.

 


E se sobrar palito de picolé?

 

Se sobrar palitos, você ainda pode fazer um lindo porta-retratos com eles, seguindo estes passos simples:

 

- Primeiro cole seis palitos um ao lado do outro.

 

- Após isto, deixe secar duas horas antes de continuar.

 

- Depois cole palito em cima formando um quadrado como se fosse uma moldura.

 

- Deixe só a parte de cima sem palito, pois lá passará a foto.

 

- No final você também pode pintar os palitos, para dar um toque alegre, ou, passar verniz dele para dar um toque romântico.



Saber confeccionar estes artesanatos é muito útil quando você precisa presentear alguém e está sem dinheiro. Pois tubo de cola todo mundo tem em casa e palitos de sorvete qualquer pessoa pode caçar nas latas de lixo próximas às lanchonetes num quente dia de sol. Você pode presentear com este porta-joias em datas como:

 

Aniversários, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Dia dos Avós.

 

Veja só o significado destes presentes: todo o porta-joia guarda bijuterias que rementem aos momentos mais inesquecíveis da vida de uma pessoa. Já, um porta-retrato guarda os presentes mais preciosos da vida de alguém que são fotos das pessoas e dos seres importantes ao redor.

 


Você gostou de aprender como utilizar o palito de picolé e fazer você mesma um porta-joias e porta-retratos? Deixe o seu comentário!

 

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!