15 Dicas passo a passo de como memorizar versículos



Há muitos benefícios em memorizar versículos das Escrituras Sagradas, por exemplo, quando você estiver em gincanas de memória da Bíblia em sua ou em outra igreja, mas principalmente quando vêm momentos difíceis, você terá em lembrança versículos que vão poder te ajudar a superar a situação em Deus. 

Isso me fez recordar de uma certa ilustração que uma determinada mulher responde para uma menina que ela hoje pode ler a Palavra de Deus, mas não sabe o que vai acontecer no futuro e se for retirada a liberdade dela, nenhum invasor poderá tirar o que está em sua mente e coração.

“Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.”
(Salmos 119.11)

Essa menina da ilustração aprendeu uma grande lição acerca da importância de memorizar os versículos da Bíblia e você também pode guardar esse conteúdo para si. Outra grande representação está descrita na Palavra de Deus e esta aconteceu de verdade quando Jesus foi tentado por Satanás no deserto. 

Cristo citou versículos bíblicos que estavam em sua mente naquele momento. E mesmo quando o Diabo tentou distorcer alguns deles, Ele respondia sobretudo com um novo versículo desconstruindo as munições de Satanás e Jesus venceu a tentação. O que podemos aprender com isso? Que em meios às tentações temos uma arma que é a Bíblia e em meio a tanto falsos profetas podemos saber quem está pregando a verdade, pois temos os versículos corretamente interpretados em nosso coração.

Eu vou te mostrar o passo a passo de como memorizar os versículos da Bíblia.

1) Primeiro planeje os versículos que irá memorizar durante o ano. 


Um ano tem 52 semanas, ou seja, a cada semana você irá memorizar um versículo então faça uma lista num papel de quais versículos você quer memorizar que no total são 52 versículos. Pode ser tudo para o ano todo ou você pode separar por semestre, trimestre ou bimestre; se for fazer também quando o ano já começou.

2) Você pode separar versículos para memorizar que já estão na sua revista da Escola Bíblia Dominical. 


Na maioria das revistas de EBD tem um espaço reservado para isso que pode estar denominado da seguinte maneira “para você guardar no coração”, “para você memorizar”, “mensagem valiosa”, “mente e coração”, "texto áureo", “traga na ponta da língua este versículo”, etc. Cada semana tem um versículo novo. 

No entanto, em algumas revistas principalmente de adolescentes de algumas editoras, que eles fazem um versículo apenas por trimestre. Se for esse o caso, memorize o versículo do trimestre mais os versículos que você separou. Dica: Algumas vezes na revista o versículo vem com reticências “...” antes ou depois da frase, isso significa que aquela frase não termina ali, então pesquise o resto do versículo no Google e assim grave ele por completo.


3) Não tenha medo de escolher versículos de versões diferentes. 


Existem várias versões da Bíblia, as principais são: Almeida Revista e Corrigida (ARC); Almeida Corrigida Fiel (ACF), Almeida Corrigida e Atualizada (ARA); Nova Versão Internacional (NVI); Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH); Nova Bíblia Viva (NBV); Nova Versão Transformadora (NVT) e a Versão King James. 

Há versões diferentes por diversos métodos de tradução e para o melhor entendimento do leitor. Mas cuidado com a Bíblia Católica por existir livros que não foram inspirados pelo Espírito Santo e com a Tradução Novo Mundo usado pelas Testemunhas de Jeová por adulterar a Palavra de Deus como lhes convém.

4) Peça a Deus ajuda para entender e memorizar o versículo. 


Você não deve memorizar por obrigação, você tem que fazer isso de coração e compreender qual mensagem que Ele quer lhe transmitir através desse versículo, por esta razão você precisa orar neste sentido. Pois Deus age em nosso favor, fazendo com que recordemos de tudo o quanto nós lemos. “Então, se lhes abriu o entendimento para que pudessem compreender as Escrituras.” (Lucas 24.45).

5) Fale o versículo a ser memorizado em voz alta. 


Concentrando-se para falar cada palavra claramente. E assim repita a falar o versículo, variando a velocidade em que se pronuncia. E faça isso quantas vezes forem necessárias.

6) Memorize a referência bíblica. 


Quando você for ler o versículo em voz alta primeiro fale aonde se encontra o versículo e no final também do versículo. Desse modo você grava a referência com mais rapidez.

7) Escreva o versículo a ser memorizado em uma folha e leve-a no bolso. 


Assim que você tiver um tempo ocioso, pegue o papel e leia-o para fortalecer a sua memorização.

8) Escreva em uma folha ou em cartões ou em post it que dê para visualizar o verso a ser memorizado. 


E os cole em lugares estratégicos onde você frequentemente passa, no seu quarto, na geladeira, no seu interruptor de luz, no espelho do banheiro, no bloco de anotações do seu smartphone, etc.

9) Enquanto você ora, recite alguns versículos já memorizados ou que você está memorizando. 


Nada melhor do que falar com Deus recitando as Suas Escrituras. Por exemplo: “Senhor Deus, sei que estou passando por uma grande tribulação, mas em Sua Palavra diz que ‘a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação’ e eu creio nestas palavras (...).”

10) Numa folha de caderno escreva as referências bíblicas dos versículos que já memorizou. 


Dessa maneira você pode recordar o versículo, treinando sua mente para não esquecê-lo.



11) Em uma folha escreva as referências bíblicas, recorte-as, dobre-as e as coloque dentro de um recipiente. 


Todos os dias você vai sortear alguns desses papéis e ler a base bíblica e o seu desafio é falar em voz alta o versículo que retirou do recipiente, e depois conferir na Bíblia se você falou corretamente. Logo após, repita isso durante algumas vezes.

12) Enquanto estiver em uma conversa, introduza algum versículo memorizado que tenha a ver com o assunto. 


Assim você estará treinando sua mente e também edificando a vida de outra pessoa.

13) Escreva em uma folha de papel todos os versículos que você deseja memorizar nesse período. 


Registre-os por extenso em suas respectivas versões e também não se esquecendo da referência bíblica e em ordem cronológica bíblica. Dessa forma você pode sempre consultar depois que recitá-lo sem estar procurando na Bíblia da versão que escolheu.


14) Quando passar algum tempo, escreva em outra folha de papel os versículos que já memorizou. 


Anote-os por extenso em suas respectivas versões e também com suas referências bíblicas e em ordem cronológica bíblica; separando-os em Antigo Testamento e Novo Testamento e anote-os a quantidade de versículos que já gravou separando-os da mesma forma, Antigo e Novo Testamento. E anualmente repita esse processo porque você já deve ter memorizado muitos outros versículos.


15) Pratique em sua vida os versículos que você memorizou. 


Porque de nada adianta ser ouvinte da Palavra, mas não ser praticante dela. “E lembrem-se: esta mensagem é para obedecer, e não apenas para ouvir. Portanto, não se enganem: pois se uma pessoa apenas ouvir e não obedecer, será como um homem que olha o seu próprio rosto num espelho; e logo que se afasta, ele não pode mais ver-se a si mesmo nem se lembrar de como é a sua aparência.” (Tiago 1.22-24).

Para finalizar, como dica final é importante memorizar trechos que são marcantes da Palavra de Deus como os Dez Mandamentos e as Bem-aventuranças.

Leia também: Eu grifo a Bíblia!


Gostaram das Dicas? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Um comentário

  1. A minha professora de escola dominical nos ensinava a colar post-its pela casa com o versiculo da semana: no espelho do banheiro, na cabeceira da cama, no fichário da escola. Daí, estávamos sempre em contato com texto a ser memorizado até o próximo domingo. E só entrava na sala quem falasse o texto certinho com referência.
    Tem postagem nova no blog - se possível, passa por lá!
    Bj e fk c Deus.
    Nana - http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com/

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!