O que é temer a Deus?



Algumas pessoas dizem que temer a Deus é ter medo dEle; outras já dizem que é ter reverência ao Senhor. Mas quem será que está certo nesta história toda? Porque conforme o dicionário a palavra “temer” pode ter significado diferentes como o ato de receio; sentimento de respeito profundo; demonstração de rigor e/ou sensação de instabilidade.

As Escrituras Sagradas dizem:

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!” (Salmos 111.10)

 Podemos perceber pelo versículo acima que temer a Deus não significa ter medo dEle e sim respeitar o poder e a santidade do Senhor para que se obtenha sabedoria e discernimento; e para dar também bom senso e compreensão aos que obedecem aos seus ensinamentos.

A pessoa que teme ao Senhor:

» Foi criada para este propósito.

“De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados.” (Eclesiastes 12.13)

» Não se preocupa em ficar rico.

“É melhor ser pobre e temer a Deus, o Senhor, do que ser rico e infeliz.” (Provérbios 15.16)

» Adora com reverência.

“Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor.” (Salmos 2.11)

» Consegue obter riquezas espirituais, respeito dos homens e vida longa.

“A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida.” (Provérbios 22.4)

» Não fica “se achando” e nem faz algo que seja errado.

“Não fique cheio de si, pensando que sua própria sabedoria é a razão do seu sucesso. A verdadeira sabedoria é amar e obedecer ao Senhor, fugindo do mal.” (Provérbios 3.7)

» Tem uma vida cheia de bênçãos e alegria.

“Aleluia! Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos!” (Salmos 112.1)

» Está aprendendo a ser sábio.

“Quem teme o Senhor está aprendendo a ser sábio; quem é humilde é respeitado.” (Provérbios 15.33)

» Tem o seu socorro e escudo em Deus.

“Vocês que temem ao Senhor, confiem no Senhor! Ele é o seu socorro e o seu escudo.” (Salmos 115.11)

» Será elogiada.

“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.” (Provérbios 31.30)

Uma pessoa disposta a agradar ao Senhor, está disposta também a reverenciá-lo em quaisquer lugares por onde passar. O temor do Senhor faz com que tenhamos uma ajuda para ter uma vida correta diante dos olhos de Deus e fazer uma escolha sábia “Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!” (Deuteronômio 5.29).


“Toda a terra tema o Senhor; tremam diante dele todos os habitantes do mundo.” (Salmos 33.8)


O que achou desta postagem? Esclareceu a sua dúvida? Deixe o seu comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!