Garotas fãs de Cristo: Como realizar um culto infantil?

Como realizar um culto infantil?



Durante o culto em algumas igrejas, as crianças têm um culto especial dentro das salinhas de acordo com a sua idade para não atrapalhar o andamento do culto público e para aprenderem mais de Deus com a linguagem delas. No entanto, será que esse culto está sendo realizado de maneira correta?

Neste artigo você irá aprender como organizar um culto infantil enquanto está acontecendo o culto público em sua igreja. “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” (Provérbios 22.6).

A primeira coisa que tem que ter em mente é a idade correta das crianças participarem do culto infantil, o ideal é crianças de até 8 anos e 11 meses participarem. No entanto, elas também devem participar do culto público até um determinado momento, que pode ser na ocasião onde o ministério de louvor ou alguém estiver louvando para os dízimos e as ofertas e logo em seguida passe para ministração da Palavra de Deus.

Ao chamar as crianças para irem ao culto, tenha em mente que isso não é contar uma historinha e rabiscar um desenho sobre o que foi contado. Como o nome já diz, é um culto e deve ter todas as características de um culto público, só que com menor tempo e de forma com que as crianças aprendam e fixam na mente e no coração o que está sendo ministrado a elas.

Primeiro faça uma oração para começar o culto infantil e logo após cante dois louvores que eles conheçam bem. Não precisa ser louvores voltados apenas para crianças, mas sim louvores que são cantados no culto frequentemente até que elas possam aprender. Em seguida, faça uma leitura bíblica e repita com eles em voz alta. Uma leitura bem simples e que tenha a ver com a pregação do dia. Abra espaço para oportunidades, mas não se esqueça de que o número de oportunidades não pode ser grande por causa da pregação. Após as oportunidades vem o momento das ofertas, ensine o quanto é importante entregar ofertas ao Senhor e incentive as crianças a fazerem isso, e faça uma oração. E imediatamente vem a pregação de modo claro e breve, exponha as Escrituras Sagradas.

Na pregação da Palavra, não fale apenas de coisas básicas que eles aprendem na Escola Bíblica Dominical; mas esteja disposta a falar sobre o plano de salvação, por exemplo. Depois disso, ore fazendo sempre o apelo e termine o culto infantil juntamente quando o culto público também terminar. Você pode estar de tempos em tempos levando outra pessoa para ministrar as Sagradas Escrituras para as crianças. Vai ser importante para elas conhecer outras pessoas que preguem.

Sei que em muitas igrejas, o culto infantil não é assim e você precisará reformular esse estilo com a permissão e orientação de seu pastor. Explique os motivos, pode até mesmo mostrar esse artigo como forma de embasamento ao que você estará falando. Pois esse é o modelo ideal de culto infantil para que aprendam de modo eficaz a Palavra do nosso santo Deus, pois o Senhor se interessa pelo bem-estar das crianças.

Algumas igrejas negligenciam o culto infantil e deixam as crianças participarem o tempo todo do culto público. Não sou a favor e nem indico tal coisa, mas também não sou a favor e nem indico que tais crianças não participem pelo menos um pouco do culto público para que possam ir se acostumando quando crescerem.

“Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.”
(Marcos 10.14)

Quando as crianças ficam o tempo todo no culto público, elas se dispersam, levam brinquedos, rabiscam páginas de folhas de ofício, desenham; porque tudo o que está acontecendo lhes parece chato e não dão ouvidos ao que está sendo ministrado. Quando se é separado um tempo para que as crianças tenham seu próprio culto, elas não se dispersam do culto. E é importante que o pastor de sua igreja ensine no culto de doutrina o comportamento que os pais devem ter para com os seus filhos durante o culto, ensinando-os a prestar atenção no culto e não levando brinquedos para distração da criança (a não ser se for um bebê).

“É possível conhecer o caráter de uma criança pelo seu comportamento; o seu procedimento revelará se ela é pura e boa.” (Provérbios 20.11)


O que você achou desta postagem? Deixe o seu comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!