Pura ostentação!



Para conseguir a atenção das pessoas, alguns exibem roupas de grife e outros itens caros. Até na música secular surgiu o funk ostentação, onde os cantores começam a mostrar o que possuem com dinheiro da fama. É pura ostentação! No entanto, o que a Bíblia diz sobre isso?

“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
(1 João 2.15-17)

Esses versículos deixam claro que aquele que ostenta seus bens é alguém que não tem o amor de Deus em sua vida. Então através deste artigo vou mostrar-lhes como evitar esse pecado.

Primeiramente não há nada de errado em desfrutar das bênçãos que o Senhor tem lhe dado através do seu trabalho, do seu esforço (Ec 3.13). Entretanto, como já foi dito acima, o exibicionismo é um pecado, é algo que vem do mundo e não do coração de Deus. E o que esse pecado atrai? Atrai pessoas que fingem serem suas amigas, mas na verdade estão perto de você por causa do que você pode beneficiá-las (Pv 14.20). Atrai a criminalidade, ou seja, pessoas que querem roubar os seus itens de valor. “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza.” (Jeremias 9.23).

Às vezes você pode estar pensando: “Eu não sou rica, então isso não tem nada a ver comigo.”. Porém, a ostentação dos bens não se dá apenas com pessoas ricas, mas também com pessoas que não tem tanto dinheiro assim, mas que tem um controle desmedido (não tem controle) para possuir bens, riquezas, poder e influência. Na Bíblia é descrito como ganância: “A ambição e a morte são muito parecidas porque nunca ficam satisfeitas.” (Provérbios 27.20).

Para evitar tal pecado é preciso não amar o mundo e nem o que está nele, pois “quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer. Isso também é ilusão.” (Eclesiastes 5.10). A ostentação é pura ilusão daquele que faz isso. Pois você quer ter amigos pelo que você tem ou pelo que você é? Pense nisso!

A busca belo dinheiro tem aumentado muito, quanto mais a pessoa tem mais ela quer e com isso outros desejos acabam entrando no coração humano; assim como a sanguessuga que nunca se farta do sangue do ser humano (Pv 30.15). Mas você não deve se deixar levar por isso, “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mateus 6.21).

As Escrituras Sagradas dizem:

“Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.”
(1 Timóteo 2.9,10)

No mundo antigo, adornar-se com tranças no cabelo era para quem tinha muito dinheiro. O que o apóstolo Paulo está nos querendo dizer nestes versículos é que ostentar a prosperidade é um pecado, e ele estava preocupado com isso na igreja de Corinto onde as mulheres ricas desprezavam as mulheres mais pobres ostentando suas riquezas até mesmo durante o culto.

A Bíblia também diz que nos últimos dias haverá tempos complicados porque muitos serão incapazes de se controlarem e amarão mais os prazeres do que ao próprio Deus. E devemos ficar longe de pessoas assim, para não nos tornarmos como elas (2 Tm 3.1-5). É assim que evitamos o pecado da ostentação.

E toda vez que você for tentada a mostrar suas riquezas e menosprezar as pessoas que não as têm, lembre-se do jovem rico; ele não quis renunciar os seus bens para seguir a Cristo e isso lhe custou a sua própria alma (Mc 10.17-22); ou seja, não perca a sua vida com Jesus por causa de coisas materiais.


O que você achou deste artigo? Deixe o seu comentário!
Pois é muito importante para nós.
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

14 comentários

  1. ostentação nao é bacana mesmo pois sempre atrai as pessoas pelo motivo errado e nao pelo oq realmente somos

    www.tofucolorido.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bem fortes mas necessárias as palavras, eu acho que você interpretou e explicou muito bem, o que tem gente que fala que fazer trança é pecado só por conta de um veículo, Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua reflexão!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Para mim, ostentar é querer viver de aparências, não mostra a pessoa que realmente é. Ótima reflexão!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. O que mais é visto hoje em dia ostentação e muitas vezes de pessoas que deixam de comprar algo realmente prioritário para poder exibir aos outros. Viver de aparência é o que a gente vê todos os dias e no instagram é o que mais tem

    ResponderExcluir
  6. Olha, nunca fui de ostentar, inclusive adoro doar coisas, faço isso com sorteios no trabalho e na minha rede social. Partilhar é o melhor.

    ResponderExcluir
  7. As redes sociais são uma amostra grátis deste nosso vício...

    Ótima reflexão!

    ResponderExcluir
  8. Creio que a ostentação exagerada está além dos bens.

    ResponderExcluir
  9. Ostentação pra mim é estar com as contas pagas e ainda sobrar dinheiro kkkkkk. Na Biblia temos a palavra para todas as situações ainda bem.

    ResponderExcluir
  10. A ostentação é um dos piores defeitos do ser humano, a simplicidade é o melhor caminho a ser seguido.

    ResponderExcluir
  11. Existe uma grande diferença entre ostentar e poder consumir o luxo. Não vejo problema em uma pessoa poder comprar uma bolsa de 30mil e se deixar fotografar com a bolsa. O problema é a pessoa se endividar para ter algo que ela não pode pagar, apenas para mostrar. Não sei se me fiz entender. Meu ponto de vista é: se você pode comprar, compre, use e seja feliz.

    ResponderExcluir
  12. Totalmente verdade isso, porque exibindo o seus bens também fazemos o outro pecar com o espirito de inveja, amei mesmo esse post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. A ostentação realmente é algo muito ruim . Devemos tomar esse cuidado.Muito bom seu texto fundamentado nas escrituras.

    ResponderExcluir
  14. Olha, nunca fui de ostentar, inclusive adoro doar coisas, eu busco compra o que preciso e nunca nada caro até pq a crise ta feia kk

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!