Garotas fãs de Cristo: Um cristão pode comemorar o dia da mentira?

Um cristão pode comemorar o dia da mentira?



O dia 1º de Abril é mais conhecido como o dia da mentira, onde as pessoas costumam passar trotes umas para as outras como forma de festejar tal data. E ninguém sabe ao certo a origem desta prática, mas não é só comemorada apenas no Brasil, os Estados Unidos, Portugal e até mesmo a França comemoram este dia... porém, será que um cristão pode comemorar o dia da mentira?

“A mentira tem vida curta, mas a verdade vive para sempre.”
(Provérbios 12.19)

Como podemos observar no versículo acima, o ditado popular: “a mentira tem perna curta”; se originou da Bíblia, que diz claramente que a mentira não durará por muito tempo quando se é contada. Isso me faz lembrar um personagem infantil chamado Pinóquio que em sua história é um boneco com vida, mas que quando conta uma mentira o seu nariz cresce de tamanho e se torna cada vez maior se permanecer na mentira. Mas o que isso tem a ver com o nosso assunto? Tem tudo a ver!

As Escrituras Sagradas dizem: “Um abismo chama outro abismo.” (Salmos 42.7a), ou seja, uma mentira atrai outra mentira e assim sucessivamente. Não há como se livrar de tal feito, mesmo que comece como uma brincadeira “inocente” a ideia é que ela cresça cada vez mais, e a Bíblia dá ênfase ao dizer que o pai da mentira é o Diabo e àqueles que mentem são filhos dele: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.” (João 8.44).

Sendo o Diabo o pai da mentira, um cristão não deve comemorar um dia destinado a ele. E não adianta vir até a mim e dizer que é um dia inofensivo e não vai ser prejudicial se um cristão passar um trote para um amigo, pois a Bíblia mostra que o relativismo merece o juízo de Deus: “Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo.” (Isaías 5.20).

A mentira em quaisquer ocasiões é pecado, até mesmo quando você mente para uma pessoa para fazer uma festa surpresa. Já pensou sobre isso? Não existe mentirinha do bem. E ela é mostrada na Palavra de Deus como uma figura que pertence ao velho homem, isto é, que pertence aos que não se tornaram uma nova criatura. “Deixem de mentir uns aos outros; falem a verdade, pois somos membros uns dos outros e quando mentimos uns aos outros estamos fazendo mal a nós mesmos.” (Efésios 4.25).

E também não venha com a desculpa que os fins justificam os meios ao mentir para participar do dia da mentira, pois aquele que faz isso está enganando a si próprio e aos outros; e a Bíblia diz: “Mas os homens maus e enganadores irão de mal a pior, enganado e sendo enganados.” (2 Timóteo 3.13).

Até aqui podemos perceber que a mentira tem sua origem no Diabo (Jo 8.44) em confronto com a verdade que vem de Deus. “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e A VERDADE e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14.6). Logo, os que amam e praticam a mentira não herdarão o reino dos céus. “Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirososo lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte.” (Apocalipse 21.8) e “Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.” (Apocalipse 22.15).

As Escrituras Sagradas também dizem que Deus odeia a língua mentirosa (Pv 6.16,17) e nos dá uma ordenança: “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.” (Colossenses 3.9).

Assim sendo, não há motivos bíblicos plausíveis para um cristão comemorar o dia da mentira que é o dia que festejam o enganador de nossas vidas: o Diabo. Não deixe que o relativismo que está no mundo contamine você com o “nada a ver”.


Qual a sua opinião sobre este assunto? Deixe o seu comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!