Livros como “A Culpa é das estrelas”, “Querido John”, “A menina que roubava
livros”, o cristão pode ler?


Essa foi uma dúvida de uma leitora de nosso blog, e ela nos enviou essa
questão para o nosso e-mail. Será que ler livros de gêneros que não sejam
evangélicos, é pecado?

Respondendo a dúvida: Não é pecado ler livros de outros gêneros, a não
ser que estes tenham em seu enredo assuntos ligados a bruxaria, feitiçaria,
vampirismo e qualquer outra coisa que seja contrário ao que a Bíblia ensina.
Como os livros da saga Crepúsculo, Harry Potter, etc.
Dos livros que citei no início da postagem ainda não tive a oportunidade
de conhecê-los, logo não posso dizer se são adequados ou não para um cristão
ler… O que se deve ter em mente antes de adquirir um livro é saber mais sobre
ele, por isso é importante que pesquise sobre ele, do que ele realmente se
trata, para não haver surpresas quando começar a ler o livro e descobrir que
tem conteúdos que batem de frente com a Palavra de Deus.
Ler livros que não sejam “evangélicos” não é pecado (tem suas
exceções que já foram descritas acima); é muito interessante porque enriquece o
seu vocabulário e faz com que você escreva melhor. Mas será que é só isso que
um livro secular pode proporcionar? Na maioria das vezes sim. Por isso ao
escolher um livro tenha sempre em mente a seguinte pergunta: “O que esse
livro vai me acrescentar? Será que depois de ler vou tirar lições para a minha
vida?”. 
Outra coisa muito importante é observar o quanto você lê esses livros e
o quanto você lê o livro mais importante: a Bíblia Sagrada. Se você lê mais
outros livros do que a própria Palavra de Deus então você tem que rever as
prioridades. Observei que muitos cristãos gostam de ler livros de outros gêneros
ou até mesmo evangélicos, mas passam pouco tempo lendo a Bíblia. O fato é que
pela quantidade de livros que um cristão leu durante o ano (e que muitas vezes
não acrescentou em nada) poderia ter lido a Bíblia inteira várias e várias
vezes durante o mesmo período.

E você, que não consegue mais orar ou ler a Bíblia e não consegue arrumar tempo para ter um devocional com Deus e por vezes tem vontade de desistir e acha que até mesmo igreja não faz mais sentido. Tenho um convite especial para você: Descubra como ler a Bíblia e orar todos os dias sem falhar e volte a ter uma vida plena com Deus! Basta CLICAR AQUI e saber mais… 

“Mas ponde tudo
à prova. Retende o que é bom.” (1 Tessalonicenses 5.21)
Gostou? Dúvidas? Deixe um comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com
Gostou da postagem?! Então Comente! Para comentar é preciso estar seguindo o Blog!
63 thoughts on “Ler livros que não sejam “evangélicos”, pode?”
  1. Penso eu que a leitura deve ser analisada, o conteúdo do livro, Não li "a culpa é das estrelas". Mas li os outros dois, e gostei de ambos, e a menina que roubava livros, é uma história que acontece durante a ditadura, nazismo, Hitler e isso me despertou mais o interesse pela história. 🙂

  2. Iolanda Costa:

    Obrigada por deixar deu comentário! Não sabia que a história do livro "A menina que roubava livros" acontece no nazismo; bem interessante isso. Realmente tudo deve ser analisado, pesquisado, pois se não vai me acrescentar então não tem motivos para ler.
    Mais uma vez agradeço.
    Beijos! =*

  3. Eu li todos os citados. Sou professora e como tal tenho que estar atenta as novidades.
    A menina que roubava livros é realmente um livro muito bom, assim como muitos outros. A culpa é das estrelas já tem um apelo sexual e ao vicio que não acredito condizer com a realidade cristã de jovens e adolescentes mas acredito que os pais devem orientar seus filhos e saber o que estão lendo porque os livros romantizam o sexo antes do casamento, arrumam desculpas para atitudes condenaveis, etc.

  4. Dois anos atrás eu comprei o livro Game of Thrones, sem saber do que ele falava, quando comecei a ler falava de um tudo, guerras, monstros, criaturas estranhas, mortes, incesto, etc etc… Aquilo começou a me incomodar, sendo que eu já havia comprado mais os 3 livros seguintes, fiquei com pena pq gastei 50 reais em cada… Mas aqueles assuntos do livro me incomodavam, dai decidi não ler as partes sexuais do livro, pular elas e ler só o restante, mas continuei incomodada sabe, parecia que não era bom ler o livro. Decidi então não ler mais, cheguei a conclusão que aquilo não agrada a Deus e só abre portas ruins na nossa vida.

  5. Eu estava lendo (ainda não terminei) uma série que se chama Instrumentos Mortais, fala um pouco sobre vampiros, lobisomens, anjos, feiticeiros, demônios, e caçadores de sombras, não sei se você conhece ou ouviu falar, mas eles são como "soldados" que matam demônios na terra, a história diz que o primeiro caçador de sombras bebeu de um cálice o sangue de um anjo (tem até filme)… Eles citam algumas partes da Bíblia, e tals… Ler esta série é pecado?

  6. Tudo que fazemos nos leva ao pecado. É como um pré-jogo. Durante o jogo, saberemos se cometemos pecado ou não. Então virá o pós-jogo.
    Eu desconsidero tudo que afronta ao meu Deus. Como: ateísmo,pornografia, violência ou qualquer assunto que vão contra as suas palavras. Ex: Considerar que existe espíritos é afrontar a palavra de Deus.
    Ficção é algo que não existe.
    Só que muitos livros de ficção, não querem parecer ser ficção. Querem ser reais.
    Se o que está no livro, além de não acrescentar em nada, pois não é cristão, chega a mexer com os seus pensamentos, por que você ainda ler isso? Essa é uma pergunta que temos que nos fazer.
    Eu só posso te dizer isso: São as suas primeiras atitudes.
    1 -Prefira a Bíblia e faça com que ela tome grande parte do seu tempo.
    2 – Quer ler livros, então leia os cristãos.
    3 – Se não se satisfez com esses livros cristãos e quer outro livro, leia, mas olhe o seu conteúdo, para que não afronte a sua fé e ao seu Deus.
    4 – Ainda quer ler outros livros. Sugiro que pare. Não leia mais nada. Tudo que passar disso, só ira atentar a sua carne.

    Apesar de eu ter dito isso, fique claro que o melhor a se fazer é ficar no conteúdo cristão.

  7. Olá, sou evangélica, eu gostaria de saber se posso ler romances que mostram um pouco de definição sobre o sexo (claro, o casal tendo relações sexuais) pois você citou bruxaria, feitiçaria, vampirismo, mas tem o romances normais que tem essa dúvida acima, então eu gostaria de saber, claro que não vou ler a trilogia 50 tons de cinza, mas tem alguns romances que estou a fim de ler, e que tem algumas cenas como essa, mais algo natural, não sadomazoquismo igual os da trilogia 50 tons de cinza. Gostaria da sua opinião!!!!!!

  8. Muito bom esse assunto!
    Eu leio bastante e leio de tudo, nunca me preocupei em saber se ler determinado livro é pecado ou não, mas recentemente isso começou a martelar na minha mente e esse post me ajudou. Já li diários de um vampiro, crepúsculo e não acrescentou nada. Livros com conotação sexual não me atraem. Mas agora ficarei mais de olho e leio um livro ficção, um livro cristão e a Bíblia, tenho buscado o equilíbrio porque não quero abandonar minha paixão por livros e nem magoar o Espírito Santo!

  9. Minha opinião é essa "Mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom" – 1 Tessalonicenses 5.21.

    Ele não diz "aliene-se", diz "fique com o que é bom", em outras palavras "filtre". Eu li "A culpa é das estrelas", achei um ótimo livro. Não tem apelo ao vício, muito pelo contrário; Augustus eventualmente coloca um cigarro na boca, que nunca acende – é uma metáfora, como a própria personagem enfatiza: "Só mata se você o acender."

    A parte do sexo antes do casamento? Descartei. Reti o que tinha de bom no livro. Da mesma maneira que faço ao ler um livro cristão. O senso crítico, o discernimento é que definem qual será o aproveitamento da leitura.

  10. Estou passando por esse dilema, a algum tempo sinto que o Espirito Santo vem me chamando a atenção para certos livros, musicas, series e filmes que tenho vontade de assistir, dançar, cantar e ler, sei que dependendo do teor do conteúdo são fúteis e que com certeza desagradam a Deus! já li praticamente todo tipo de livro, simplesmente amo ler, quando não leio me sinto triste, tenho livros cristão e seculares, e confesso que muita das vezes leio livros seculares com mais frequência do que livros cristão, e relação as musicas e filmes também são as mesmas coisa, gosto bastante de filmes de terror, não tenho medo e nem crio ilusão com isso, apenas gosto de assistir, e em relação a musica ouço praticamente tudo, mesmo funk, algo que detesto e também gosto de dançar, não frequento shows e nem festas, danço em casa, sozinha, com minhas primas ou minhã mãe (que não é cristã), quando entrei para a igreja praticamente abandonei tudo isso, mas depois de alguns meses passei a fazer coisas que fazia antes de ser cristã, sinto que algo mudou, como se eu estivesse me afastando de Cristo, isso é muito ruim! Ando totalmente confusa e perdida, como se não tivesse proposito!
    Me ajudem a entender isso! Obrigada!! Bjs!!!
    http://coisasdeanalima.blogspot.com.br/

  11. Olá, boa noite,

    Gostaria de saber se alguém já leu o livro (Turma da Mônica Jovem – Coisas que as Garotas Devem Saber).

    Esse livro não me parece bom, pois, explicita algumas partes sobre sexo que não julgo conveniente para uma menina de 10 anos.

    O que acham, será que estou exagerando?

  12. Acho que Deus nao vai julgar ninguem pelo que a pessoa lê sabe, os conhecimentos que existem no mundo sao diversos, a literatura é diversa, Deus que nos deu essa capacidade de questionar, de pensar, entao Ele quer que voce explore o que tem no mundo, mas sempre se lembrando de onde voce é(do reino de Deus), somos estrangeiros neste mundo, pq pertencemos a outro lugar(com Ele), e eu acho que isso torna os cristaos mais sabios, fortes e resistentes às tentaçoes do mundo, conhecer o que voce combate lhe torna um guerreiro mais experiente, nao se deve fugir do que mal se deve combater, acho incrivel a habilidade de certos cristaos de criar um redoma em volta de si e nao se deixar influenciar pela coisas mundanas mesmo estando perto delas. Fica a dica

  13. Olá, sobre a culpa é das estrelas é um livro muito bom, já o li diversas vezes, dizer que faz apelo ao sexo antes do casamento é algo de uma cabeça um pouco fechada, pois no mundo atual vocês acreditam que apenas um livro que não faz nenhuma descrição sobre a cena do sexo vai influenciar um adolescente? Para, os adolescentes de hoje não são mais como antigamente sabem e praticam sexo na 5ª ou 6ª serie sei disso porque sou professora, então creio que apenas um livro não é assim tão perigoso.

  14. Aline, estou louca para ler "A menina que roubava livros".
    E você tem toda razão, os pais devem estar atento aos que os filhos leem e estão assistindo, e educá-los no caminho certo.

    "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles." (Provérbios 22.6)

  15. Verdade! Às vezes a gente compra livros que as pessoas indicam, mas quando começamos a ler vemos que há tantas coisas que contrariam a nossa fé, que Deus mesmo começa a tocar em nosso coração para que larguemos as coisas que desagradam a Ele. Você fez certo em não ler mais o livro.

  16. Ler essa série, é sim pecado. Recomendo que leia meu artigo sobre vampiros e lobisomens: http://www.garotasfasdecristo.com.br/2014/01/filmes-de-terror-e-seriados-de-vampiros.html.

    Pelo que você disse, esse livro por mais que cite versículos da Bíblia trás uma influência completamente demoníaca. Lembre-se que o Diabo sabe muito bem as Escrituras Sagradas, ele até mesmo usou versículos do Antigo Testamento quando foi tentar Cristo (Mt 4.1-11). Da mesma forma, ele está usando um livro com passagens da Bíblia, como esta série, para trazer influências malignas sobre sua vida.

  17. Dei uma olhada nas resenhas de blogs literários e não vi nenhum problema nesta série. Aconselho que pesquise opiniões de quem já leu o livro e perguntar se há algo no livro que contrarie a fé cristã.

    No meu ponto de vista (leigo) sobre este livro, não vejo nenhum problema.

  18. Natália, aconselho evitar livros que contenham quaisquer apelos sexuais, mesmo que ali demonstre pessoas casadas tendo relações; pois uma leitura dessa, se torna uma leitura pornográfica.

    Como a amiga acima respondeu, quando lemos sobre cenas de sexo, acabamos por imaginar na nossa mente esta cena. E a Bíblia diz: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." (Filipenses 4.8).

    Faça como Davi fez: "Não porei coisa má diante dos meus olhos." (Salmos 101.3a) !

  19. Tem toda razão, Julie. Eu também gosto muito de ler e não me importava muito nessa questão de vigiar nas leituras, e aconteceu a mesma coisa comigo, o Espírito Santo me incomodou bastante.
    Oh, não abandone a sua paixão por livros hein! <3

  20. Ana, você precisa abandonar as práticas erradas que entristecem o Espírito Santo. Isso o que você está sentindo, esse afastamento de Deus está relacionado a má seleção que você faz dos livros, filmes, seriados e músicas. Isso está influenciando você se afastar aos poucos da presença do Senhor e também está afastando a chama do primeiro amor que você tinha por Ele.

    O que você deve fazer é se arrepender, pedir perdão ao Senhor e pedir para que Ele lhe ajude a fazer uma boa seleção na sua vida.

    Lembre-se: "Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 João 2.15-17)

  21. Olá Wilson, eu não tenho conhecimento deste livro e não encontrei nenhum PDF na internet; só encontrei uma pequena parte dele. Pelo que pude ver no sumário, este livro me parece explicar detalhadamente sobre sexo. E concordo contigo, quando diz que não é conveniente para meninas pré-adolescentes. Você não está exagerando; está certíssimo!

  22. Discordo contigo! É claro que não precisamos ser "alienados", porém devemos saber selecionar tudo o que a gente escuta, ver e ouve. Deus não quer que a gente explore tudo o que tem no mundo, pois não há como explorar e ao mesmo tempo ser alguém de Deus. Não há como ser amigo do mundo e amigo de Deus. Não há como servir a dois senhores.

    Como cristãos devemos "conhecer" sim, mas não é conhecer tendo experiências com as coisas do mundo; eu digo conhecer como sinônimo de informar-se sobre. O que é bem diferente…

    Você disse que não se deve fugir do mal, porém a Bíblia diz o contrário:

    "Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor." (2 Timóteo 2.22)

    "Afastem-se de toda forma de mal." (1 Tessalonicenses 5.22)

    Como cristãos sabemos que estamos inseridos no mundo, mas não fazemos parte dele. E por essa razão precisamos entender que não precisamos estar perto das coisas mundanas (pelo nosso querer). Porque isso vai acabar influenciando sim as nossas vidas.

    Por fim, há um equívoco da sua parte em dizer que Deus não vai julgar ninguém pelo o que a pessoa lê. Observe o que as Escrituras dizem:

    "Jovem, rejubila-te na tua adolescência, e, enquanto ainda és jovem, entrega teu coração à alegria. Anda nos caminhos de teu coração e segundo os olhares de teus olhos, mas fica sabendo que de tudo isso Deus te fará prestar conta." (Eclesiastes 11.9)

    "Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas." (Hebreus 4.13)

    "Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus." (Romanos 14.12)

    Fique na paz de Cristo!

  23. Júlia, dei uma olhada nas resenhas de blogs literários e não vi nenhum problema nesta série. Aconselho que pesquise opiniões de quem já leu o livro e perguntar se há algo no livro que contrarie a fé cristã.

    No meu ponto de vista (leigo) sobre este livro, não vejo nenhum problema.

  24. Aline, qualquer livro influencia, e por esta razão devemos estar vigilantes quanto ao conteúdo do mesmo. Não é porque a atual geração de adolescentes é "mais para frente" que devemos aceitar que eles consumam algo que irá ser perigoso espiritualmente para eles.

    A Bíblia diz: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12.2)

  25. olaa.. eu comecei a ler livros a algum tempo e agora como outras pessoas citaram me sinto meio encomodada de ler livros que nao sao cristoes.. adorei a sua explicaçao e os comentarios e nao me sinto mais tao mal. Eu leio e consigo deixar so o que acrescenta na minha vida.. recentemente comecei a ler o livro sussurro que se trata de anjos caidos.. eu deveria parar ou posso continuar???

  26. Olá Beatriz Aparecida,

    Pesquisei um pouco sobre o livro "Sussurro" e vi que realmente se trata de anjos caídos, por isso recomendo que pare a leitura e deixe essa saga pra lá. E vou explicar o motivo:

    A estratégia do Inimigo atualmente é dar "uma cara nova" em personagens para atrair a juventude; por exemplo, hoje os vampiros não são criaturas que dão medo, eles agora têm um coração, se apaixonam, etc. A estratégia é "mascarar" algo ruim e com influência maligna. Por isso, não se deixe enganar por essas armadilhas, pois o Diabo se veste até de anjo de luz para poder enganar as pessoas.

    E se você não sabe, anjo caído remete aos anjos que se rebelaram contra Deus. Ou seja, os anjos caídos são os demônios.

    "E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia." (Judas 1.6)

    "Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz." (2 Coríntios 11.14)

    Espero ter lhe ajudado! Beijos… =*

  27. Olha,acho que podemos ouvir tudo,ler tudo,mais não nos deixar influenciar por elas,não quer dizer que você leu Harry Potter que vai começar a fazer feitiçaria !! Você ja assistiu Titanic ?? Ele conta uma historia de adultério, então todos que assistiram pecado,e também não existe essa de : isso não é pecado mais se você isso com isso,ai sim virá pecado,e a mesma coisa que dizer que fumar cigarro não é pecado,mais fumar cocaína é !!

  28. Entendo e respeito sua opinião, mesmo discordando de algumas partes. Tudo, tudo mesmo, nos influencia. Não adianta falar que "não vou me deixar influenciar", porque você já está sendo. Digo isto, porque nossa mente grava tudo o que lemos, vemos e ouvimos, e fica para sempre dentro do nosso inconsciente. E isto, vai nos guiar na tomada de nossas decisões.

    É óbvio que quem ler Harry Potter, por exemplo, não irá começar a fazer feitiçaria. Entretanto está "de acordo" com esta prática, achando que isso é normal e etc. Assim como se algum livro ou filme, mostrasse o adultério como algo normal como se fosse uma solução, e eu mesmo sabendo disso continuar lendo (ou vendo); estarei pecando, pois estou me compactuando com as ideias do mundo.

    "Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: 'Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo'. Portanto, 'saiam do meio deles e separem-se', diz o Senhor. 'Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei'." (2 Coríntios 6.14-17)

  29. : Não é pecado ler livros de outros gêneros, a não ser que estes tenham em seu enredo assuntos ligados a bruxaria, feitiçaria, vampirismo e qualquer outra coisa que seja contrário ao que a Bíblia ensina. Como os livros da saga Crepúsculo, Harry Potter, etc.
    Voltamos a idade das trevas???
    Que lixo!!!!

  30. Olá, eu tive que dar uma pesquisada sobre o livro e NÃO recomendo a leitura. Procurei por resenhas do primeiro livro que fala que há "questões sobrenaturais" no enredo da história, mas não dava spoiler sobre o que era. Foi então que procurei resenhas da continuação desta saga e me deparei com estas informações:

    O livro "Não pare" e toda sua trilogia envolvem questões sobrenaturais, falando de forças ocultas, fazendo com que a gente descubra que a personagem tinha seus desmaios porque ela é um ser híbrido; e outros seres também aparecem na história. Fala também da "morte" que cerca a personagem principal em todos os momentos, fazendo com que ela busque respostas sobre se há algo entre a vida e a morte; etc.

    Por esta razão, não aconselho a leitura deste livro, por se tratar de um enredo que envolve o mundo espiritual, demônios, etc. Leia minha explicação sobre isso em: http://www.garotasfasdecristo.com.br/2014/01/filmes-de-terror-e-seriados-de-vampiros.html !

    Espero ter lhe ajudado!

  31. Antonio, se discorda da opinião bíblica apresentada no artigo, tudo bem, você tem todo o direito de expor isso. Porém, quando assim o fizer (neste site ou em qualquer outro), em vez de criticar dizendo "que lixo", por que então não faz uma crítica construtiva dando respaldo para a sua opinião? Fica a dica!

  32. Ev. de Jesus Cristo, entendo que o seu comentário não tem relação com o tema apresentado na postagem, até porque li as passagens bíblicas que você deixou. Compreendi que você está falando sobre o uso de jóias, maquiagem, pintar os cabelos; então vou dar a minha resposta:

    Os versículos que você deixou estão fora do contexto, a Bíblia não condena o uso de maquiagem, de acessórios e nem mesmo condena o pintar o cabelo. Aconselho que leia mais a Bíblia e adquira uma Bíblia de Estudo. Recomendo a leitura das minhas postagens que falam a cerca sobre esse assunto (que até mesmo fala sobre o versículo que você citou).

    * Sobre maquiagem, leia em: http://www.garotasfasdecristo.com.br/2016/12/usar-maquiagem-e-pecado.html !

    * Sobre pintar o cabelo, leia em: http://www.garotasfasdecristo.com.br/2017/03/pintar-unha-e-pecado.html !

    Fique na paz de Cristo.

  33. Olá,a paz do Senhor. Bom em relação ao livros secular é melhor saber selecionar os que não tem conteúdos que afrontam a palavra de Deus, mas em outra perspectiva podemos ler qualquer livros até aqueles não se relacionem com a nossa fé,pois só estaremos lendo e não praticando. Mas o que vemos,ouvimos e pensamos isto reflete o que nos é.

  34. Concordo com tudo que foi do to aqui. Mas queria dizer,e quanto os livros policiais de Agatha Christie? Falando por mim, eu nao vejo problema pq eu tenho discernimemto do que leio, do que convem e nao alem disso, as historias sao uma serie de casos variados que ha investigacao, descobrimento de quem cometeu tal crime ou cometeu alguma coisa. Nos Amplia o conhecimento qto a resolucao de acontecimentos, compreensao de fatos, motivos por tras de eventos e intençoes por tras de atos. Alem de entreter, te ensina a ver a vida em seus casos variados de muito que pode acontecer, estando em jogo o comportamento humano, o que as pessoas podem fazer e reagir. Desta maneira sabendo o que é certo e tendo entendimento da verdade, isso nao afeta

  35. Olá, li o seu post e gostei da sua opinião. Bom eu amo ler e até hoje eu estavá lendo muitos livros seculares, mas a algum tempo o Espírito Santo vem me encomodando quanto a isso e sabe oq eu fiz? Simplesmente abri mão da minha vontade para agradar ao meu Senhor. E eu não preciso deixaresolver de ler, existem vários livros cristão muito bom que ajudaram no nosso conhecimento espiritual e nos ensinar a nós comunicar melhor

  36. Oi, minha querida!
    Sei que você comentou faz muito tempo, mas só queria acrescentar uma coisinha.
    O diabo nunca te incomodaria ou te pressionaria a parar de ouvir funk ou ver filmes, logo tão incomodo só pode prover do Espírito Santo. Não sei se você já o escutou e parou com as práticas que sitou, mas espero que sim, pois Ele não é mal-educado, se você o ignorar, Ele consequentemente vai se calar.

    Acredite, não queira parar de ouvir o Espírito Santo, Ele é o amigo que o Senhor nos enviou. O melhor amigo que alguém poderia ter. Perder a Sua presença nos torna completamente sozinhos, mesmo cercados de pessoas. A amizade com o Espírito é maravilhosa! Fico muito feliz por você ter sentido ele te incomodando, pois quer dizer que estava sensível a Sua voz. Nunca se esqueça que Ele tem sentimentos. Efésios 4:30 diz: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes selados para o dia da redenção."

    Só um conselho de amiga e irmã em Cristo.

    Ah, e mais. Não se preocupe, o Senhor te dará muitas experiencias maravilhosas para ocupar o espaço dos filmes, livros e qualquer outra coisa, se decidir abrir mão. O que são livros comparados com os presentes que o Senhor reservou para nossa vida?

    Falo como uma amante da leitura e do cinema (até arrisco escrever de vez em quando), além que uma apaixonada pela música, mas que há alguns meses atrás percebeu que tinha criado "seu próprio bezerro de ouro". Eu idolatrava os livros de forma que não conseguia ficar sem eles e a séries tomavam dezenas vezes mais do meu tempo do que a vida com Cristo.

    Deus detesta a idolatria e nós acabamos criando nossos ídolos, mesmo que não sejam de pedra. Quando tomamos conta disso, só nos resta se arrepender, pedir perdão ao Senhor e derrubar esses deuses. Sei que é difícil, mas o Senhor não divide a glória dEle com ninguém.

    É mais sério do que parece.
    Bem, era "só" isso que eu queria dizer.

    UM BEIJÃO DE TUA IRMÃ 😉

  37. Olá! Eu acho que o livro a garota no trem não é uma leitura adequada para nós cristãos. Simplesmente porque não irá nos ensinar nada de bom, não é edificante. O link abaixo mostra um pouco da história e podemos perceber que quem lê a história se depara com uma persinappe alcoólatra, divorciada, e outros temas que não fazem parte do cristão renovado pela graça e Misericórdia do Senhor Jesus.

    Abraços

    https://m.huffpostbrasil.com/2016/10/14/por-que-todo-mundo-esta-falando-sobre-a-garota-no-trem_a_21699390/

  38. Discordo de partes, mas não vou me generalizar. Eu acho que Deus não vai me culpar se eu ler Harry Potter ou Crepúsculo, e vamos aos motivos: nada ali é real. Filme, livros, tudo é mentira e falso, portanto os pecados não tem como nunca serem de verdade. E a magia de Harry Potter é completamente diferente da vida real. Diferente de eu ler um livro ensinando como praticar magia negra.

    Inclusive a violência em filmes, desde que não te influenciem ao mal, também não é pecado pois ninguém morre de verdade, ninguém matou ninguém de verdade. A violência é criativa e é diferente de ver Hitler cometendo o seu grande genocídio. Eu assisto got, e claro que pulo as cenas de pornografia, mas de resto assisto tudo, inclusive a violência extrema. A minha mentalidade não me deixa ver uma decapitação por exemplo ser admirável. Nem a morte do vilão me agrada kkk mas assisto justamente pela história, as tramas e subtramas, tudo em escala épica, é muito bom. Pedi a Deus para me guiar e nunca senti incomodo pelo Espírito Santo sobre essas coisas, somente pela nudez que pulo. Reter o que é bom, isso eu faço. Mas nem todo mundo tem esse psicológico. Tem gente que se ver uma mulher nua em um filme já fica abobado, e ao invés de pular a cena, faz é ficar olhando. E depois culpa o filme (eu já fiz isso).

    Agora, sobre ler livros de ateus militantes sobre suas crenças é difícil dizer. Tenho amigos ateus e não vejo nada de errado ler suas teses, mas nem todo mundo consegue voltar nesse caminho. Eu já tive uma crise de fé muito forte, e quase virei ateu por isso. Muita leitura de ateus me fez ficar cético, tanto que nem sentido minha vida tinha mais. Acordava e deitava. Nada fazia diferença. E eu já acreditava em Jesus, mas estava aos poucos me rendendo, e até acordar era difícil. Mas tudo isso me firmou mais ainda em Deus hoje. As pesquisas, e as dúvidas me fizeram ficar mais forte. Sofri muito tempo sem Deus, era deste mundo. Era agressivo, xingava, tratava mal as pessoas. Hoje olho para trás e vejo uma pequena ovelha perdida, que Deus pegou nos braços e trouxe de volta. Sou crente porque sou cético.

    Ou seja: ler livros só é pecado se você fazer os exemplos ruins deles na sua vida, ou fazer sua vida depender deles (ou seja, o vício).

  39. Não acho pecado ler livros de fantasia e magia, primeiramente a magia de la é por nascimento, ou seja um dom. Os personagens não fazem sacrifício igual a realidade. Sendo um mundo que já possui magia, não é pecado. A própria escritora é cristã acredita em Deus, ela escreveu herry Potter, como um jovem que já possuía magia. Ninguém que ler o livro vai apoiar com algo que não existe, já assisti todos os filmes de Harry e nem por isso sou a favor da bruxaria ou feitiçaria. Pois o que está lá nem existe de verdade, é pura ficção. Não está indo contra a Bíblia! Na Bíblia fala que não devemos fazer sacrifício, nem invocar os mortos ou consuta eles. Sabemos que nos humanos não nascemos com magia nem poderes, porém um personagem de ficção já nasceu, o mundo dele é assim eles nem existe! Se não for para ler um livro de fantasia, nem de romance, ficção científica, filosofia, história não leio nada de livros cristãos tirando a Bíblia, pois tudo ali é ficção não existe. Já ouvi vários argumentos justificado essa idiotice, uma dela for dizer que os jovens vão apoiar a bruxaria e vão ir atrás de procurar fazer igual. E adivinhar eu sou jovem e nem por isso tô invocado os mortos, muito mesmo tentado voar em uma vassoura. Sendo que um mundo de ficção não existe, não é pecado! O pecado tá naquilo que praticamos. Um livro que luta contra o mal, pra mim não é pecado. Jesus mesmo fazia milagres e ainda faz ele não possuir poderes? Deus não criou o mundo com poderes? Moisés não abriu o mar vermelho com poderes? Ele também não lançou as pragas ao Egito com poderes? Dados por Deus? Sansão não tinha uma força sobre humana? Não era um poder dando por Deus? Davi não tinha uma grande habilidade de batalha? Salomão não tinha uma enorme sabedoria? José tinha o dom dos sonhos e os interpretável qual é o problema de um livro tem magia sabendo que eles não foram obtidos por sacrifício humano, nem contrário a vontade de Deus já que eles possui em nascimento. Pra mim não é pecado, agora se eu for ler um livro de bruxaria de verdade que existe muito por aí até mesmo de sacrifício humanos, e praticar eles aí sim eu estarem indo contra a vontade de Deus e pecado.

  40. Não quero te afrontar nem nada mas não entendo pq os livros de fantasias são endemoniados ?? Sr. dos anéis tem magia monstros mas tbm trás dogmas cristãs uma vez que seu autor era mto regiligioso. Saber separar a criação de mundos fictícios e as práticas reais de bruxaria e satanismo não seria interessante?? Entendo que levar as obras ao péda letra não é benéfico mas praticar a interpretação plena e separar lições de vida é benéfico até mesmo na hora de ler a Bíblia e compreender as mensagems das parabulas sem o radicalismo e o liberalismo

  41. Minha duvida é sobre o livro "As aventuras de mike". Um livro infantojuvenil que não me parece incitar para o sexo ou o pecado, pois é dirigido a crianças e pré adolescentes com ilustrações simples e ludicas. É um diário que fala sobre a família, escola e amigos de mike.
    Tudo parece ser inocente de acordo. Com a sinopse e o canal no youtube dos autores, que não falam palavrão, é apenas humor interativo. Será que eu estaria pecando ao ler o livro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *