Rock cristão é um estilo musical que procura combinar a musicalidade e o ritmo do Rock and roll com a temática de letras cristãs.Muitas pessoas ainda tratam o rock cristão com preconceito.Consideram isso músicas do “demônio” ou até mesmo dizem que as pessoas que escutam não são crentes de verdade.Isso não é certo.O rock é só mais um vertente musical,assim como as músicas mais lentas cristãs,elas adoram a Deus e além disso ajudam na pregação da palavra, pois existem pessoas que são mais fáceis de pregar se adequando ao seu estilo. As músicas evangélicas de rock têm um conteúdo semelhante aos outros ritmos,falando do amor de Deus.

Muitas bandas de rock evangélicos, além de abordarem a temática cristã, usam a música como meio de questionar a sociedade,como exemplo disso a banda “Catedral”. Bandas evangélicas podem não ser diferentes quanto ao ritmo, mas são muito diferentes em relação à letra. Evangelizar um adolescente com o rock é muito mais fácil do que evangelizar com aquelas musiquinhas da harpa tipo: ‘solta o cabo da nau …’ ou ‘chuvas de graça …’. Se você duvida de mim, tente pegar uma guitarra e tocar músicas da harpa ou então tocar músicas de rock ao redor de um monte de adolescentes e veja qual chama mais a atenção. Não estou menosprezando as músicas da harpa, claro que todo cristão deve cantar músicas da harpa, mas é muito melhor você influenciar um adolescente pela música do rock e depois apresentá-lo às músicas da harpa.
Música deve começar a ser diferenciada de ritmo.Música é a letra que compõe a canção, já ritmo é a ‘batida’ que faz a música criar vida. O rock pode ter sido sim uma criação do mundo, mas a partir de que o rock mundano foi ganhando fama, criaram uma adaptação para os evangélicos.E essa adaptação tinha como base os preceitos cristãos combinados com o estilo musical do rock.

Rock não são apenas aquelas músicas que tem um homem gritando loucamente ou um solo de guitarra poderoso.Rock pode variar desse estilo, para outro mais calmo, outro que contesta política e a sociedade, ou até mesmo aqueles rock’s mais ‘cabeça’ que fala sobre filosofia e contesta o sentido da vida.

Muitas bandas evangélicas de rock americanas não fazem sucesso no Brasil. Mas muitas delas fazem.A banda switchfoot não é conhecida de nome no Brasil, mas você com toda certeza já escutou músicas deles no filme … Um amor para recordar. Exatamente! A música que a menina cantou no teatro foi escrita por eles, e originalmente cantada pela banda.A banda também não se define como banda evangélica, pois eles consideram que definir a banda num rótulo, iria afastar as pessoas não-evangélicas por causa do preconceito.Por isso que eles se consideram apenas como uma banda de rock alternativo, assim eles pregam a palavra de Deus para as outras pessoas sem se referirem a Deus diretamente.Bacana né?O rock evangélico abriu portas para não-evangélicos aceitarem a Deus e abriu portas para aqueles que só gostam de rock curtirem um rock bom sem ir para o mundo.Bem queridas, espero que tenham gostado do rock evangélico.Por favor, antes de julgar alguma banda pelo ritmo, tentem ver o histórico da banda :*
Para quem está curiosa:
Lista de Bandas de Rock Gospel nacionais/internacionais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_bandas_de_rock_crist%C3%A3o
Gostou da postagem?! Então Comente! Para comentar é preciso estar seguindo o Blog!
2 thoughts on “Rock Evangélico”
  1. Um estilo de música como qualquer outro 🙂
    Curto muito bandas de rock cristã…muitas vezes eles têm muito mais testemunho e atitude de cristão do que muitos outros cantores considerados normais 🙂

    beeijo ;*

  2. Eu não critico nenhum estilo musical. Cada um gosta das coisas de acordo a sua experiência com Cristo.
    Quando eu era jovem gostava de várias coisas que os jovens gostam. A medida que fui amadurecendo fui entendendo o que de fato vale a pena e o que não vale. E assim, fui percebendo o que agrada a Deus ou não.
    Não vai adiantar dizer se é de Deus ou não. Não é o lento ou o pesado que faz da musica algo de Deus. Mas sim como estavam e o que desfrutavam os seus compositores quando criava as letras e as melodias.
    Uma coisas que eu aprendi é que nem tudo que leva o nome de Deus é de Deus. Mateus 7:22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *