Garotas fãs de Cristo: Filmes de super-heróis, o cristão pode assistir?

Filmes de super-heróis, o cristão pode assistir?


Depois de escrever um artigo sobre se convém ou não o cristão assistir filmes e seriados que envolvem vampiros e bruxas, muitos me questionaram se os cristãos podem ou não assistir filmes que tenham super-heróis, se é pecado ou não; então chegou a hora de falar sobre esse assunto e tirar as dúvidas dos meus leitores. E para isso, precisamos entender alguns termos que envolvem esse “universo”.

• O que é herói: Herói é um termo atribuído ao ser humano que se destaca por um ato de excepcional coragem e valentia, tendo como objetivo solucionar problemas críticos, sem motivos egoístas.


• O que são super-heróis e como surgiram: Na mitologia grega, os semideuses eram vistos como heróis; porém, o conceito de super-heróis atualmente não envolvem nada sobre a mitologia grega. Os super-heróis são personagens fictícios dotados de poderes especiais que ficaram conhecidos graças às histórias em quadrinhos (HQ’s), principalmente nos anos que seguiram a pós-guerra. Eles têm o objetivo de salvar os seres humanos de perigos e inimigos (os vilões).

Exemplos de super-heróis: Superman, Homem de ferro, Homem-aranha, Capitão América, etc.

• O que é um vilão: Os vilões enfrentam os super-heróis e querem destruí-los; além disso, usam suas capacidades para se beneficiar, pensando em si mesmo acima de qualquer coisa.

• O que é um anti-herói: O anti-herói é semelhante a um herói exceto pelo fato de não se preocupar com os meios que utiliza para conseguir atingir o seu objetivo.

Exemplos de anti-heróis: Wolverine, Arlequina, Mulher Gato, Deadpool, etc.

Os super-heróis são personagens fictícios criados apenas para entretenimento tanto de crianças e adolescentes, quanto de jovens e adultos. Nenhum super-herói (vilão e anti-herói) representa algo do mundo espiritual, ou seja, não fazem referências a entidades demoníacas e nem caçoam do Evangelho. Logo, não há nenhum sentido em dizer que os cristãos não podem assistir a esses filmes.

“Abilene, então todos os filmes de super-heróis, vilões e anti-heróis podemos assistir?”, alguém pode perguntar. A resposta é NÃO. Não são TODOS os filmes que são apropriados e, por isso, precisamos pesquisar sobre o filme antes de assisti-lo. Um exemplo disso é o filme “Deadpool” que apesar de ser aclamado e muito bem aceito pela crítica, não convém a nós cristãos assistirmos por conter palavreado impróprio (e são muitos hein). E o que a Bíblia diz? “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.” (Efésios 4.29). Se na nossa boca não pode sair nenhuma palavra torpe, por que assistiríamos a um filme cheio de palavreado torpe que não edifica em nada?

“E filmes de super-heróis (vilões e anti-heróis) nos edificam em algo?”. Eu não assisti todos os filmes lançados pela Marvel e DC Comics, mas os que eu pude ver cumpriram muito bem o seu papel de entretenimento e também me ensinaram algumas lições. Por exemplo, o filme “Capitão América: Guerra Civil” ensina que brigas entre amigos por terem pontos de vista diferentes não levam a lugar nenhum; ensina também que precisamos apoiar e investir em pessoas que vemos que tem potencial, mesmo sendo uma pessoa jovem. Este último me fez lembrar o versículo de 1 Timóteo 4.12a: “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem.”. Ou seja, filmes edificantes não são sinônimos de filmes cristãos; filmes edificantes são aqueles que trazem uma lição, uma mensagem que vai acrescentar na sua vida e que de modo algum contrarie a sua fé.

“Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.” (Filipenses 4.8)

Concluindo... O cristão pode assistir filmes de super-heróis, de vilões e de anti-heróis, exceto quando estes filmes contradizem a sua fé.

E o que achou desta postagem? Concorda ou Discorda?
Seu comentário é muito importante!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!