Garotas fãs de Cristo: “Colar” na prova é pecado?

“Colar” na prova é pecado?


Quando você está prestes a encarar uma avaliação difícil e a única solução que acha para conseguir uma boa nota é levar um papel escondido com as respostas e/ou olhar as respostas da prova de alguém que está perto de você... O que fazer? Será que “colar” é sua única opção? Será que isto é pecado?

 Na verdade, o que é colar? Colar seja num teste, prova ou trabalho é copiar a resposta de alguém que estudou; é tentar obter bons resultados à custa de outras pessoas; é enganar quem está lhe avaliando. Colar na prova é roubar o conhecimento de outra pessoa e dizer que é seu. Forte isso, hein?! É usar medidas desonestas para conseguir boas notas.

As Escrituras Sagradas dizem:

“O Senhor Deus detesta quem usa balanças desonestas, mas gosta de quem usa pesos justos.” (Provérbios 11.1)

“Pesos adulterados e medidas falsificadas são coisas que o Senhor detesta.” (Provérbios 20.10)

“O Senhor detesta pesos adulterados, e balanças falsificadas não o agradam.” (Provérbios 20.23)

Ou seja, quando usamos meios desonestos para conseguir o que queremos, não estamos agradando a Deus. Roubar o conhecimento alheio é errado, porque a outra pessoa estudou para conseguir bons resultados e não é justo quem não se preparou obter a mesma nota de quem se preparou. A Bíblia diz: “Não furtarás.” (Ex 20.15).

Outro ponto em questão é que ao colar você está mentindo para si mesmo e para o seu avaliador. Para si mesmo porque num futuro bem próximo precisará desses conhecimentos para prestar vestibular e/ou para prestar concursos públicos e você não terá conhecimento algum. Para o seu avaliador, porque ele pensará que o que escreveu é resultado de seu esforço como estudante, mas isso não é verdade. A Palavra de Deus diz que o pai da mentira é o Diabo (Jo 8.44) e que os mentirosos não herdarão o reino dos céus (Ap 21.8).

Sem contar que ao colar você está correndo sérios riscos de ser pego pelo seu professor. Que vexame! Imagina o que seu professor, seus colegas e seus pais vão pensar quando souberem disso? Que testemunho como cristã estará dando, hein?! “O ladrão fica envergonhado quando é apanhado em flagrante.” (Jr 2.26a).

“E se eu não colar e só passar a cola pra frente?”. Do mesmo modo você está errada, porque está compactuando com o que é errado. “O que tem parte com o ladrão aborrece a própria alma; ouve as maldições e nada denuncia.” (Pv 29.24).

“O que eu devo fazer então?”. A partir de agora você deve abandonar a prática de colar e passar cola, e começar a levar seus estudos a sério para obter bons resultados com o seu esforço próprio. E não importa se alguns dos seus colegas começarem a caçoar de você pelo fato de não fazer mais isso; lembre-se que felizes são aqueles que são insultados e perseguidos por seguir os ensinamentos de Cristo, estes terão grande recompensa nos céus (Mt 5.10-12). Não precisa se envergonhar por sofrer como cristão, pelo contrário, você deve se alegrar e glorificar a Deus (1 Pe 4.16).

E para não ficar só nas minhas palavras (risos), deixo o que as Escrituras mostram o que deve fazer a partir de hoje:

“Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revistam do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.” (Colossenses 3.9,10)

“Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.” (Efésios 4.28)


Esse artigo foi esclarecedor? Tem dúvidas sobre esse ou outros assuntos? Deixe o seu comentário, pois é muito importante pra gente!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!