Garotas fãs de Cristo: Não aguento mais ser zoada!

Não aguento mais ser zoada!


“Não aguento mais ser zoada!”, ela me disse, “Não aguento mais ser humilhada por colegas do colégio (curso, faculdade, igreja etc). Sinto-me impotente e insignificante diante das agressões verbais que enfrento. Por favor, ajude-me!”. Se você se identificou com esse depoimento e/ou sabe de alguém que está passando por esta situação, então continue lendo este artigo, pois espero muito poder lhe ajudar.

As Escrituras Sagradas dizem:

“Eles torcem o sentido de tudo que eu falo; só pensam em como me fazer mal. Fazem reuniões secretas; vigiam os meus passos, esperando a hora certa de acabarem com a minha vida.” (Salmo 56.5,6)

Os versículos que você leu acima demonstra a realidade de quem sofre com o bullying. Para quem não sabe, bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, tanto verbais quanto físicas, intencionais e repetitivas, praticadas por uma ou mais pessoas com a finalidade de intimidar e agredir causando dor e angústia na outra pessoa. E o cyberbullying se refere a essas formas agressivas dentro do mundo virtual.

 A Bíblia tem muito a dizer sobre o bullying, porque a agressividade dirigida a uma pessoa ou a um grupo motivado pelo desrespeito e inveja é algo que podemos encontrar nas páginas da mesma. Por isso, gostaria de destacar alguns personagens que praticaram e conviveram com isso:

Faraó (o agressor) e o povo israelita (os agredidos). Um exemplo de valentão é o Faraó que lidou com o povo israelita com astúcia, mantendo-os como escravos, afligindo-os com fardos pesados e forçando-os a construir cidades. Faraó oprimia o povo israelita por causa do seu desejo intenso de domínio e poder (Ex 1).

Saul (o agressor) e Davi (o agredido). Saul desobedeceu uma ordem de Deus e, por isso, o Senhor não quis mais ele como rei e constituiria outro para pôr em seu lugar (1 Sm 13.1-14). Mais tarde, Saul soube em seu coração que Davi era o homem segundo o coração de Deus para ser líder do povo israelita (1 Sm 18.6-9). Por causa disso, começou a perseguir Davi constantemente arquitetando planos para tirar a vida daquele jovem.

José (o agredido) e os seus irmãos (os agressores). José despertava ciúmes em seus irmãos por conta da preferência de seu pai por ele e por causa de seus sonhos. Os irmãos de José demonstravam por suas palavras duras e retaliações o quanto o desprezavam. Certa vez, quando avistaram José de longe começaram a tramar a sua morte (Gn 37.18-20); jogaram-lhe dentro de um poço e o venderam como escravo (Gn 37.23-28).

Se você é a agredida...

Se uma garota ou um rapaz te excluir, insultá-la, ameaça-la, espalhar boatos a seu respeito ou agredi-la fisicamente; o que você deve fazer é fingir que nada disso importa. É claro que eu sei que isso importa e é doloroso, mas você não pode mostrar para a agressora que está sofrendo, pois é isso o que exatamente ela quer. E quando você não der o que ela deseja, não restará nada para a valentona.

Isso não quer dizer que você não deve fazer nada. Pelo contrário, a menos que você esteja correndo perigo físico, não evite o agressor. Continue frequentando os mesmos lugares e fazendo as mesmas coisas que gosta de fazer; não deixe que o agressor pense que pode priva-la de viver. No entanto, não revide e nem tente fazer o valentão provar do seu próprio veneno, mas aja como Jesus faria. Por exemplo, se o agressor fala que ninguém gosta de ter você por perto; você poderia responder assim: “É óbvio que você não gosta de mim, é uma pena que não podemos ser amigos!” em vez de dizer que tem uma porção de amigas ou fazer um insulto. Se o agressor começar a te xingar e te provocar, você poderia responder assim: “Eu não vou entrar no seu jogo, porque nenhum de nós curte baixaria, não é mesmo?” em vez de chorar e/ou responder no mesmo nível.

Responder dessa maneira, sem revidar é o que o significa estas palavras: “Não responda à estupidez do insensato; assemelhando-se a ele, você ficará com cara de bobo. Responda ao insensato de modo simples, para que ele não fique cheio de si.” (Provérbios 26.4,5).

Existem algumas situações do bullying que você precisa contar com ajuda de outras pessoas, principalmente se estiver correndo perigo físico. Por isso, conte o que está acontecendo para pessoas de confiança até que alguém a ajude realmente e tome devidas providências.

Caso esteja sofrendo com o cyberbullying, não responda a nenhum tipo de mensagem, e na primeira vez que isso acontecer simplesmente ignore tais provocações. E se isso voltar a se repetir, tome providências denunciando as mensagens aos provedores de serviço de conexão. E com a ajuda de seus pais e amigos, salve e imprima tudo o que está sendo dito sobre você e entrem em contato com a polícia.

E há mais uma coisa: Ore pelos agressores para que Deus cure qualquer coisa que os levaram a se tornarem pessoas maldosas. Tenha compaixão não dando troco na mesma moeda. E libere perdão sobre a vida deles, abrindo mão do desejo de revidar e não guardando mágoa em seu coração. Faça como José quando teve a oportunidade de retribuir dando o troco, resolveu pagar o mal com o bem perdoando os seus irmãos (Gn 45.1-15).

“Temos abençoado aqueles que nos amaldiçoaram. Temos sido pacientes com aqueles que nos maltrataram. Temos respondido com mansidão quando se diziam coisas más a nosso respeito.” (Mateus 4.12b,13a)

Se você é a agressora...

Após ter lido até aqui, se você percebeu que gosta de provocar dor e angústia nos outros e está disposta a mudar esse comportamento, está dando um grande passo em sua vida. A primeira coisa que deve fazer é conversar com Deus e derramar tudo diante dEle, pedindo perdão pelas coisas erradas que fez e ajuda para que possa ser preenchida com amor, compaixão e alegria plena em seu coração.

A segunda coisa a se fazer é procurar alguém de confiança para que possa conversar sobre o que a levou a agir de uma maneira tão má com outras pessoas e trabalhar em si mesma para melhorar o comportamento. E o próximo passo é procurar as pessoas que magoou e pedir perdão, sem quaisquer expectativas que elas sorrirão e vão abraçar você. Não importa quais sejam as reações das pessoas, pedir perdão vai lhe ajudar a prosseguir em melhorar quem você é.

“Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.” (Provérbios 6.16-19)

E se você é a testemunha...

Caso conheça alguém que esteja sofrendo com o bullying, não seja apenas uma testemunha passiva. Lembre-se que a Bíblia diz que você precisa tomar providências quando vê alguém necessitando de amparo. Até por que: “Se não ajudam, estão atrapalhando.” (Mt 10.30c). No entanto, não lute contra as agressoras, mas sim contra o bullying, pois a Palavra de Deus ensina que devemos triunfar sobre o mal (o bullying), praticando o bem (Rm 12.21); e não triunfar sobre a pessoa maldosa. Percebeu a diferença?

Vou listar algumas coisas que você pode fazer a partir de agora:

Não passe boatos adiante.
Saia de perto toda vez que alguém começar a fofocar.
● Não ria de piadas humilhantes, mesmo que a pessoa a quem a piada se refere não esteja por perto.
● Ajude as meninas que estão sendo vítimas de bullying a desenvolverem autoconfiança.
● Ensine a vítima a se defender da agressora. Você pode usar as dicas que dei acima sobre como responder as provocações.
● Encoraje a vítima a conversar com um adulto de confiança para que ele tome providências.

“Não se cale diante de blefes e ameaças de valentões, porque não há nada que eles possam fazer contra a alma de vocês. Mantenham-se tementes a Deus: ele é quem sustenta em suas mãos a vida – corpo e alma – de todos.” (Mateus 10.28)

Leia também:

Espero que eu tenha lhe ajudado. Qualquer coisa que precisar pode contar comigo.
Deixe seu comentário!

Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com | Meu Facebook | Meu Twitter

2 comentários:

  1. Você podia fazer parte 2 de filmes que toda garota deveria ver.
    Um exemplo:Um amor para recordar.É muito bom e lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o pedido está anotado. Obrigada pela sugestão! E realmente Um amor para recordar é um lindo filme. <3 Beijooos.

      Excluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!