Garotas fãs de Cristo: Ser como criança

Ser como criança


Há uma passagem muito interessante nas Escrituras onde Jesus e os discípulos se dirigiam para Cafarnaum, e ao longo do percurso questionaram a Cristo sobre quem seria maior (o mais importante) no Reino dos Céus. Por sua vez, Jesus respondeu da seguinte forma:

“E disse: Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.” (Mateus 18.3)

Certamente você já ouviu falar muito sobre isso, seja em sermões ou em canções. Mas será que a gente realmente entende o real significado das palavras que Cristo proferiu nesta ocasião?


Equivocadamente já ouvi muitos pregarem e dizerem que “ser como criança” é ser (estar) sem pecado igual a uma criança. Entretanto, a Bíblia em nenhum momento diz que as crianças não têm pecado, pelo contrário, a Palavra de Deus diz que todos pecaram e estão afastados de Deus (Rm 3.23). Até porque se as crianças realmente não tivessem pecado algum, haveria de levantar um “justiceiro” para matar as criancinhas até certa idade para que pudessem ir para o céu e não tivessem a “escolha” de se perder pelo caminho durante a sua juventude. Entende a gravidade disso?! Por isso, mais uma vez ressalto que é errado dizer que crianças não têm pecado, pois está escrito: “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” (Salmos 51.5).

“Abilene, se essa não é a interpretação correta sobre as palavras de Jesus, então o que Ele quis dizer?”

Naquela ocasião os discípulos estavam demonstrando certa ganância para que pudessem ter sucesso e obter uma posição grandiosa no Reino dos Céus. E Jesus, conhecedor das intenções dos que estavam ao seu redor, deu uma grande lição dizendo que eles deveriam ser humildes e não ser exibicionistas como estavam almejando. Ou seja, para entrar no Reino dos céus devemos renunciar qualquer hábito de exibição.

“É necessário que ele cresça e que eu diminua.” (João 3.30)

Além disso, “ser como criança” quer dizer que precisamos ser generosas, dispostas a perdoar e sempre prontas a aprender. Pois é na infância que se dá a aprendizagem e nos é apresentado os valores e os costumes corretos. Por exemplo, quando uma criança é repreendida pelos seus pais ou por outra pessoa, ela fica brava, chora, mas logo depois volta a agir naturalmente, mantendo a mesma amizade que havia antes, não guardando nenhum ódio ou rancor. Outro exemplo, quando uma criança está brincando com outras, ela voluntariamente divide os seus brinquedos para que todas possam desfrutar e brincar naquele momento, sendo generosa dessa maneira.

Todos esses exemplos que citei foram para mostrar como é que devemos agir dentro do Reino. Precisamos estar dispostos a ajudar, compartilhar o que temos para o bem do nosso próximo (At 2.44,45), perdoar uns aos outros como Deus nos perdoou em Cristo (Ef 4.32), aprender em comunhão com os irmãos, abençoar os outros exercitando os dons espirituais, etc.

E digo mais, ser como criança é ser dependente de Deus assim como uma criança é dependente de seus pais. É saber e compreender que é frágil e precisa de Deus para poder viver.

É importante lembrar que a Bíblia ao mesmo tempo em que nos diz que devemos ser dependentes do Pai como uma criança, também nos exorta a não agir com meninice nas coisas espirituais (1 Co 13.11) e nem ser ingênuas deixando-se levar pelas falsas doutrinas (Ef 4.14; 1 Co 14.20). Mas isso não é nenhuma contradição, apenas um complemento do que foi abordado por Cristo aos seus discípulos.

“Queridos irmãos, não sejam infantis na compreensão dessas coisas. Sejam criancinhas inocentes quando se trata de maquinar o mal, porém sejam homens inteligentes na compreensão de assuntos dessa espécie.” (1 Coríntios 14.20)

♫ Por mais que eu cresça sou uma criança buscando no Maior confiança. Sou um aprendiz do agir de Deus em mim por toda minha vida... ♫



O que você achou desta postagem? Deixe o seu comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com / Meu Facebook / Meu Twitter

2 comentários:

  1. Gostei muito da mensagem! Descobri seu site hoje e estou gostando muito. Que Deus continue lhe abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Esse blog está sendo uma benção em minha vida! Que Deus abençoe

    ResponderExcluir

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!