Garotas fãs de Cristo: Dicas para Recuperar uma Amizade Perdida

Dicas para Recuperar uma Amizade Perdida


Enquanto estava lendo alguns versículos em Provérbios, me deparei com um que me chamou bastante atenção:

“É mais difícil ganhar de volta a amizade de uma pessoa ofendida do que conquistar uma fortaleza na guerra. As brigas são portas trancadas que fecham a vida dessa pessoa para você.” (Provérbios 18.19)

Em quaisquer relacionamentos haverá algum tipo de desentendimento, brigas e discussões; mas essas coisas não podem ser um fator para provocar o término de uma amizade. E se a amizade entre você e sua amiga está esfriando (ou já esfriou) por causa dessas discussões, saiba que vale a pena recuperar o tempo perdido e recuperar essa amizade que está se perdendo (ou que já se perdeu). Uma coisa é certa: Ganhar uma amizade de volta é bem mais complicado do que ganhar uma batalha.


Por esta razão, resolvi compartilhar algumas dicas para que você possa reatar uma amizade perdida:

Entenda o motivo da briga. Qual foi a causa principalmente que fizeram vocês romperem a amizade? É preciso compreender esses motivos para tentar restaurar o laço que vocês tinham juntas. Foi uma fofoca? Foi por causa de um garoto? Foi ciúmes porque ela estava com mais amizade com outra pessoa? Pense um pouco nisso.

Invista na reaproximação. Procure por sua amiga e peça uma oportunidade para falar com ela. Mas lembre-se de não ir com cinco pedras na mão, porque a conversa deve ser o começo de uma reconciliação, e não mais uma nova briga. O ideal é você procurar por ela pessoalmente, pois isso chama mais atenção dela. Ah, e não fique na ansiedade de ficar ligando para ela todos os dias e nem ficar enviando mensagens repetidas como ato de desespero, porque isso faz com que você pareça carente, e sua amiga continuará brava e não vai querer você por perto.

Não tenha vergonha de pedir desculpas. Independente de quem errou, peça desculpas, seja sincera quando estiver conversando com ela. Reconheça os motivos que levaram vocês romperem a amizade e diga que você quer consertar as coisas e o quanto aquela amizade significa para você, e que espera poder recuperá-la. Ouça também o que sua amiga tem a dizer.

Entenda que levará algum tempo para as coisas ficarem melhores. Talvez sua amiga naquele momento não queira fazer as pazes por ainda estar muito magoada com tudo o que aconteceu, mas isso não quer dizer que ela nunca irá querer fazer as pazes. Você precisa dar um tempo a ela, para que ela possa respirar e assimilar os acontecimentos. Mas caso ela aceite o seu pedido de desculpas naquele momento, não vá pensando que tudo ficará bem, pois as coisas podem demorar a se organizar novamente. Por isso, seja paciente. E para “quebrar o gelo” pergunte, de vez em quando, com anda a vida dela; escreva uma cartinha; poste uma foto nas redes sociais que relembre os bons momentos que passaram juntas, marcando-a e escrevendo um texto bem bonito; etc. Use sua criatividade! Demonstre não só com palavras, mas também com seus atos que quer que tudo fique bem entre vocês duas.

Recomece! Desenvolva a confiança na amizade de vocês a partir de agora. Aprenda com o que aconteceu, e não permita que a amizade entre vocês seja abalada novamente pelos mesmos motivos. Seja mais cuidadosa e sincera com sua amiga;

E se sua amiga não aceitar o pedido de desculpas e tratar-lhe mal e começar a lhe ofender? Se ela não se importa, então ela não é boa o suficiente para ser sua amiga. Porque não dá para conviver com alguém que não demonstra nenhum respeito por você. Valorize-se! Lembre-se que tem sempre outra pessoa precisando de um bom amigo.

“Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade.” (Provérbios 17.9)


Espero que eu tenha lhe ajudado com essas dicas. Deixe seu comentário para saber o que você achou desta postagem.
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com / Meu Facebook / Meu Twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!