Garotas fãs de Cristo: Dupla personalidade

Dupla personalidade


Com certeza você já deve ter se deparado com pessoas que são duas caras, não é mesmo? Uma hora agem de uma maneira e noutra hora agem de uma maneira bem diferente do que da primeira. Isso se chama dupla personalidade, e é do que vamos falar nesta postagem.

“O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1.8)


Quando eu estava lendo este versículo fiquei me perguntando o que seria o significado de coração dobre (ou ânimo dobre como está escrito em outras versões). Então procurei se havia alguma nota explicativa nas bíblias de estudo que tenho em casa, e encontrei em duas delas, que citarei abaixo:

“Essa expressão rara foi possivelmente criada por Tiago. Ela sugere um homem que tem duas almas; ele é instável, perseguindo objetivos que são conflitantes e mutuamente excludentes.”
— Bíblia de Estudo de Genebra

“Este termo era usado pelos judeus para um homem que tentava adorar a Deus, mas ainda amava a criatura; que desejava apegar-se a ambos os mundos. Ele não desistia do mundo e também não queria desistir do céu – estava dividido entre as coisas carnais e as espirituais.”
— Bíblia de Estudo Dake

Comparando outras versões em português das Sagradas Escrituras, vemos que os comentários acima estão corretos, pois falam de “homem de ânimo dobre” nas seguintes palavras: homem vacilante (que não tem firmeza), homem irresoluto (que não se resolveu), homem de mente dividida, homem de mente duvidosa (cheia de dúvidas).

Portanto, o coração dobre se refere à disposição para agir de duas ou mais maneiras. E o que tem de cristão agindo assim ultimamente não dá nem para contar nos dedos. Triste realidade que vivemos! E quando somos amigos de alguém assim, faz com que fiquemos tristes por ela estar seguindo num caminho que é completamente errado. Digo isso, pois fui muito próxima a uma pessoa que age dessa maneira, que tem essa dupla personalidade, quer estar na igreja, falar em línguas estranhas, pregar, cantar e tocar alguns instrumentos, mas também não quer largar os prazeres do mundo e fica se envolvendo com várias garotas ao mesmo tempo (chegando a trair a namorada), se envolve sexualmente com algumas garotas que sai, às vezes ingere bebidas alcoólicas e sai para algumas festinhas que rolam de tudo.

O incrível é que pessoas de coração dobre são capazes de te convencer que elas não são assim, que não fizeram tais coisas e ainda tentam colocar a culpa em outras pessoas fazendo-se de vítimas.

Em se tratando das coisas de Deus, pessoas de ânimo dobre tendem a agir de forma espiritual em algumas ocasiões (quando lhe convém) e de forma carnal em outras. Ficam literalmente em cima do muro. Mas a Bíblia nos alerta dizendo que não podemos ficar indecisos em nossa vida espiritual, que não há como servir a dois senhores (Mt 6.24); que Deus abomina (detesta) quem usa dois pesos e duas medidas (Pv 20.10); que tais pessoas são mentirosas e não praticam a verdade (1 Jo 1.6) constituindo-se assim inimigas de Deus (Tg 4.4); e, portanto são pessoas mornas que serão vomitadas por Ele (Ap 3.16), ou seja, serão lançadas para fora do céu, serão jogadas no inferno.

A inconstância de tais pessoas não se dá apenas na vida espiritual, mas como a Bíblia bem diz “em todos os seus caminhos” (Tg 1.8). Desse modo, podemos verificar que pessoas de ânimo dobre não conseguem firmar relacionamentos amorosos por muito tempo, não conseguem afirmar laços de amizades duradouras, não conseguem se firmar em uma única igreja (e assim ficam “pulando de igreja em igreja”), não conseguem ter uma estabilidade financeira, não conseguem ter um emprego fixo (passando por vários e vários empregos), geralmente possui escolaridade incompleta, e tendem a não concretizar seus planos, deixando as atividades no meio do caminho, ou seja, incompletas.

Além disso, tais pessoas são impulsivas em seus comportamentos; são ansiosas; se irritam com facilidade e frequentemente têm mudanças de humor, podendo gerar um episódio de paranóia indicando ciúmes excessivos, desconfiança e mania de perseguição, colocando-se sempre no lugar de vítima de quaisquer situações que aparentam ser uma ameaça para si mesma.

O que fazer então para não ser mais uma pessoa de coração dobre? Se você se identificou com alguns destes “sintomas” e não deseja mais viver nesta inconstância, atenda ao pedido de Tiago quando diz: “vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração” (Tg 4.8b). Veja o que as Escrituras dizem:

“E quando vocês se achegarem a Deus, Ele se achegará a vocês. Lavem as mãos, pecadores, e permitam que os seus corações se encham somente com Deus, a fim de torná-los puros e fiéis a Ele. Haja lágrimas pelas coisas erradas que vocês fizeram. Haja arrependimento e aflição sincera. Haja tristeza em vez de riso, e desgosto em vez de alegria. E então, quando vocês sentirem a sua indignidade diante do Senhor, Ele levantará, animará e ajudará vocês.” (Tiago 4.8-10)

Em outras palavras, purifique-se diante de Deus mostrando a Ele um coração quebrantado; consagre sua vida exclusivamente para o Senhor renunciando quaisquer desejos maus e todo tipo pecado e não duvide da mudança que Deus pode fazer em sua vida.

Aconselho também que procure um acompanhamento de algum líder da igreja que esteja frequentando ou um acompanhamento de alguém cristão de sua confiança para que lhe ajude a se fortalecer na fé e a caminhar segundo a vontade de Deus.

Se você conhece uma pessoa que tenha ânimo dobre, compartilhe o que você aprendeu nesta postagem com ela. Ajude-a para que não caia na armadilha do Inimigo.


O que achou desta postagem? Conhece alguém assim? Quer compartilhar experiências?
Deixe um comentário!
Meu e-mail: abileneleite96@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADECEMOS SUA VISITA! DEUS LHE ABENÇOE!